Thursday, 25 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

As responsabilidades da mídia

Além da corrida para descobrir as causas do apagão da terça-feira (10/11), a mídia está empenhada em, pelo menos, mais uma competição: qual o apagão mais grave, o de Lula ou o de FHC, em 2001?


Até agora não apareceu um modelo ou aparelho medidor de apagões e, mesmo que apareça, a questão é enganosa, acionada por uma radicalização política que a mídia não deveria encampar.


O que se torna necessário neste momento não é um ranking dos apagões – ou black-outs – mas uma mudança de mentalidade capaz de acrescentar aos grandes projetos sistemas de acompanhamento permanentes. Barragens, estradas, portos, aeroportos, escolas ou hospitais nunca deveriam ser considerados definitivamente prontos. São ações permanentes, contínuas.


A pressa em festejar o fim de uma obra pública leva os políticos a imaginar que a sua missão foi cumprida ao descerrar a respectiva placa comemorativa. Na verdade nosso mal é a febre das inaugurações, a ânsia de cortar fitas sem dar atenção às obras complementares integradoras.


Pauta contínua


Nossa rede de geração e distribuição de energia elétrica estará sempre defasada e obsoleta se não for permanentemente monitorada, reparada e implementada.


Catastróficas enchentes se sucedem em todo o país ao longo do ano provocadas pelas mais variadas causas – sobretudo pelo aquecimento global – mas ninguém vai verificar como está o desempenho das represas e canais recentemente inaugurados para resolver o problema.


O sistema de agências reguladoras foi criado justamente para manter alto o padrão de funcionamento dos serviços públicos, mas quem regula as agências reguladoras? Teoricamente o Legislativo, mas o nosso Legislativo está gazeteando há quase um ano. Restam os tribunais de contas, o Ministério Público e… a mídia.


Se a mídia converte tudo numa rinha de galos e esquece de concluir o que levantou no mês passado fica difícil evitar que os apagões virem moda.