|
Simone Bento
, São Paulo-SP - Secretária |
| Enviado em 17/5/2008 às 18:28:51 |
 |
| Alberto Dines, sem palavras, você escreve tão bem, que não há necessidade de comentários, você apenas transcreve para o papel a realidade, aceite quem quiser, temos o livre arbitrio. |
 |
|
Arnildo Munchow
, São Leopoldo-RS - estudante |
| Enviado em 13/5/2008 às 08:40:54 |
 |
| Sr. Marco Antonio Leite, belas palavras, só deverias dar os créditos de sua citação sobre o analfabeto político. Um abraço. |
 |
|
luzia erthal erthal mello
, niteroi-RJ - cientista política |
| Enviado em 3/5/2008 às 09:36:14 |
 |
| Sr Nelson,
Acho justas as suas indagações, principalmente, por se tratar de opiniões questionadoras e não colocadas, ainda, ou pouco, pela mídia. Gostei, mais ainda, do questionamento: “Marcelo, o padre, Xuxa & filha, a apresentadora, etc etc”, que sempre são , ícones, perfeitos e prestativos, e com o “bolso” cheio de “grana”. Hum, não é inveja? Bem, que gostaria, de como professora e pesquisadora, ter “algum”. Mas, voltando, ao assunto, que nos interessa, quando o Sr. questiona a “liturgia”, o “Estado de Direito”, que existe de fato, e para todos(?), gostaria de dizer, que em nosso país, existe um “Direito” da Elite, assim c/o uma liturgia da “elite” da Igreja, os padres etc, e uma outra realidade, de quem vive o dia-a-dia difícil, quem paga as contas e é honesto, o que acredito ser a maioria do nosso povo; e também, a realidade dos fieis, que no caso atual, inclui-se a mãe de Isabelle, que só estar vivendo sua dor, que ninguém gostaria de estar em seu lugar, mas, nós como bons solidários que somos, principalmente, o POVÃO, não-elitista, de sua forma, diz: “Estou sentindo sua dor, porque, também, sou mãe, pai, filho..., e não concordo, com essa BRUTALIDADE”.
|
 |
|
Marco Antônio Leite
, SCS-SP - TST |
| Enviado em 29/4/2008 às 20:14:17 |
 |
| Senhor Nelson para presidente da República saber ler e escrever não ganha jogo. Lulla e FHC são capins do mesmo pasto! OU não? Igualmente, alguns milionários como SS, dona das casas B... Entre outros nunca estudaram, porém pelas suas espertezas você deve saber o quanto de patrimônio e dinheiro eles tem. Ou não? Não se iluda com essa história de cultura, nem sempre aquele que é culto sabe o que se passa politicamente, o pior disso é o analfabeto político, aquele que Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos.
Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão,
do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio
dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia
a política.
Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nasce a prostituta,
o menor abandonado,
e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista,
pilantra, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo.
|
 |
|
Carlos nascimento
, rj-RJ - estudante |
| Enviado em 29/4/2008 às 18:58:32 |
 |
| Sr. Sydnei Nelson, antes de chamar os outros de analfabeto, e dizer que tem gente que sequer sabe escrever direito, aprenda a acentuar as palavras. O sr. com certeza está incluso entre aqueles que o sr chama de analfabeto. |
 |
|
Sidney Nelson
, BH-MG - Engenheiro |
| Enviado em 29/4/2008 às 18:02:28 |
 |
| O que me da medo é ver essa quantidade de brasileiros que não sabem sequer escrever direito. Não sabem português básico, regras gramaticais, concordancias etc.
Se temos um presidente analfabeto de pai e mãe, e que não vê necessidade de valorizar o ensino médio e fundamental, aonde vai parar esta nação?
Que lixo... |
 |
|
Marco Antônio Leite
, SCS-SP - TST |
| Enviado em 29/4/2008 às 09:26:42 |
 |
| Caro Mestre Luis retribuo um bom dia de trabalho. A violência contra as crianças não é somente física, como também psicológica e aquela que provoca a desnutrição ou leva a morte, ou seja, inanição. Ademais, nesse pacote ás “autoridades” de plantão têm muita culpa em tudo que vem ocorrendo no quesito violência generalizado. Essa gente esta muito mais preocupada com desvio de verbas públicas, privilegiarem familiares com empregos públicos e beneficiar grupos aliados deste ou daquele governo. Abraços Socialistas livres da violência em todos os níveis, gêneros e graus! |
 |
|
Antonio Garcia
, Campinas-SP - Técnico Saneamento |
| Enviado em 29/4/2008 às 09:15:03 |
 |
| Senhores,
Sei e concordo com vossa colocação sobre julgar indevidamente os supostos criminosos, mas acho que esqueceu ou como todos esquecem de um grande detalhe; todos ( a grande maioria da população) veêm Governadores, etc...., misturando dinheiro público com dinheiro privado, de tanto roubarem acham que é até normal. Portanto não recrimino a população nem a imprensa, porque estamos ou estaremos diante de mais um crime sem condenações justas. Todos estão cansados das não impunidades em todos os setores da sociedade brasileira. Como aquele caso da atriz esfaqueada onde o réu foi preso por apenas 5 ou 6 anos, ou este mais rescente onde o Juiz esquartejou a namorada, por ser réi primário irá ficar em liberdade até julgamento e com certeza irá ficar pouco dias na prisão.
Temos um Judiciário fraco, arcaico, acho que ao invéz de salientar os direitos que ninguém tem no Brasil, deveriamos tentar mudar estas leis. onde todos os Advogados encontram brechas para mudarem as situações em pró de seus clientes ( que pagam muito bem é claro).
Por isso acho inadequado suas colocações, acho que a situação é um pouca mais ampla.
Sem mais,
Antonio |
 |
|
Luis André
, Sc-SC - mestre |
| Enviado em 29/4/2008 às 08:58:30 |
 |
| Valeu, Marco A.Leite.Tudo é válido para que cidadãos participativos como todos nós aqui desse espaço, lutemos contra os "matadores" de nossas crianças, sejam elas pobres ou ricas, porque criança é,e será sempre criança.Criança não sabe se defender.Nenhuma também tem culpa de ter nascido pobre ou rica.A verdade é que não podemos deixá-las sofrer violência, seja física, moral,psicológica, educacional e material.Todas merecem o melhor. Ou então, é preferível não jogá-las no mundo. Então, a pressão, como você sugere, é mais do que importante. E, dependendo da fé de cada cidadão livre, rezar também deve fazer parte da luta contra a violência.O que interessa é criarmos forças e uma energia solidária contra a violência, usando nossa maior arma que é a inteligência. Excelente dia de trabalho prá você e todos os demais internautas que, de certa forma, estão aqui, preocupados com um país mais digno. |
 |
|
Marco Antônio Leite
, SCS-SP - TST |
| Enviado em 29/4/2008 às 08:26:07 |
 |
| Caro Luis o que muda súplica religiosa pela menina morta estupidamente por gente que há cercava! O ideal é a sociedade fazer pressão para que os matadores sejam presos e condenados a muitos anos de masmorra, dessas de alto “luxo”, que estão lotadas de pobres, os quais não tiveram exposição na mídia, como também seus pais, muitos não tem ou nem sabe o que é isso, não são advogados e com dinheiro. |
 |
|
Luis André
, Floripa-SC - professor |
| Enviado em 29/4/2008 às 00:25:32 |
 |
| Dia 29 de março de 2008, aconteceu o assassinato da Isabella.Caros internautas,ao lerem meu comentário, usem uns minutos do seu tempo e rezem por Isabella e por todas as nossas crianças para que as agressões contra elas acabem no nosso país.Que a Justiça dos homens não tenha nenhuma piedade dos assassinos,agressores,estupradores e pedófilos que causam tanto mal contra nossas crianças. |
 |
|
Roberto Audrian
, Porto Alegre-RS - Autônomo |
| Enviado em 29/4/2008 às 00:03:39 |
 |
| Rogério Alencar, tudo bem? Prezado companheiro de troca de comentários, informo que o assunto Yeda Crusius não é pertinente ao tema da matéria aqui apresentada. Aqui estamos trocando comentários sobre o crime que causou a morte de Isabella, sobre a missa do Pd. Marcelo e, ainda sobrando tempo ou interesse dos demais,se comenta algo sobre a ministra Dilma Rousseff .Acima, não li nada relacionado a Governadora Yeda Crusius.Não misturemos os assuntos,amigo.Saudações gaúchas, tchê!. |
 |
|
Rogério Ferraz Alencar
, Fortaleza-CE - ATRFB |
| Enviado em 28/4/2008 às 20:43:09 |
 |
| Rita Cerva, deixemos a mãe de Isabella em paz, mas não a vejo sofrendo essa pressão a que você se referiu. Quem eu vejo assim pressionada é a madrasta, a quem não dão a menor chance de defesa. Paz. Deixemos esse caso de lado, pois, até o julgamento, ele renderá muito, ainda. Falemos de política. Parece que Yeda Crusius vai ter que explicar 400 mil reais de sobra de campanha, não? O PIG, como sempre, passou voando pelo assunto, pois trata-se de uma tucana. |
 |
|
Marco Antônio Leite
, SCS-SP - TST |
| Enviado em 28/4/2008 às 17:02:56 |
 |
| A atual mulher pressiona o marido da ex-mulher psicologicamente, a fim de que a criança e se sinta culpada por também gostar de ficar com a mãe biológica. Porém, no caso da Jatobá a menina não morava com o casal, pois ela tinha mãe e casa para morar.
As frases mais comuns dessas mães são:
“Você não me ama mais, por isso prefere ficar com o seu pai”
“Eu te esperei nove meses, te conheço melhor do que o seu pai”
“Lugar de filho é ao lado da mãe”
“Você já não liga mais para mim mesmo, vai lá ficar com o seu pai”
“Tudo isso que você está fazendo para a mamãe vai voltar um dia para você”
“Como você se sentiria se a mamãe fosse embora de vez?”
“Qualquer hora mando você morar com o seu pai e vou morar em outro país”
“É tão ruim assim ficar com a mamãe?”
“Eu nunca fui mesmo uma boa mãe, não presto mesmo”
“Pode ficar com o seu pai mais um dia, eu fico aqui sofrendo, tudo bem."
|
 |
|
Marco Antônio Leite
, SCS-SP - TST |
| Enviado em 28/4/2008 às 16:43:21 |
 |
| Caro Audrian parabéns pela sua compreensão e democracia em aceitar civilizadamente a opinião contrária. Se todos pensassem dessa forma o ser humano, com certeza, não cometeria tal atrocidade contra uma menina frágil e indefesa. Mais uma vez parabéns... Abraços livres de pensamentos retrógados! |
 |
|
Roberto Audrian
, Porto Alegre-RS - Autônomo |
| Enviado em 28/4/2008 às 15:44:51 |
 |
| É isso mesmo Marco Antônio. Eu "perco" meu tempo daqui e você "perde" o seu daí. De "contradição" em "contradição", nós internautas,vamos trocando opiniões nos nossos comentários.Mas sem brigas, por favor.Certo? Cada um com sua opinião, mesmo que um nem concorde com o comentário dos outros. Vivemos numa democracia!Pois é, que bom também pertencermos a um grupo privilegiado de pessoas que podem se comunicar através de um espaço importante como este. Conforme você já deve saber, este espaço, logo acima,explica que sua função é a de trocarmos conhecimentos que estimulam a diversidade de idéias e pontos de vista. Um espaço que proíbe xingamentos e ofensas, etc.Enfim, ter idéias próprias, e até discordar da opinião dos demais internautas, se for o caso. Mas sempre com respeito, porque o espaço existe para todos nós. Para os cultos como o senhor e para os ignorantes como eu.Basta apenas saber ler,escrever e ter boas intenções ao oferecer comentários.E, mesmo que não concordemos com a opinião dos demais participantes, devemos nos esforçar para, pelo menos, tentar entendê-los.Tudo é válido.Todos merecem nossa consideração.Valeu,Marcão!Aproveito aqui, para já dizer que também admiro a mãe de Isabella.Quanto a missa do Padre Marcelo,se foi considerada como um show ou não,o que importa para mim, é se falar de fé.Seja padre, espírita,evangélico. O importante é a fé de cada um. |
 |
|
Marco Antônio Leite
, SCS-SP - TST |
| Enviado em 28/4/2008 às 14:19:08 |
 |
| Sr. Adrian quanta contradição, eu perco tempo daqui e você perde tempo dai! Para você ela é madrasta porque aquilo que a imprensa diz é transmitido na caixa de ressonância do povão. Quem falou que essa mulher é madrasta foi à imprensa e não esta pessoa aqui do outro lado do país. Para você o que ela falou naquela entrevista maquiada pela poderosa tratou-se de verdade, porém para milhões de brasileiros foi apenas considerado como sofisma. Vamos colocar as coisas nos seus devidos lugares não se trata de insignificância, mas de sabermos o que estamos escrevendo. Ademais, a mulher falou que a menina há chamou de mãe e que queria morar com ela, como é que saberemos trata-se de verdade, sendo que defunto não fala. Ou fala? Segundo palavras vindas do sentimentalismo cristão, quem AMA não mata! Você deve ter ouvido falar que a seleção brasileira é pentacampeã de futebol, para clarear sua perspicaz observação o Brasil não é penda, porque penta é uma seqüência de cinco vezes consecutivas, mas como o povo é caixa de ressonância da imprensa ele acredita ser verdade. Sabe quem matou a menina foi um homem misterioso, sem cara, cor, cabelo, pernas e alma? Portanto, não perca seu tempo com aquilo que esta certo! |
 |
|
Roberto Audrian
, Porto Alegre-RS - autônomo |
| Enviado em 28/4/2008 às 13:21:36 |
 |
| Oi,Marco Antônio Leite SP,quer dizer que só prá você é que Ana Carolina Jatobá não era a madrasta Isabella.Para o resto do país era o que?Fica perdendo o seu tempo para se preocupar com o significado pormenorizado da palavra madrasta.Estamos aqui, comentando um crime perverso como o que aconteceu com Isabella. E você se prende em detalhes insignificantes.Mas, se então ela não é madrasta, realmente aconteceu mais uma mentira dela quando falou no Fantástico que a Isabella até chegou a chamá-la de mamãe, dizendo também ao pai Alexandre que queria morar com eles.No mínimo,no mínimo, ela era madrasta sim, da Isabella.Mas se prá você não era madrasta, se o contato da Isabella com a Jatobá era apenas cirrcustancial, me pareceu que você, na sua opinião final, deu a ela(Ana Carolina Jatobá) o direito de não amar a menina e de matá-la. |
 |
|
valdenice dantas
, p.prudente-SP - as.social |
| Enviado em 28/4/2008 às 11:27:34 |
 |
| aquí, na minha cidade, a polícia desvendou um homicídio contra um garoto em tres dias,detalhe, o assassino não tinha pai advogado, nem irmã [ ] , nem advogados oportunistas ,materialistas e dispostos ao lucro pelo lucro. só por esse detalhe o criminoso já confessou, já está preso e a sociedade de prudente satisfeita. certamente haverá reconstituição do crime,mas,como o garoto era pobre, o assassino ídem,nã~haverá repercussão.nossa polícia é melhor, parabéns aos valorosos po peritos de prudente. |
 |
|
Marco Antônio Leite
, SCS-SP - TST |
| Enviado em 28/4/2008 às 10:06:36 |
 |
| Cara Rita vale informá-la que a Jatobá não era madrasta da menina assassinada, apenas ela é mulher do "pai" da garota morta. Madrasta casada, em relação aos filhos que o marido teve de matrimônio anterior. Ou mãe ou mulher descaroável, ou seja, pouco carinhosa; ingrata, má: essa é a definição de madrasta. Ademais, o contato da Jatobá com a Isabella era apenas circunstancial isso a cada quinze dias. |
 |
|
nieta lopes
, vi´toria da conquista-BA - Dona de casa |
| Enviado em 28/4/2008 às 09:09:00 |
 |
| Por mais que se diga "Não julgueis para não seres julgado." É difícil através de tantos indícios são não acreditar que Alexandre e Ana Jatobá não estão envolvidos na morta de Isabella. A situação está taõ complicada que o avó e a tia da menina que sempre apareciam na Mídia evitam dar entrevista.Será que eles o estão escondendo alguma coisa? Leva o tempo que levar a verdade sempre aparece!!!! |
 |
|
Luis André R.
, Floripa-SC - professor |
| Enviado em 28/4/2008 às 07:14:34 |
 |
| Meus sinceros parabéns aos posicionamentos da senhora advogada Rita Cerva. Concordo com tudo.E eu entendi perfeitamente,desde o começo, o verdadeiro conteúdo do que a senhora comentou!É isso mesmo. |
 |
|
Mônica Luciana
, Porto Alegre-RS - estudante |
| Enviado em 28/4/2008 às 07:01:56 |
 |
| Precisamos confiar e respeitar o trabalho dos Peritos e da Polícia.Até parece que a família Nardoni e Jatobá é que está certa para alguns internautas aqui que só os defendem e acusam a mãe de Isabella.Para uns o que AlexandreNardoni e a madrasta Jatobá dizem,parece que é lei é regra, é a verdade.
Mas se eles pertencessem a uma classe social baixa,se fossem pobres,ignorantes,favelados ou operários,já tinham aqui,por alguns, sido considerados os únicos suspeitos da morte de Isabella.Porém,como são classe média alta,possuem "grana" e andam com carros blindados,alguns internautas aqui,os defendem com comentários infantis, tentando apontar a responsabilidade do assassinato da menina para pessoas inocentes que nem sequer estavam presentes no cenário do crime.Ninguém deveria perder tempo apontando o dedo para a mãe de Isabella acusando-a como sendo suspeita do crime.Isso é querer fugir da realidade.É ser romântico com a Lei.Sejamos mais lúcidos!Devemos dar mais credibilidade aos inúmeros profissionais envolvidos que estão tentando desvendar a morte de Isabella.Se quisermos um país evoluído nas Leis e menos injusto, temos que aproveitar também essa oportunidade e acreditarmos no que os Peritos os Delegados,os Policiais,o Pomotor de Justiça(que representa a sociedade) e as testemunhas estão enfrentando para chegarem na verdade.Será que os Nardoni e Jatobá estão certos e o rest |
 |
|
Rita Cerva
, Porto Alegre-RS - Advogada |
| Enviado em 28/4/2008 às 06:00:05 |
 |
| Rogério F. Alencar,releia o comentário seguinte:Quanto a mãe de Isabella,Ana Carolina Oliveira,creio que todos nós,a mídia e etc, deveríamos deixá-la em paz.Até certo ponto,sinto pena dela pela pressão que vem sofrendo desde a morte da filha.Se ela chorar,será criticada.Se não chora feito uma louca histérica todos a julgam.Quando falou com a imprensa,foi analisada de todas as maneiras possíveis.Se não fala mais, está sendo chamada de indiferente. Se se tranca em casa, é considerada alienada ao que está acontecendo. Se sai de casa, vai ao cemitério,vai na missa do padre Marcelo e se recomeça a trabalhar é também criticada, analisada e perseguida.Será que ninguém ainda parou para pensar o que esta mãe pode estar passando em segredo,como está sua cabeça?Ela é muito jovem, perdeu a filha de 5 anos num brutal crime,o próprio pai da menina é o suspeito.Pai que,certamente, no passado, ela amou a ponto de terem gerado a Isabella e que, depois a trocou pela Ana Carolina jatobá,hoje a madrasta de Isabella suspeita de também ter matado sua filha.Claro que essa mãe está confusa e sofrendo.A"ficha"ainda nem caiu.Respeitem-a.
Enfim,espero ter sido clara agora.Quanto à madrasta,no fundo,eu torço para que surja um terceiro suspeito do assassinato de Isabella.Mas,por enquanto,a perícia,a polícia,o MP e as evidências apontam apenas dois suspeitos.Não sou eu quem afirma isso!Entenda-me,ok? PAZ!! |
 |
|
Marcos Pereira
, são paulo-SP - ambulante |
| Enviado em 28/4/2008 às 00:31:52 |
 |
| Oque mais me deixa indignado nessa história toda, é a constante recordação do direio a defesa de que ninguem ainda foi formalmene acusado de nada e por aí vai.
Meus caros senhores uma menina foi brutalmente assassinada e muito provalvelmente pelo casal que a tinha por muito apreço.
Deveríamos abrir o debata para a fraca ação judicial que se dará depois, uma vez que eles aguardariam em liberdade o julgamento.
Réus primários, lembrem-se que neste País pode se matar pelo menos uma vez e por ter bom antecedentes um sexto da pena já estaria tudo certo. Gente oque não faltará para esse casal, tão maltratado pela imprensa e opinião pública é defesa. Para isso a familia dispõe de advogados aos montes para cuidar da integridade de seus clientes e conseguir até um futuro indulto e voltarem a ser cidadãos normais. Os alarmistas e preocupados, podem ficar sossegados, o casal está muito bem representado, por outro lado temos uma vítima inocente enterrada no cemitério sem futuro sem história. Pelo menos a indignação a revolta e a repulsa por uma ato tão covarde vinda de onde menos se esperararia tamanha violencia, da classe media alta com elevada formação escolar e muito bem criados aprontam tamanha tragédia e ainda podem virar vitimas por serem julgados e condenados antes mesmo de provas serem apresntadas e sequer um distante julgamento estar marcado ainda para esta decada. Justiça! |
 |
|
Rogério Ferraz Alencar
, Fortaleza-CE - ATRFB |
| Enviado em 27/4/2008 às 22:35:42 |
 |
| Rita Cerva, Anna Jatobá, a madrasta, também nada deve a Deus, à sociedade ou a quem quer que seja, até prova em contrário. Reitero minha opinião de que seu primeiro comentário descreve mais a situação da madrasta do que a da mãe. |
 |
|
Sérgio Amaral Campos Campos
, Piracicaba-SP - Professor |
| Enviado em 27/4/2008 às 13:42:47 |
 |
| De tudo que já foi falado no caso da morte hedionda da menina Isabella. não ficou bem claro para nós que a menina poderia ter sido arremessada do seu próprio quarto , uma vez que a janela não tem tela e seria mais fácil o pai tê-la jogaddo do quarto dela mesma. e depois ele simulou outro quarto para que os peritos fizessem análise somente do quarto, é claro que lá embaixo, no chão ele mudou o corpo dela de lugar , como se ela tivesse caído daquele quarto onde a tela foi cortada. Avô é muito astuto porque se dependesse só do pai de isabella ele já estava preso. isto só não aconteceu porque o pai dele deu uma aula de orientação para o filho e para a nora. Com certeza o "avô" é um monstro´também, ele deve ser investigado também!! |
 |
|
josé francisco rodrigues
, rio de janeiro-RJ - técnico tv |
| Enviado em 27/4/2008 às 13:42:04 |
 |
| Eu fico me perguntando: qual a grande diferença deste crime, com aquele lá de goiania, onde a empresária mantinha uma criança sob sua guarda e cometia todos os tipos de crueldades contra aquela menina? As diferenças: no caso da isabela, trata-se de uma criança de classe média alta,por isto, esta comoção nacional e todos querendo trucidar os supostos culpados, que a imprensa, de uma forma geral já decretou: foram eles. Já no caso de goiania, trata-se de uma criança pobre brutalmente torturada e a sorte que teve, foi sobreviver a todas aquelas torturas impostas pela empresária com a conivencia de seus familiares. Engraçado nesta história, é que lá em goiania, ninguém faz plantão na porta prédio onde a empreária mora ou na porta da delegacia onde ela está presa, querendo trucida-la ou clamando por justiça!!! É ou não é um caso de mídia? E o povão vai na onda. |
 |
|
Marco Antônio Leite
, SCS-SP - TST |
| Enviado em 27/4/2008 às 11:56:03 |
 |
| Senhora Claudia se é que existe esse tal "DEUS", com certeza ele não faz nenhuma Justiça para julgar este ou aquele cidadão. Quem faz a Justiça nesse caso é a Justiça estabelecida pela Constituição Brasileira, como também o remorso que esse casal esta tendo nesses dias que se passaram após o assassinato da própria filha, isso no caso do "pai", quanto à mulher do "pai" ela apresenta um grau de desvio mental bem acentuado. Abraços Socialistas livres desses monstros que em breve estarão curtindo longas férias numa dessas masmorras existentes por aí! Ou não? |
 |
|
Shirley Hoffmann
, Vila Valério-ES - Secretária |
| Enviado em 27/4/2008 às 11:49:01 |
 |
| Sinceramente? Acho isso tudo uma grande hipocrisia! Pois todos os dias em nosso país, crianças são assassinadas de formas cruéis e violentas sem darem a mesma cobertura na imprensa, sem missas com menções especiais aos familiares, sem os ditos "ídolos" darem palavras de conforto às mães... Será que o sofrimento de uma mãe bancária e maior do que o de uma mãe que trabalha na feira, na cantina escolar, num cargo de gari, dona de casa, doméstica ou de uma agricultora que conheço, que há um mês e meio perdeu sua filha brutalmente violentada e assassinada com requintes de crueldade, tendo seu corpo encontrado 3 dias depois de seu desaparecimento, em uma represa perto de sua casa e cujo os principais suspeitos continuam soltos rindo na cara do povo revolto? E sabe qual a repercussão que este caso teve? Praticamente zero! Agora se um casal de classe média alta mata uma criança que é filha de uma bancária, parece que nada mais está acontecendo no país!!! Estou indignada! Não que o caso Isabella não seja realmente desprezível, mas sinceremante, CHEGA DE TANTA HIPOCRISIA MEIOS DE COMUNICAÇÃO! IGREJA CATÓLICA! "POPSTAR S BRASILEIROS! BASTA!!!!!!!!!!!!!!!!!! |
 |
|
Vanessa Silva
, Salvador-BA - jornalista |
| Enviado em 27/4/2008 às 11:40:32 |
 |
| Não concordo com a multiplicação da imagem da menina que foi morta a quase um mês. Numa tentativa absurda, a imprensa vende a imagem e se esquece que milhares de outras crianças são mortas de maneira muito mais cruéis em todo o país diariamente. Os veículos vende sensacionalismo e não buscam a solução do problema. Noticiar é diferente de sentenciar. Querem tornar o Jornal Nacional como sala de julgamento. Tudo vira especulação. Para os simplórios, isso pode parecer ( e na verdade é), condenação. Não há respeito com a criança, não há respeito com a mãe, não há respeito pelo público. É vergonhoso. Somente neste domingo a Globo irá colocar no ar o número de casos que envolve crianças na mesma condição que Isabella. Nota zero para quem está na mira da especulação. Triste saber que profissionais não têm voz dentro das redações e que o que vale é a palavra proferida por apenas alguns, uma cúpula inúltil. Será que somos mesmo o senhor Simpson, como disse William Bonner? Será que os jornalistas de plantão se transformaram em senhor Simpson também? A lei do mínimo esforço mental acaba confundido nossas mentes brilhantes. Mais qualidade no trabalho é fundamental para o exercício da cidadania, colegas! |
 |
|
Monica Figueiredo Rizoli
, São Paulo-SP - auxiliar de Enfermagem |
| Enviado em 27/4/2008 às 07:54:58 |
 |
| A culpa do Sr. Alexandre Nardoni na minha opinião não é de ter assassinado sua própria filha, pois isso ainda não ficou provado, a sua culpa e máxima culpa é de simplesmente, estando ela em sua total responsabilidade, ele não ter cuidado da mesma quando deveria, agora quanto o sensacionalismo, é muito triste ver uma mãe que pouco chora, que faz escova no cabelo para depor na policia no dia seguinte a morte de sua filha, na minha opinião existe por parte de toda essa familia, muito pouco amor pela criança barbaramente assassinada, e quanto ao mega show do pe Marcelo, ele é um aparecido mesmo e é ótimo ter audiência tá na cara que tudo foi muito bem planejado, mas serviu para acabar com aquela aparição ridicula do Sr Alexandre e D. Anna Carolina Jatobá. |
 |
|
Roberto A.M
, Porto Alegre-RS - autônomo |
| Enviado em 27/4/2008 às 07:51:49 |
 |
| É quase incompreensível o quanto algumas pessoas tentam impor na mãe de Isabella a culpa e responsabilidade por sua morte só porque ela não aparece enlouquecida na mídia chorando com histeria. Cada pessoa tem seu modo específico de sofrer. Bem faz ela em ser discreta ao mostrar seus sentimentos. Mostra assim, o quanto é equilibrada se a compararmos com a madrasta de Isabella. Creio que deveríamos ser mais humanos e respeitar essa mãe, não tentando trasferir para ela a responsabilidade de um crime que somente o pai Alexandre e a madrasta da garota estava presentes.Pensemos mais no óbvio,na verdade dos fatos e analisemos sem emoção a falsa entrevista dada pelo pai e madrasta no fantástico.Só não vê quem não quer, quem realmente matou Isabella. Quato à Polícia, peritos e aos jornalistas, penso que estão sendo corretos com seu trabalho.É bem possível que ,assim, outros pais e madrastas pensem e reflitam melhor antes de tentarem cometer algum tipo de violência contra uma criança sem defesa alguma. Só com a ajuda dos jornalistas, da polícia, dos perítos e do Ministério Público, que este crime não será considerado o "crime perfeito". A Justiça se fará,com certeza. |
 |
|
claudia braga
, rj-RJ - pedagoga |
| Enviado em 26/4/2008 às 20:39:22 |
 |
| foi ótimo assistir a entrevista do casal para profissionais de humanas pois eles deram uma aula de comportamento humana ordinário, sabemos que não devemos julgar, sabemos tbm que eles são somente suspeitos, porém estamos tão acostumados, a ver tudo terminar em "pizza" no Brasil, desdo seu descobrimento, que tentamos condenar para ver se pelo menos casos assim são solucionados. Em relação ao comparecimento da mãe da menina na mídia de forma tão comum é algo que tbm assusta, pois infelizmente temos visto na mídia um número muito grande de mães que perderam seus filho de forma tão ou menos trágica e a reação é tão diferente que sinceramente é a primeira vez que presencio uma reação tão comum, isso sim para mim foi algo novo, pois sinceramente no meu pouco conhecimento psicológico, pois tbm estudei psicologia, o comportamento do pai é de um psicopata e da madrasta de uma descontrolado movida pelo ciume mas o da mãe, sinceramente ir a um showmício, antes de completar pelo menos um mês da morte da filha é realmente algo novo, me torno repetitiva. é pessoal vamos torcer para que realmente a justiça dos homens seja feita corretamente, pois tenho certeza que a de DEUS não falha. |
 |
|
Marco Antônio Leite
, SCS-SP - TST |
| Enviado em 26/4/2008 às 18:43:10 |
 |
| Senhora Tereza o CANSEIA faleceu de mal-súbito nos seus primeiros dias de vida, pois seus membros não conseguiram IBOPE junto à ralé aqui de baixo que serve somente de recheio do lanche do pão, que uma parte representa o lado do rico a outra de classe média. Como bem disse a senhora, CANSEIO com óculos escuros grandes, bolsas e botas de couro de jacaré, essa turma gosta de chorar lagrimas de crocodilo nos eventos fúnebres que envolvem a pequena burguesia, isso gera exposição na mídia e muitos saem do ostracismo em que estão enfiados pelo sistema que eles bajulam. Abraços Socialistas livres dessa gente que apenas defende seus interesses particulares. |
 |
|
tereza salvaticode paula paula
, aguas de prata-SP - aposentada |
| Enviado em 26/4/2008 às 10:09:21 |
 |
| diante de tanto sensacionalismo da impesnsa e de outros meios de comunicação não sei como o movimento [CANSEI]ainda não deu as caras ,porque enfim,esse anjo chamado [ISABELLA] é filha de classe média e isso é o que o [CANSEI]mais gosta de explorar,ou então como foi um crime que não tem nada que envolva o governo lula como era o caso do acidente da [TAM] ,então as madames de oculos grandes e bolsas e botas importadas não fizeram nenhuma passeata.que tudo se resolva logo para a [ISABELLA DESCANSAR EM PAZ] |
 |
|
marcos omag
, sao paulo-SP - auxiliar administrativo |
| Enviado em 26/4/2008 às 02:26:41 |
 |
| A "gana de linchar" de parte da população em relação aos suspeitos no "caso Isabella" é de grande responsabilidade de imprensa. Quando alguém é denunciado por motivos políticos, principalmente se este alguém for petista, a imprensa vai argüir o acusador se este tem provas de suas acusações?Não. A imprensa vai cobrar "explicações" do acusado, invertendo o ônus da prova e instaurando um "clima" propício a delações. Tal comportamento social é próprio dos regimes políticos autoritários. |
 |
|
Rita Cerva
, Porto Alegre-RS - Advogada |
| Enviado em 25/4/2008 às 22:07:09 |
 |
| Senhor Rogério F. Alencar de Fortaleza, eu agradeço pelo fato de o senhor ter apresentado uma atenciosa opinião relacionada ao meu comentário. Significa que, de alguma forma o meu posicionamento particular chamou sua atenção, apesar de o senhor não concordar com o que escrevi sobre a mãe de Isabella.Respeito sua opinião, é claro. O seu raciocínio até que teria lógica se a menina não estevisse sob a responsabilidade do pai e da madrasta.Como a mãe de Isabella entregou-a viva sob os cuidados do casal,não vejo motivo para achar a madrasta uma vítima da situação. A mãe sim, nada deve à Deus, à sociedade ou a quem quer que seja.Portanto, quando a vejo na televisão, percebo um olhar limpo,calmo e de alguém com a consciência limpa.Afinal, quem estava com sua filha inocente nos braços, no dia do assassinato não era ela e, sim, o pai e a madrasta.Portanto, as lágrimas que ela segura ou quase não derrama em público, são desnecessárias. Pior são lágrimas de crocodilo que são muito comuns de os assassinos derramarem sempre que juram inocência. Um assassino frio é tão cruel que é até capaz de acreditar na sua mentira e dizer para si mesmo que ele não matou, mesmo tendo matado alguém.É assim que acontece. Em outras circunstâncias, também existem aqueles que choram muito a morte de alguém.Mas as lágrimas podem ser de culpa ou remorso sentido na consciência pelo assassinato praticado. |
 |
|
Simone Rocha
, Porto Alegre-RS - Advogada |
| Enviado em 25/4/2008 às 20:24:34 |
 |
| Não concordo que a mídia esteja fazendo "espetacularização da dor". Uma linda menina foi brutalmente assassinada e se não fosse a imprensa estar noticiando o caso, este inquérito demoraria no mínimo seis meses para ser concluído. Acho que os jornalistas estão sendo extremamente éticos e responsáveis em noticiar este caso. |
 |
|
Marco Antônio Leite
, SCS-SP - TST |
| Enviado em 25/4/2008 às 19:12:47 |
 |
| Caro Marcelo, é verdade que tudo que fazemos temos que pagar com trabalho ou dinheiro. Mas no caso em questão os empregados das religiões não produzem absolutamente nada de nada. Eles vendem palavras vazias, exploram a fé alheia e manipulam as mentes dos fies no intuito de mante-los na calmaria e no conformismo. Esse truque visa evitar que o povo se volte contra a exploração burguesa, como também não permitir que o povo tome o que lhe pertence. O homem necessita de emprego, salário digno, casa, comida, saúde, educação e cultura entre outros bens básicos. Ou não? A igreja católica pode muito bem saciar a fome de milhões de irmãos vendendo suas terras, prédios, redes de TVs, rádios e agregados, só assim estarão fazendo um ato que virá contribuir de fato com o conjunto da população. Usar o nome de terceiros sem pedir autorização em cartório, é crime? Ademais, com relação à mãe da menina assassinada sua postura em não chorar é melhor do que chorar lagrimas de crocodilo. |
 |
|
aline santos santos
, salvador-BA - engenheira |
| Enviado em 25/4/2008 às 18:03:11 |
 |
| infelizmente,não podemos mais salvar isabela nardoni, mas podemos ainda salvar milhões de crianças assassindas nas filas de hospital sem atendimento adequado.fariamos isto lutando por uma sociedade mais justa e pensando bem antes de escrever tantas bobagens |
 |
|
Marcelo Ramos
, São Paulo-SP - Publicitario |
| Enviado em 25/4/2008 às 16:55:35 |
 |
| Prezado Marco Antonio, como dizia Paulo (o apóstolo) "quando eu era criança, pensava como criança e agia como criança. Agora que sou adulto, penso como adulto e ajo como adulto". Não existe nada que nos seja imposto que nós não permitimos. Quando eu era criança, ia a missa e me confessava, achando que Deus flutuava no céu, sentado em uma nuvem. Hoje não acho mais isso, meu conceito de Deus evoluiu. Sobre contribuição financeira, é uma faca de dois gumes. Se você for fazer qualquer coisa no mundo da matéria, vai ter que gastar dinheiro. Como se constrém os prédios, sejam templos ou edifícios comerciais? Com dinheiro. Aquele ditado, "um olho no padre, outro na missa" não foi criado por acaso. O brasileiro ainda não aprendeu a se responsabilizar pelas iniciativas nas quais se envolve. Se eu vier a dar dinheiro para alguma iniciativa, vou querer saber exatamente o que vai ser feito com esse dinheiro, que nem o condomínio que pago no meu prédio ou igual ao meu voto no político. A fiscalização é como o contribuinte toma conta de seu dinheiro. Sobre o noticiário do crime, com essa exploração toda, quando passa na TV, simplesmente mudo o canal. É assim que funciona. |
 |
|
Rogério Ferraz Alencar
, Fortaleza-CE - ATRFB |
| Enviado em 25/4/2008 às 16:50:43 |
 |
| Acho que o que Rita Cerva diz sobre a mãe de Isabella quem está passando, na verdade, é a madrasta. Não dão qualquer chance de defesa a ela. Exigem dela o que não exigem da mãe de Isabella. Se ela chora, dizem que ela chora pouco ou chora lágrimas de crocodilo. Eu estranho muito a mãe de Isabella. Ela parece ser hoje, no Brasil, a única pessoa indiferente à morte da filha. |
 |
|
Marco Antônio Leite
, SCS-SP - TST |
| Enviado em 25/4/2008 às 11:44:24 |
 |
| Senhora Rita, se estamos de vermelho, o vizinho gostaria que estivéssemos de verde. Se cortar os cabelos raspados, o pai reprova dizendo que os cabelos bem cortados ficariam melhor para o meu tipo de rosto. Se estudo Direito, meu irmão acharia melhor que eu estudasse Medicina, ou seja, quem sai na chuva é para se queimar, ou então a faca é de dois legumes um contra e o outro a favor. No caso da mãe da finada menina ela tem que suportar todo e qualquer tipo de pressão, pois ela é a bola da vez para a imprensa vender notícia. Não se aborreça, o ser humano é assim, ele gostaria que você fosse como ele imagina que você ficaria melhor. Uns gostam do feio, pois para ele o feio parece bonito ou vice-versa. |
 |
|
Giovana Cordeiro Cardoso Cardoso
, Imperatriz- Ma-MA - professora e acadêmica de jornalismo |
| Enviado em 25/4/2008 às 09:17:33 |
 |
| O que se pode ver na mídia hoje é um verdadeiro circo dos horrores, e pessoas que se dizem indignadas com um crime, cometendo o julgamento precipitado e o que é pior querendo fazer justiça com as próprias mãos, ao meu ver essas pessoas que deixam suas casa para ir gritar palavras de justiças em frente ao apartamento dos Nardonis deveriam ir para frente do Congresso Nacional exigir justiças pelas milhares de crianças que morrem de fome em nosso país em consequência da miséria. Precisamos deixar de hiprocrisia e nos tornar agentes transformadores de uma sociedade tão injusta. |
 |
|
Rita Cerva
, Porto Alegre-RS - Advogada |
| Enviado em 25/4/2008 às 04:12:31 |
 |
| O pai e madrasta já são fortíssimos suspeitos e tudo leva-nos a crer e concluir que foram mesmo eles, os assassinos da Isabella. Mas,a nós cabe apenas aguardar o julgamento e, provada a culpa e responsabilidade de ambos, torceremos sim, para que sejam condenados com justiça e com pena equivalente ao brutal assassinato cometido. Quanto a mãe de Isabella, Ana Carolina Oliveira, creio que todos nós, a mídia e etc, deveríamos deixá-la em paz.Até certo ponto, sinto pena dela pela pressão que vem sofrendo desde a morte da filha.Se ela chora, é criticada. Se não chora feito uma louca histérica todos a julgam.Se fala com a imprensa, é analisada de todas as maneiras possíveis.Se não fala,é chamada de indiferente. Se se tranca em casa, é considerada alienada ao que está acontecendo. Se sai de casa, vai ao cemitério,vai na missa do padre Marcelo e se recomeça a trabalhar é também criticada, analisada e perseguida.Será que ninguém ainda parou para pensar o que esta mãe pode estar passando em segredo,como está sua cabeça?Ela é muito jovem, perdeu a filha de 5 anos num brutal crime,o próprio pai da menina é o suspeito.Pai que,certamente, no passado, ela amou a ponto de terem gerado a Isabella e que, depois a trocou pela Ana Carolina jatobá,hoje a madrasta de Isabella suspeita de também ter matado sua filha.Claro que essa mãe está confusa e sofrendo.A "ficha" ainda nem caiu.Respeitem-a. |
 |
|
Ronaldo Abreu
, rio de janeiro-RJ - servidor publico |
| Enviado em 24/4/2008 às 23:41:35 |
 |
| Só um comentário, eu sou simpatizante de ideias socialistas e contribuo para um site de amigos (blogdodesempregozero.). E acho que existem vários caroneiros na missa do padre. Mas se eu estivesse lá, não gastaria um tostão. mas nos encontros da Universal, por exemplo, não se sai de lá sem deixar uma grana. Isto ninguém fala.
Melhor um encontro pela paz (mesmo com caroneiros) do que nada. |
 |
|
Marco Antônio Leite
, SCS-SP - TST |
| Enviado em 24/4/2008 às 22:49:51 |
 |
| Caro Marcelo, não o padre, tudo que é imposto de cima para baixo é prejudicial ao conjunto da população nacional. Política desonesta desestimula os jovens a participar da vida interna dos partidos políticos. Religião vendida como produto de consumo imediatista é prejudicial aos jovens que acabam se desinteressando pela palavra de "DEUS", pois essas igrejas pregam a calmaria, conformismo e a alienação. Quando o esporte é mostrado como sendo uma válvula de escape para jogar para fora nossos recalques e complexos de inferioridade/superioridade acaba provocando uma grande revolta entre as torcidas, que acabam chegando às vias de fato. O ideal é que tudo na vida seja dosado adequadamente através de uma pitada de sal, cheiro verde a gosto, leve toque de pimenta, um pouquinho de cebola e boa refeição. O problema do senhor Ronaldo é que ele acredita que o padre Marcelo esta pregando o PAZ de verdade, puro sofismo, isso porque o objetivo desses encontros é fazer ainda mais o nome de "celebridades" que estão caindo no ostracismo e lançar candidatos dos partidos de direita a cargos eletivos. Meu filho também é Marcelo, mas não explora a fé alheia! Abraços Socialistas... |
 |
|
Leillyanne Moraes
, Goiania-GO - Jornalista |
| Enviado em 24/4/2008 às 22:17:27 |
 |
| UM INSTANTE... A GUERRA VAI COMEÇAR!
...Guerra de imagens, de interesses. Notícias devidamente “construídas” somente para sensibilizar, o que demonstra uma clara sensação de que a mídia em todo momento é parcial ao cobrir o "evento". É assim que lamentavelmente vejo essa cobertura do caso Isabella.
Que a imprensa gosta de guerra ninguém contesta, guerra de opiniões, de imagens, de sensacionalismo. Notícias de cunhos sensacionais vendem muito. Foi assim desde uma época muito remota. Notícias Populares por exemplo, foi um marco do sensacionalismo na imprensa escrita, daí novos gêneros foram surgindo, novas tecnologias foram revelando suas faces e o telespectador é bombardeado com informações que geram impacto todos os dias. É patético ver a espetacularização desse caso... |
 |
|
Marcelo Ramos
, São Paulo-SP - Publicitario |
| Enviado em 24/4/2008 às 22:13:15 |
 |
| Prezados Marco e Ronaldo, não acho que seja hora de criticar religião. Tudo na vida tem lado bom e lado ruim. O Comunismo foi criado por Marx com a melhor das intenções. Em nome dele, mataram milhões, concorda? Jesus não criou religião mas, mesmo assim, em nome Dele, também mataram milhões, donde concluímos que o problema não é religião ou sistema político mas o ser humano. Esse mesmo ser humano que, algumas vezes, fica sentado na frente da TV assistindo coisas piores que lixo. A TV é má? Não, é o ser humano que tem que arrumar coisa melhor pra fazer. Como dizia minha avó, ao invés de ver alguns programas de TV, vamos arrumar uma trouxa de roupa pra lavar, é até terapêutico. |
 |
|
Maria Alice D Alessio
, São Paulo-SP - Aposentada |
| Enviado em 24/4/2008 às 21:37:09 |
 |
| É a primeira vez que leio comentários tão pertinentes sobre o caso! Ainda bem que tem muita gente sensata neste mundo. Mesmo sabendi da gravidade dos fatos, não devemos esquecer que nem a imprensa, povo,artistas e padres estiveram junto à mãe da menina de baixa classe social, com apenas 9 anos de idade que foi assassinada na semana passada e encontrada vestindo apenas a camisetinha da escola, pois foi também estuprada. Além disso, o cantor Belo, julgado pelo crime de favorecimento ao tráfico de drogas, ajudando a financiá-lo, com ligações comprovadas com traficantes, que também matam com as drogas, nossas crianças pobres, participou do "showmissa" como amigo do padre, que justifica "todos podem errar e serem perdoados". Enquanto isso, mães das nossas crianças famintas, das assassinadas, das que não têm escolas, lazer, nem perspectivas de vida melhor, aguardem! Quem sabe alguém se lembrará de chamar vocês para algum "evento" ou serão atendidas pela ala "vip" dos artistas, etc. Mas aguardem sentadas... |
 |
|
Marcelo Morais
, Natal-RN - Comerciante |
| Enviado em 24/4/2008 às 21:07:15 |
 |
| Só falta agora para o show ficar ainda mais completo, um anúncio no intervalo da programação com dia e hora da nova reconstituição do crime, embora isso isso já esteja de certa forma ocorrendo nos telejornais, em especial, a Globo. |
 |
|
Alberto Santana
, Exu-PE - advogado |
| Enviado em 24/4/2008 às 20:22:54 |
 |
| Mr. Dines perdeu as estribeiras de vez. Até mesmo em [ ] promovida pela Globo, e seus puxa-sacos de plantão, usando como moeda de troca aquilo que há demais precioso na humanidade (a vida e o respeito a uma pobre criança assassinada), ele se insurge contra o governo. Confesse logo Sr. Dines, o Sr. sabe: não foi o Lula quem matou a menina, mas seguramente foi ele que a jogou pela janela... |
 |
|
Ronaldo Abreu
, rio de janeiro-RJ - servidor publico |
| Enviado em 24/4/2008 às 19:35:07 |
 |
| Caro Marco, o que eu digo é que jogam no "mesmo saco" a Igreja católica e a Universal, por exemplo. A Universal possui a 2ª maior TV do Brasil, em tempo recorde. Já possui maior patrimônio que a ICAR em 30 anos de existência. Mas os críticos fazem vista grossa.Na missa não dou mais que R$ 5. Mas existem fiéis destas igrejas evangelicas que dão tudo depois entram na justiça pedindo de volta. È só ler jornais. E as ações da Universal contra a Elvira Lobato. Vê se a ICAr faz isso. Mas reconheço que a ICAR tem seus defeitos, não sou um louco fanático religioso. |
 |
|
Wilza Costa e Silva Wil
, Ribeirão Preto-SP - do lar |
| Enviado em 24/4/2008 às 19:03:52 |
 |
| Dines,por favor ñ substime a capacidade de pensar do leitor jogando subliminarmente o nome da Ministra em episodio de show que vc disse despresar,por favor...respeito...e o fez de forma venenosa, com isto só faz aumentar a adoração ao nosso chefe da nação o sr presidente... para os olhos de mihões digo mais de 60MILHÕES de BRASILEIROS fica parecendo sterrorismo de sua parte e isso vc sabe meu caro o povo sente o cheiro a kilometros e repudia ñ tente envenenar a mente de mulões de brasileiros que já esta mais do que provado ñ funciona... |
 |
|
Marco Antônio Leite
, SCS-SP - TST |
| Enviado em 24/4/2008 às 18:34:41 |
 |
| Caro Ronaldo, ele não pediu diretamente, mas seus assistentes de palco e a turma dos camelôs da fé que vendem santinhos pediram. Procure analisar com frieza qual é o verdadeiro papel das religiões, em especial a Católica, essa igreja é proprietária de redes de TV, rádios, fábricas, banco entre outros negócios capitalistas que geram lucro. Todas essas religiões exploram um nome fantasia (DEUS) e o Jesus, os quais não autorizaram para tal fim. Isso não passa de um comércio que vende a palavra vazia e através da fé alheia volta em forma de dinheiro para seus funcionários viver um bom padrão de vida. O verdadeiro "DEUS" desses comércios é o famoso slogan tudo para nós, para eles nada? |
 |
|
Rosane Rezende
, Palhoça-SC - Pesquisadora |
| Enviado em 24/4/2008 às 17:36:48 |
 |
| A exploração da midia sobre o caso é algo que vai além do meu simples vocabulário, não consigo definir. Nunca assisti fantástico, e pouco vejo a rede globo, além do globo ecologia, globo rural, dentre outros poucos programas mais utilitários do canal, prefiro o astral da TV Cultura, TV Escola, dentre outros do mesmo grau de cultura e informação. Diante disso, tenho acompanhado pouco o caso "Izabella", mesmo porque temos muitos casos "Izabelas" no mundo que ficam ofuscados até mesmo pela lentidão da justiça. Trabalho em comunidades muito pobres no Brasil, e sei o quanto é necessário fazermos alguma coisa por nossas crianças enquanto podemos. Já que violência gera violência, então, a mídia devia expor com mais convicção as atitudes de amor que tantas pessoas expressam em atos voluntários em todo mundo, e efetivamente no Brasil. Talvez a exposição, por toda a mídia, destas atitudes de amor possam gerar amor por todos os cantos, ao invez de indignação e depressão. |
 |
|
Amanda Neves
, Recife-PE - estudante |
| Enviado em 24/4/2008 às 17:35:51 |
 |
| Acredito que o Caso isabella nos mostra o poder de desencadear reações que a imprensa possui. É uma pena que esse poder não seja utilizado de uma forma positiva como por exemplo estimular os jovens a se envolverem com a política do nosso país através de informação. Acontece que para a mídia e o governo é muito cômodo ter pessoas com comportamentos uniformes e controlados. |
 |
|
Ronaldo Abreu
, rio de janeiro-RJ - servidor publico |
| Enviado em 24/4/2008 às 17:31:48 |
 |
| Caro Marco, então nada que o padre faça para você será bom, pois você é contra as religiões. Então, não tem jeito. pelo menos, lá ele não pediu dinheiro, diferente do encontro feito pela Universal no aterro de botafogo/RJ, onde se arrecadou dos fiéis com boleto bancário. |
 |
|
Marcelo Ramos
, São Paulo-SP - Publicitario |
| Enviado em 24/4/2008 às 16:54:56 |
 |
| Cara, eu não vi, mas a descrição que a prof. Aida fez de um desses "shows"... nossa, já ultrapassou em muito o limite de pessoas normais, virou show de horrores, "freak show". Parece execução pública, como se fazia na Idade Média. E hoje já temos aquelas lutas tipo "gaiola da morte" exibidas em TV a cabo, então, pergunto: o que nos separa da Idade Média, ou da Idade antiga, onde o Coliseu abrigava pessoas babando por sangue e morte? Por favor, não respondam que a tecnologia nos torna melhores. |
 |
|
José Ayres Lopes
, São Paulo-SP - Sociólogo |
| Enviado em 24/4/2008 às 15:40:57 |
 |
| A imprensa brasileira é um lixo! Vale tudo, inclusive misturar a exploração da tragédia da menina Isabella com a ministra Dilma Rousseff (!?), como se fossemos -- nós, leitores -- um bando de idiotas... |
 |
|
Hadassaha Heiss
, Rio de Janeiro-RJ - investigadora |
| Enviado em 24/4/2008 às 14:43:27 |
 |
| Sugiro que a Promotoria/MP/ 9º DP-Caramdiru investiguem o GPS dos carros de Antoni e Cristiane Nardoni para verificar dia e hora que foram ao apto. de Alexandre Nardoni após a morte da pequena Isabela. |
 |
|
Marco Antônio Leite
, SCS-SP - TST |
| Enviado em 24/4/2008 às 11:39:42 |
 |
| Senhor Ronaldo, vale informá-lo que o padre Marcelo pertence à pequena elite da classe média interesseira, pois mora numa bela chácara num bairro dominado por gente do nível econômico do sacerdote. Nenhuma religião leva uma palavra de PAZ a ninguém, o objetivo desses encontros é aumentar o rebanho e faturar alto com o MEGASHOW. A paz esta dentro de cada um de nós, aquele que vive bem com seus semelhantes não necessita freqüentar a casa alheia para buscar aquilo que hipoteticamente pensa que precisa. Ademais, as religiões é uma invenção capitalista que visa manter a calmaria, o conformismo e ganhar muito dinheiro à custa dos incautos. |
 |
|
Pedro Carlos da Silva
, Recife-PE - Aposentado |
| Enviado em 24/4/2008 às 10:30:27 |
 |
| Nossa imprensa costuma transformar tragédias em espetáculo, e nós gostamos de participar desta palhaçada. Mesmo indignados, não deixamos de dar a audiência que é disputada a faca e foice. |
 |
|
Camila Moreira
, Salvador-BA - Estudante |
| Enviado em 24/4/2008 às 08:47:40 |
 |
| Na devassa da tragédia alheia cabe de tudo. A entrevista no Fantástico de domingo à noite só foi o ponto alto do sensacionalismo jornalístico(investigativo?). Depois de compartilhadas entra os milhões de brasileiros que acompanham o caso(poderia ser diferente?há três semanas acordamos com laudos do caso Izabella, almoçamos ao som dos depoimentos de vizinhos e à noite, terminamos com as cenas do suposto-casal-assassino. Dá para retirar a Izabella das nossas mentes e corações?Acho difícil). Assim no tal evento showmissa, o personagem Ana Carolina só foi mais um, dentre os outros que participam do folhetim contemporâneo. O pai-presente, a tia-madrinha, o pai-carinhoso, a madrasta-má. E como a devassa da tragédia alheia não é suficiente, esperemos os próximos capítulos. Quem sabe o anúncio de um livro, ou o surgimento de uma ong em favor do Anjinho mais querido do Brasil. Afinal, como já dizia a mãe, ela era apenas uma criança cuidando de outra criança. Ah, que por sinal tem direito às fotos com seus artistas-ídolos porque ninguém é de ferro. |
 |
|
André Marra
, Oliveira-MG - jornalista |
| Enviado em 24/4/2008 às 01:45:34 |
 |
| Primeiro é um prazer participar aqui com você neste espaço democrático, concedido aos internautas. Você é nossa fonte de inspiraçào na carreira jornalistica,mas nào concordo contigo. Ao afirmar que a imprensa está antecipando a condenação dos dois, eu acompanho os notíciarios desde o mais popular do jornais ao observatório da impresa, jornal da Cultura e por ái vai. A mídia quer fatos novos e eles nào aparecem: o fato da presença da màe da menina à missa, o encontro com Xuxa e a solidariedade por parte de uma dupla sertaneja presente no local é fato novo. Ou voce vai me dizer que daria para um reportér cobrir o fato semmencinar a notícia. Haverá uma reconstituiçào do crime amnahà , fato, t6em que ter cobertura isso nào é espetacularizçào da notícia. Ninguém quer se deparar com o real, o macabro, rela ou melhor com o que relamente aconteceu. Respeito a opniào de todos inclusive a de quem t6em mais experiência do que a minha mas, agora nào dá para par de buscar um culpado seja quem for este é o sentimento de toda uma naçào que viu um casal, aos prantos na TV. SE a imprensa utopicamente é o 4 º poder a cahnce é agora. |
 |
|
Ely Constante
, Curitiba-PR - a |
| Enviado em 24/4/2008 às 01:03:47 |
 |
| É revoltante observar que os valores morais estão cada vez mais degradados. O que nós vemos hoje em dia são pessoas usando a tragédia dos outros, e até a sua própria para se promover, para aparecer e faturar uns pontinhos no IBOPE. Veja a turma que acompanha este "padre" Marcelo. São os mesmos "cansados". Estão sempre prontos a faturar em cima de qualquer tragédia. Profundamente lamentável é que a mãe da Izabela tenha aceitado fazer parte deste espetáculo. Ou será que ela não se deu conta de que está sendo usada por esta turma? Será que eles se aproveitaram de um momento em que ela está fragilizada emocionalmente? Os próximos lances dirão. De minha parte, observando a atuação destes padres pops, estou cada vez mais convencido de que não preciso de intermediários para falar com o meu Deus. Eu não devo colaborar para que padres que só pensam em ser astros da mídia, atinjam o seu objetivo, de satisfação de suas vaidades pessoais. Basta que eu me recolha ao meu canto, me concentre e ore com toda a fé. "Que a tua mão direita não saiba o que faz a tua mão esquerda"! |
 |
|
thaisia rocha
, imperatriz-MA - estudante 1º periodo de jornalismo de ufma |
| Enviado em 24/4/2008 às 00:09:29 |
 |
| sinceramente, a exploração que a midia tem feito em relação ao caso izabella nardoni é um absurdo!!!
será que os senhores jornalistas não se cansam de dar ênfase a casos como esse? crianças morrem todos os dias, em todos os lugares do mundo... E a onde estão vocês senhores jornalistas? E vocês autoridades publicas? que se dizem preocupados com o bem estar das crianças brasileiras. Será que é impressão minha, ou só são consideradas "anjinhos" as crianças ricas ou de classe media alta, brancas que moram em apartamento de luxo em São Paulo. O povo brasileiro ainda dá apoio a esse tipo de especulação da vida intima do casal Nardoni, e ainda mais, ataca violentamente a familia com palavras de baixo escalão, pau, pedra e aos mesmos faz o julgamento antes mesmo que a policia dê o resultado das investigaçães. De quem é a culpa de tudo isso? Sim. de vocês senhores formadores de opinião se acaso naõ lembram, durante o curso somos ensinados a termos cuidao com o que dissermos, pois nós passaremos a diante uma noticia que pode mudar totalmente o conceito do publico q nos ouve, nos assiste nos acompanha. é exatamente por essa falta de conciência da mìdia que está toda essa polêmica em torno do caso. Espero que os peritos dêem logo essa senteça e que os culpados paguem pelo crime. Dando finalmente um fim a esse caso deixando a tal menina descançar em paz. |
 |
|
Divaleia Casagrande
, Concordia-SC - Jornalista |
| Enviado em 23/4/2008 às 23:59:10 |
 |
| Caro Dines, concordo com tudo o que voce escreveu no artigo.
Em genero, numero e grau. |
 |
|
Aida Franco de Lima
, Cianorte-PR - Professora/jornalista |
| Enviado em 23/4/2008 às 23:53:26 |
 |
| Costumo brincar dizendo que quando não quero pensar, ligo na tv aberta, no "Superpop" por exemplo. Acho que é assim que se escreve... mas também não fará diferença. De todo o circo que a mídia tem feito com o caso Isabella, dia 22 de Abril foi o mais sombrio. O que mais me espantou não foram os debatedores brigando ao vivo; nem a apresentadora pedindo para que os moradores do prédio piscassem as luzes; nem a repórter pedindo vereditos, etc... Mas o cenário montado no palco a imitar o quarto da garota. Com uma manequim destas de lojas, cuidadosamente a representar a vítima, uma tela que por vezes tocava na câmera e o mais mórbido: uma tesoura que cortava a rede de proteção. Pensei que interpretei mal, mas hoje uma aluna mencionou o mal estar que aquilo também lhe causou. Ah, e com um detalhe: a apresentadora insistia para que ninguém fizesse pré-julgamento, dizendo não entender o que as pessoas faziam de frente ao prédio do pai de Anna Jatobá, aglomeradas, diante das câmeras, com helicóptero sobrevoando o local... |
 |
|
Fernanda Agnello
, Valinhos -SP - Jornalista |
| Enviado em 23/4/2008 às 23:26:22 |
 |
| Há 3 semanas o Caso Isabella juntamente à "Novela Nardonis" está dominando a programação diária da TV aberta. É muito triste saber que mais uma criança foi vítima de tamanha brutalidade. E lamentável, que a morte de Isabella esteja rendendo audiência para todo esse sensacionalismo exacerbado na televisão.
Só mesmo a pauta de um "terremoto" para dispersar, um pouco, o noticiário.
Quanto ao Padre Marcelo, enquanto ele puder entreter as pessoas com as palavras do bem, ótimo. E se existir segundas intenções na sua Show-missa, quem é capaz de recriminá-lo? Pelo que eu percebo, atrás de um fato ou ação todos têm segundos interesses, desde um político até a pessoa capaz de atirar uma criança indefesa pela janela. |
 |
|
Ronaldo Abreu
, contador-RJ - servidor publico |
| Enviado em 23/4/2008 às 22:19:27 |
 |
| Caro Marco, o padre faz a parte dele: tentar levar uma mensagem de paz. Se os políticos se aproveitam, não é culpa dele. A função do padre é essa: levar uma mensagem de paz, ou não? criticar é uma coisa, implicar é outra. Pelo menso o padre não distribui boletos bancários como os pastores em geral nestes eventos. |
 |
|
Rogério Ferraz Alencar
, Fortaleza-CE - ATRFB |
| Enviado em 23/4/2008 às 21:39:39 |
 |
| "É verdade que são extremamente frágeis os álibis e as explicações dos acusados. Dificilmente aparecerá um Terceiro Homem ou Terceira Mulher para salvá-los. Não há lugar para uma testemunha-bomba ou homem-chave. Os peritos é que darão a palavra final (se já não a deram)." Se não há lugar para uma testemunha-bomba ou homem-chave, por que é preciso esperar palavras de peritos? Alberto Dines já culpou o casal.//"Três milhões de pessoas compareceram no feriado da segunda-feira (21/4) ao autódromo de Interlagos para celebrar os 10 anos de atuação evangélica do padre Marcelo Rossi. " Só para comparar: Fortaleza, quarta maior cidade do País, tem 2,5 milhões de habitantes. Toda a população de
Fortaleza, e mais 500 mil pessoas, caberiam numa parte do autódromo de Interlagos? Qual é o tamanho desse autódromo? Agora, como tinha muita gente, não deu para Alberto Dines ver os demos-tucanos que estavam lá. Mas ele "viu" Dilma Roussef antecipando a campanha eleitoral.
|
 |
|
Marco Antônio Leite
, SCS-SP - TST |
| Enviado em 23/4/2008 às 18:43:54 |
 |
| Caro escriba, no SHOWMISSA do sacerdote Marcelo coração de escol fez um grande encontro que emaranhou direita e extrema-direita num altar preparado para mostrar os futuros candidatos a Prefeito, Governador e Presidente da República nas próximas eleições ou nas eleições que se aproximam. Infelizmente, por falta de cultura para discernir qual o verdadeiro objetivo daquele encontro e, pela falta de dinheiro para comprar um bom livro, pegar um teatro ou cinema entre outros lazeres acabam aceitando aquele SHOWMISSA ou SHOWMICIO sem desconfiar do que se trata de fato, ou seja, o lançamento das candidaturas dos membros do PSDM/DEM. Ou não? |
 |
|
Fábio José de Mello
, Descalvado-SP - Jornalista |
| Enviado em 23/4/2008 às 17:23:16 |
 |
| Padre Marcelo Rossi juntou os "cansados" Hebe, Ivete, Xuxa, Chitãozinho, os tucanos Geraldinho e Serra e o demo Kassab, num ato político que poderia ser classificado como showmício. Indecente. Como castigo dos céus, houver um tremor de terra em Sampa. |
 |
|
Alberto Sanx
, Santos-SP - Despachante Aduaneiro |
| Enviado em 23/4/2008 às 16:33:02 |
 |
| Não bastasse essa tragédia alguns comentaristas insistem em lembrar de outra tragédia: a política partidária. Que me interessa saber se Dilma fez isso, fez aquilo, o que eu quero saber é quando eles vão começar a fazer alguma pelo país, porque todo dia se repetem outros desastres: a saúde moribunda, a educação analfabeta, a justiça injusta e militantes medíocres e fanáticos. |
 |
|
Carlos N Mendes
, Santos-SP - indsutriário |
| Enviado em 23/4/2008 às 14:53:05 |
 |
| É a ira de Deus, Ivan, é a ira de Deus...Ele avisa primeiro, depois vem Sodoma e Gomorra... |
 |
|
Marcelo Ramos
, São Paulo-SP - Publicitario |
| Enviado em 23/4/2008 às 14:36:23 |
 |
| É interessante a indignação de muitos leitores e do articulista com o estado de coisas da nossa imprensa. Isso sugere um pergunta: podemos fazer alguma coisa? Até onde sei, a maioria de nós "gosta" de misturar os assuntos; a maioria de nós "gosta" de imaginar que personagem e ator/atriz são a mesma pessoa; a maioria de nós não quer ver notícias frias, insípidas e inodoras. Diversos veículos utiliza um expediente relativamente simples para prender nossa atenção. É o mesmo fato psicológico que ocorre quando estamos de carro e passamos por um acidente. É um misto de curiosidade e morbidez. A maioria de nós não resiste, diminui a marcha e até para para olhar. É exatamente esse expediente que é usado nessa cobertura. A mídia também mistura um conteúdo de novidade, de dados novos sobre o assunto. E sem perceber, já estamos nós, de novo, olhando um noticiário que não apresenta nada de novo... nos vemos envolvidos condenando ou absolvendo o casal. Está na hora de fazer um exercício, que pode nos ajudar muito em nossa vida diária: respirar fundo e não dar atenção à coisas que sabemos onde vão levar. É simples? É. É fácil? Depende de cada um... |
 |
|
João Silva
, Lorena-SP - Universitário |
| Enviado em 23/4/2008 às 14:14:04 |
 |
| Não é só com o governo Lula que o Dines não consegue concluir um artigo sem desnoprezar, também com a Igreja Católica. O que o Dines anda fazendo de uns tempos para cá, é repetir medos espirituais interiores e crise da própria consicência crítica. Se ele trabalhasse na Rede Globo, faria a mesma entrevista, pois quem manda não é a qualidade é o Ibope, e quem manda no Ibope são nós, burros e bobos, que ficamos assistimos aquela entrevista (inclusive jornalistas renomados) e pior, além de asssitir não teve vontade de protestar junto a Rede Globo. Dines, deixa a Igreja de lado, procure outra coisa para atacar! Por que não uma crítica a sua própria consciência jornalistica. |
 |
|
Marco Antônio Leite
, SCS-SP - TST |
| Enviado em 23/4/2008 às 13:18:07 |
 |
| O SHOW da vida alheia não trás nada de útil no que concerne ao conhecimento cultural, apenas bobagens e tranqueiras. Para tentar reverter sua queda no IBOPE trouxe uma atração horrorosa para mostrar que o casal é uma família unidade (unida só nas palavras). Quanto ao padre POP Marcelo, é uma ótima atração para aqueles que não dispõem de dinheiro para curtir outro tipo de lazer, durante ao SHOWMISSA o padre trás sua velha trupe para alegrar o povão, de contrapeso veio aquele nipônico manjado de outros eventos tristes e, a tira colo a mãe da menina assassinada para mostrar ao grande público que rezar em conjunto propicia uma PAZ duradoura. |
 |
|
Lia Silva
, Palmas-TO - Professora |
| Enviado em 23/4/2008 às 12:36:56 |
 |
| Bem, fico triste com o caso Isabella, porém como fui vítima de brutalidades na família fico revoltada com tanto assédio a este caso e o esquecimento de que milhares de crianças nestes país são violetadas física e psicologicamente. Hoje estou superando tudo através de muito esforço, porém tomo anti-depressivos e calmantes para dormir devido a tantos traumas, as vezes me pergunto se não teria sido melhor ser jogada do 10º andar de um prédio do que ter passado por tantas humilhações. Talvez eu fosse para o céu vive com anjos que não me causariam traumas.é horrendo o quê eles fizeram, mais e muito mais desumano o abandono, as torturas e os maus tratos que a maioria das famílias brasileiras fazem com seus filhos diariamente. |
 |
|
Lázaro Barbosa
, Rio Branco-AC - jornalista |
| Enviado em 23/4/2008 às 12:05:40 |
 |
| Concordo quando diz que a entrevista do casal ao fantástico, foi orquestrada pela defesa. Nada ajudou à polícia, nem à sociedade! Vimos pela primeira vez a patética tentativa do casal de demonstrar sofrimento, sinceramente acho que é tarde demais. O estardalhaço feito pela mídia e as frágeis, pra não falar ridículas, alegações da defesa, ajudam a aumentar ainda mais a indignação que a nação brasileira passou a ter do casal. Dizer que as provas da polícia contra o casal são frágeis ajuda ainda mais a condená-los. Acho que o ideal seria afirmar o que o casal é inocente e que tudo será provado no devido tempo. Fica a dica para a banda de estreantes. |
 |
|
alfredo sternheim
, são Paulo-SP - jornalista-cineasta |
| Enviado em 23/4/2008 às 11:07:31 |
 |
| Realmente, a ministra Dilma nem é candidata e, com o diz o leitor Colombo, já está levando chute. Aqui, no Estadão, em peças de teatro. Depois, a oposição a Lula diz que é bem educada, que não tem mala educacion. Por que não se calam em tantas besteiras agressivas? Por que cobram respeito ao casal indiciado (é justo esse respeito) e não se respeita mais personalidades que não são da oposição, do DEM, do PSBD?. E, curioso , menciona-se a presença da mãe da menina assassinada (e sua família) no show religioso do padre Marcelo, menciona-se Xuxa e a filha, mas o artciulista esqueceu (esqueceu ou omitiu deliberadamente?) de citar as presenças do governador Serra, de Alckmin do prefeito de SP. E perguntar não ofende: são extremamente frágeis as explicações do casal suspeito ou faltam na mídia explicações para a ausência de investigações em outros caminhos? Por exemplo: foram interrogados e investigados os antecedentes dos atuais moradores do prédio? Não existirá nenhum pedófilo? E aquela história da casa arrombada, pegada ao prédio? Tudo que a imprensa aponta, mais apoiada nas afirmações das autoridades do que nas investigações jornalísticas, desfavorecem os suspeitos. Mas a imprensa não precisava ser repeteco, apenas porta-voz das autoridades. E está sendo, salvo raras excessões. E curioso, por que jornalistas e o OI não cobram resultados da polícia sobre as chacinas de SP? |
 |
|
cláudia maria alencar
, belo horizonte-MG - psicóloga |
| Enviado em 23/4/2008 às 11:02:04 |
 |
| A primeira vez q fiquei chocada com a exposição pública da dor foi diante do retrato do Cazuza - esquálido - na capa de uma revista. Ontem, enojada, tive de dar umas olhadas no programa da Luciana Gimenez pq precisava ver até q ponto iriam. Estava "mais pior" do q nunca: ela clamava por um vizinho q se expusesse às "suas" câmeras e enxertasse mais conteúdo ao sórdido espetáculo! Eu não conseguia crer no via. Era degradante!Quanto aos envolvidos: o q leva as pessoas a se despirem, sem pudor, dessa forma? A mídia, irresponsável, aproveita e agradece! Quem faz quem - a mídia faz o povo ou o povo faz a mídia? É uma pergunta de verdade. Não consigo me decidir! |
 |
|
marcela silva
, campinas-SP - secretária |
| Enviado em 23/4/2008 às 10:34:05 |
 |
| Bom dia! li seu artigo e senti um tom sarcástico em relação ao sacerdócio do Pe Marcelo Rossi, não vejo motivo para isso devido que a evangelização pode se dar por muitos meios tantos quantos puderem alcançar almas necessitadas, se para ele veio em forma de musica que assim seja feito , pois muitas pessoas estão sendo curadas de suas feridas no coração mesmo que for através de um cântico, era assim também que Rei Davi se comunicava com Deus com cânticos e danças ele dançava em frente a Arca. da Aliança para expressar a Deus seus sentimentos, amado de Deus espero sinceramente que a mãe de Izabella esteja recebendo a graça do consolo do céu porque eu jamais quereria passar por essa dor. E que os culpados sejam punidos na terra porque no espirito ja o são com certeza jamais terão paz e te digose não se arrependerem será para a eternidade ,para quem acredita nela e para quem acredita em outras vidas porque terá que ter muitas outras para pagar por um sangue inocente derramado nesse chão... a paz e bem para seu coração |
 |
|
Ivan Moraes
, Newark, NJ-MG - sem profissao |
| Enviado em 23/4/2008 às 10:31:59 |
 |
| "A sociedade brasileira está tomada pela gana de linchar. Quer sentenças na marra, sumárias": e depois a terra comeca a tremer e ninguem sabe porque... |
 |
|
Marcelo Herberi
, São Paulo-SP - Geógrafo |
| Enviado em 23/4/2008 às 10:29:36 |
 |
| Nenhum comentarista aqui tem condições de precisar o que ocorreu com Isabella, por mais que a vontade de parecer inteligente seja muito grande. Isso é uma questão de lógica, capacidade pouco desenvolvida dos brasileiros que se influenciam pela TV, revistas e jornais. As manchas de sangue no carro não foram confirmadas e a equipe de investigação parece estar despreparada e desequipada de instrumentos que consigam detectar impressões digitais no corpo de Isabella. Lógica pode ser vendida em farmácia, num futuro próximo, mas por enquanto não. |
 |
|
WALTAIR RIBEIRO DOS SANTOS
, APARECIDA DE GOIÃNIA-GO - VENDEDOR |
| Enviado em 23/4/2008 às 08:46:12 |
 |
| No Brasil por ter um canal de TV (REDE GLOBO), tão influente no social, na igreja, na Política em fim na vida das pessoas fica difícil tem uma trasnformação moral na sociedade. E olha que precisamos disto já faz muito tempo. A Constituição do Brasil teria que barrar esses atrevimentos de meios de Comunicação em que quer julgar o que ao menos não foi investigado como este caso macabro da isabella; Por que segredo de justiça aqui no país não é levado a sério por todos, o que fazer para que esses papagaios de Brasília formulem medidas provisorias que sustentem o Estado de direito da população. |
 |
|
marina silva
, petrolina-PE - secretaria |
| Enviado em 23/4/2008 às 07:20:14 |
 |
| Isso é uma pouca vergonha, que crápulas são o Alexandre Nardoni e a Ana Jatobá eles mereciam era a pena de morte ou prisão perpétua, mas infelizmente esse e outros crimes acontecem no Brasil que tudo termina em pizza, se os pais de ambos não fossem advogados e ou não tivessem grana para pagar dois advogados que se diga de passagem: são covardes tanto quanto os assassinos de defender uma bruta crueldade desse tamanho. Que país é meu Deus que estamos onde as pessoas cometem barbaridades e fica por isso mesmo. Esse caso já se tornou nojento porque sabemos que os dois psicopatas vão ficar em liberdade.
|
 |
|
Maria Luiza Teixeira
, sao paulo-SP - psicologa |
| Enviado em 23/4/2008 às 05:39:49 |
 |
| Pois é, cada um faz comício do que pode...
Serra, Kassab e Alckmin bancando urubu de carniça... é bonito isso?
É a exata expressão do que pensam de e para nós.
|
 |
|
marilene guimaraes
, belém-PA - bacharel em direito |
| Enviado em 23/4/2008 às 03:33:57 |
 |
| O filme intitulado "DORMINDO COM O INIMIGO" foi o que a pequena ISABELLA, teve como realidade em sua vida, infelizmentenão foi uma ficção. O crime já se encontra desvendado, pela polícia cujos resultados da Péricia Técnica são incontestáveis. O terceiro elemento que a defesa tenta plantar no cenário do crime não existe ou se por acaso existir poderá ser direcionado para o PAI da MADRASTA, pois faria qualquer coisa para não ter de volta a filha que lhe dava problemas ao ponto de levá-lo a Delegacia para responder a um Boletim de Ocorrencia aberto por ela, que segundo se comenta o PAI tentava corrigíla pois sua conduta o desagradava. Como seria esta conduta? Qual o perfil comportamental de Ana Jatobá? ela é uma pessoa dominante e má.
A Defesa procura de todas as maneiras livrar seus clientes da acusação pela morte da pequena ISABELLA. Mas os dois jovenzinhos não terão sucesso, nem o prestígio do pai de Alexandre - se é que tem - vai influenciar pois essa morte tão barbara não vai deixar que nimguém venha a substituir os verdadeiros assassinos.
O LOCAL DO CRIME ainda não se sabe pois Isabella já veio ferida dentro do carro. A desova ocorreu dentro do aptº. Em um tempo récord 12 minutos para subir com a criança. deixá-la em lugar, aguardando o corte da tela, o horário foi bem adequado, atirou o corpo, limpou o ap.falou pra família e se escondeu da polícia
|
 |
|
Antônio Netto Júnior
, Bebedouro-SP - Historiador |
| Enviado em 23/4/2008 às 00:06:03 |
 |
| Bem, não acredito que Dines tenha incluído a ação de Dilma Rousseff para exercitar a crítica ao governo. A meu ver é mais um fato que pode ser usado para completar o acontecimento. Nesse caso um segundo exemplo de como autoridades brasileiras pulam etapas no cenário político, econômico etc. Dines ainda Continua brilhante em seu posto de articulador dos fatos do cotidiano. |
 |
|
Fernando Meiras
, São Paulo-SP - Dentista |
| Enviado em 22/4/2008 às 23:46:12 |
 |
| Cara Ana, você não contava que aqui, seu comentário seria objeto de análise "paranormal", não? Santa paciência! |
 |
|
Gustavo Gomes
, SP-SP - Advogado |
| Enviado em 22/4/2008 às 23:38:11 |
 |
| Prezado Dines,
Muito bom o texto.
Não se trata de minimizar o ato dos pais - caso seja comprovada a autoria, observadas as formas e ritos que a justiça do Brasil prevêem. Trata-se que questionar a mídia, sua postura perante o caso.
Barbaries de natureza semelhante a essa ocorrem todos os dias nos rincoes desse país. Parece-me notório que a opção da mídia e do público pelo caso de Isabella se dá pelo fato de que ela poderia ser filha de qualquer um de nós, branca, de classe média, com acesso a educação e dentição perfeita. Ela era uma de nós, deiferente das crianças de periferia, dos moleques de rua que dioturnamente são aviltados pela nossa sociedade e, na maior parte das vezes, só são lembrandos quando praticam atos de delinquência.
Estranha-me a condescencência da mídia com as linxamento público dos suspeitos - que, ainda que sentenciados culpados não deveriam estar sujeitos à justiça feita pelas próprias mãos. Estranha-me que uma tal mobilização da população não se dê frente as inumeras e comprovadas falcatruas que se dão nos diversos âmbitos governamentais.
Por fim, estranha-me que ontem não havia qualquer manifestação popular, seja em frente da delegacia, seja em frente da casa dos acusados...
...Ah sim, ontem foi feriado. |
 |
|
Fernando Meiras
, São Paulo-SP - Dentista |
| Enviado em 22/4/2008 às 23:26:09 |
 |
| Perguntas: 1) Se políticos do PT em campanha estivessem no showmício do padre Marcelo, como reagiria a imprensa e este Desobservatório? 2) Qual a influência que tiveram os comentários defensivos de Lula para com a imprensa, quando o criticavam, com a atual postura de Dines para com o governo Lula? 3) Diogo Mainardi fará uma coluna sobre a presença dos ilustres de qual forma na revista que defende ideologicamente? Ou irá apenas fingir que não vê o desespero da oposição? 4) Até quando a imprensa em geral fará uso dessas catástrofes familiares para justificar todo seu empenho em apenas objetivar o aumento da venda de seus produtos e serviços? 5) Até quando leitores, ouvintes e telespectadores permanecerão no limbo, impedindo que qualquer posição colocada como premissa verdeira pela imprensa em geral os afete de forma profunda e mobilizadora de atitudes que ultrapassem o bom senso e o bom convívio social? |
 |
|
renato colombo
, caxias do sul-RS - jornalista |
| Enviado em 22/4/2008 às 23:18:50 |
 |
| Ela ainda nem foi lançada candidata e o SENHOR DINES já está danto chute. Calma homem, espere chegar 2010!!! Quem nem disse ZAGALO "Vocês vão ter que me engolir" - nesse caso vão ter que engolir DILMA. Ela é mineira mas com alma gaúcha - sul e dudeste estão no papo. O norte e o nordeste LULA leva todos no arrrastão. |
 |
|
Afonso Pereira
, Franca-SP - Corretor |
| Enviado em 22/4/2008 às 23:04:32 |
 |
| Sinceramente, acho esse padre Marcelo um farsante. Ele é mais falso que nota de treze reais. Assim como Edir Macedo e todos os pastores, que se aproveitam da falta de convicção de um povo estúpido como o nosso. Tão estúpido que elege e reelege Lula e o [ ] do PT e merece ser roubado pelos evangélicos. E também pelos new-evangélicos, que são os católicos. |
 |
|
Marco Antônio Leite
, SCS-SP - TST |
| Enviado em 22/4/2008 às 23:00:56 |
 |
| Cara Ana para saber se uma pessoa tem culpa ou não no contexto que envolveu horroroso crime, não se faz necessário seguir os tramite legais, basta um olhar de um bom investigador para determinar o culpado ou os culpados pela barbárie. Nesse caso não devemos analisar com uma dose de demagogia e uma pitada de hipocrisia, mas sim com uma receita completa de indignação e repudio contra aqueles que assassinaram a angelical menina. |
 |
|
Francisco Oliveira
, São Gonçalo-RJ - Radialista |
| Enviado em 22/4/2008 às 22:59:35 |
 |
| Olha, conheço mães que se tivesse acontecido 50% do que aconteceu a pequena Isabella, estariam vivendo a base de rémedios. Ontem vi pela Tv sorrisos, fotos com artistas e as já famosas camisas estampanda com a foto. Será que o efeito Bog Brother chegou as tragédias ? |
 |
|
Patrícia Nogueira
, Rio de Janeiro-RJ - artesã |
| Enviado em 22/4/2008 às 22:54:15 |
 |
| Em relação a morte da Isabella, acho que a mãe da menina tem todos os direitos para aplacar a sua dor ,agora é nojento verificar o que o
nosso "jornalismo" pode fazer para usar de modo "proveitoso" esta
tragédia, pior ainda assistir a dor desta moça sendo usada por um
padre para vender seus disquinhos, realmente pior impossível.
Agora quanto ao "comício"da Dilma, uma ida a quaquer dicionário
esclarece esta bobagem que estão querendo criar. É o nosso "bom"
jornalismo com a sua nova filosofia: criar fatos de não-fatos e assim vamos decendo a ladeira da credibilidade. |
 |
|
CLOVIS MODA
, RIB.PRETO-SP - aposentado |
| Enviado em 22/4/2008 às 22:51:05 |
 |
| DINES...
Ao omitir a presença de políticos oportunistas na "SHOWMISSA" e "enfiar" a Ministra DILMA, em assunto completamente oposto, creio que você desmerece o título e o propósito do OBSERVATÓRIO. Seria interessante que se criasse o OBSERVATÓRIO DO OBSERVATÓRIO... Triste e lamentável.... |
 |
|
Ronaldo Abreu
, Rio de janeiro-RJ - contador |
| Enviado em 22/4/2008 às 22:43:16 |
 |
| Que a Globo se aproveita é fato. Mas já colocar maldade no padre Marcelo é brincadeira. Ora, o padre fez um ato pela paz e ainda criticam. Não dá para agradar a todos mesmo, sempre terá alguém de má vontade. Se o padre não faz nada, também reclamarão. |
 |
|
Ana Lucia Amaral
, São Paulo-SP - procuradora da República |
| Enviado em 22/4/2008 às 22:38:39 |
 |
| Caro Dines,
Compreensível que boa parte dos profissionais da imprensa ainda não tenha se refeito do trauma decorrente do caso da Escola Base.
Todavia estamos diante de um fato concreto: uma criança foi lançada do sexto andar de um edifício, e não de mera suposição ou suspeita.
Não há acusação formal: o Ministério Público não ofereceu denúncia contra os atuais suspeitos.
Não há condenação, pois sem processo não há sentença.
O que há são percepções, conclusões individuais sobre o que ocorreu diante do noticiado. Ainda que milhares de pessoas tenham formado sua opinião sobre quem são os responsáveis pelo crime, o fato é que tais opiniões não vão além do que são:pessoas observam e tiram suas conclusões, pois não podem ser proibidas de fazer juízo sobre o que quer que seja. Não acusaram e nem condenaram.
Se há programas -- que nada têm de jornalismo sério -- sensacionalistas, o público, de um modo geral, já sabe a diferença. Portanto, não merecem ser tratados como formadores de opinião.
O que os profissionais sérios devem atentar é para o perigo de acabar reproduzindo discurso juridiquês de renomados advogados de defesa: princípios da presunção de inocência e da ampla defesa são conceitos técnicos. Fora de sua aplicação formal, são meras metáforas.
Diante do grande números de crimes violentos contra crianças, a imprensa está muito tolerante. |
 |
|
Cesar Barros
, São Paulo-SP - estudante |
| Enviado em 22/4/2008 às 22:09:29 |
 |
| Uma correção: na folha saíu que era o próprio Geraldo e não a mulher que subiu ao palco com Kassab, Serra e Ana Carolina. Esta abraçada a um maço de cartas e sendo abraçada por estes solidários políticos ali presentes. Comovente cena. |
 |
|
Cesar Barros
, São Paulo-SP - estudante |
| Enviado em 22/4/2008 às 21:56:30 |
 |
| Sim, caro articulista, o que estavam fazendo Kassab, Serra e Lu Alkimin em tão concorrido evento se não participando de um comício disfarçado. Informação preciosa, esta, que o caro articulista omite, mas seus leitores não. Mas o gancho forçado com a fala da ministra não escapa a pena arguta do caro articulista.
|
 |
|
João bosco
, Teresina-PI - militar |
| Enviado em 22/4/2008 às 21:22:47 |
 |
| Não entendí. A terceira pessoa é a Dilma? E o Diogo Mainard não sabia? |
 |
|
Fátima Ribeiro
, São João da Boa Vista-SP - Professora |
| Enviado em 22/4/2008 às 20:57:29 |
 |
| Só o faro jornalístico mesclado a uma dose de bom senso poderiam resultar neste artigo de tamanha expressividade e coerência. Infelizmente oi brasileiro é assim: faz tragédias virarem espet´culo;misturam a dor à devoção. Sem dúvida, uma bagunçca generalizada que precisa (ou precisaria) ser combatida.
e como "...água mole em pedra dura...", quem sabe, artigos como esse consigam melhorar esse cenário. Parabéns, Dines! |
 |
|
Antonio Guedes Rangel Junior
, campina grande-PB - psicologo |
| Enviado em 22/4/2008 às 20:30:36 |
 |
| O senhor Alberto Dines, a quem tenho acompanhado, pelo menos, nos últimos 10 anos, por suas observações argutas, tem escorregado ultimamente, muitas vezes em terreno que não teria, aparentemente, nada de escorregadio.
Afinal, pra que introduzir a ministra Dilma no assunto? Por pura vontade de alfinetar o governo Lula. De uma espécie de ouvidor geral dos sem espaço privilegiado de expressão na grande mídia, ombudsman geral, vem se tornando aos poucos mais parecido, na prática, com os que tem criticado. Uma lástima! |
 |
|
José Guilherme de Azevedo Lira Filho
, Caruaru - PE-PE - Administrador |
| Enviado em 22/4/2008 às 20:17:47 |
 |
| Queria entender a citação da ministra Dilma Rousseff no artigo... |
 |
|
Marcos Chaves
, Belo Horizonte-MG - Func. Público |
| Enviado em 22/4/2008 às 20:02:01 |
 |
| Dia 21 de abril: já foi conhecido como um feriado cívico. Nesse país sem memórias e cultura, prolifera de forma voraz o sensacionalismo alimentado por nossas elites midiáticas.
Em um evento de tamanho porte, pergunto: quais foram os "fiéis" que patrocinaram a montagem de tão simples comemoração? O interesse era religioso, pessoal ou público? Neste ultimo caso, só espero que não seja com o que é "público = dinheiro" nosso.
Na nossa terra de liberdade religiosa e de crença e sem desconfianças, qualquer outro segmento religioso que se reunisse para, nas mesmas intenções e com as mesmas condições, contudo sem as mesmas personalidades, com toda a certeza em razão de experiências anteriores, não teriam o mesmo espaço midiático, além de cair sobre estes a desconfiaça de como conseguiram organizar tal evento.
O Brasil precisa ser mudado, não sobre a ótica dessas elites midiáticas e interesseiras, mas pela consciência das pessoas de bem que não se dobram diante dessa tentativa de dominação pela informação perversa, parcial, sensacionalista, dependente ($$$) e de má qualidade.
|
 |
|
Fernando Meiras
, São paulo-SP - Dentista |
| Enviado em 22/4/2008 às 19:59:03 |
 |
| Peralta, o show dos desesperados teve artistas de alta qualidade, não acha? ..rs... |
 |
|
Fernando Meiras
, São Paulo-SP - Dentista |
| Enviado em 22/4/2008 às 19:56:54 |
 |
| A Globo e o OI usufrui do caso Isabella para exercer seu poder de opinião e jornalismo. A relação que Dines faz do caso, com o governo Lula e Dilma, é a sinuca de bico que se encontram essas duas empresas e outras mais: vamos faturar sobre esse caso Isabella ou seria melhor bombardearmos Lula e os cartões corporativos? Diante da impossível recusa em obter a aquisição de consumidores aos seus produtos e serviços, a primeira opção foi escolhida. Os cultos que aqui exprimem sua certeza da culpabilidade do pai e madrasta de Isabella (e por isso se colocam tão qualificados e informados quanto à equipe de investigação do caso), ilustram com toda propriedade, a forma como chegaram a essa conclusão: basearam-se na extrema qualidade das matérias que pululam por aí a fora. Diagramam-se manchetes, abrem-se os microfones para a voz do povo e a catarse nasce como uma estrela. Essa estratégia é muito usada pelos novelistas da Globo: armam suas novelas tendo como personagem sempre alguém que se veste de "povo com sede de justiça a qualquer preço", mesmo que as investigações, testemunhos e depoimentos deixem margem para dúvidas infindáveis e longe ainda de terem sido encerrados. Mas como esse povo sofrido e sedento de projeções sobre os personagens das novelas já não surpreende, ainda esbarram naquela identificação esdrúxula com certos jornalistas e fazedores de matérias para óbvio lucro. |
 |
|
Rafael Alves
, Belo Horizonte-MG - Turismólogo |
| Enviado em 22/4/2008 às 19:42:17 |
 |
| Só falta ser canonizada... |
 |
|
Angela de Barros Emery Trindade
, Rio de Janeiro-RJ - Professora/Advogada |
| Enviado em 22/4/2008 às 19:30:48 |
 |
| Prezados Senhores
Eu não vejo "Fantástico" e muito menos veria o rosto dessas pessoas q., por enquanto, supostamente mataram uma criança. Q. ridículo o fato de se apresentarem na TV! Todos estavam comentando e eu não quis ver.
Agora não adianta chorar. Já está feito e comentado em vários jornais e revistas.
Q. vergonha!!!
Angela Trindade. |
 |
|
Marcio Peralta
, Petrópolis-RJ - Médico |
| Enviado em 22/4/2008 às 16:25:50 |
 |
| Por mais que procurasse não vi a ministra Dilma no show. Ao contrário, lá estavam exercitando sua grande religiosidade os Srs Kassab, Serra e a Dona Lu Alckimin. Compungidos e sem qualquer interesse menor, é claro, se deixaram fotografar e filmar ao lado da pobre mãe e do padre global. A foto é reproduzida hoje nos jornalões.
A assesoria já estava ciente que o cantor Belo não estaria presente fisicamente e o risco de uma foto comprometedora seria pequeno.
Pelo menos o PAC é real. |
 |
|
ognei santos vieira vieira
, Pelotas-RS - corretor de seguros |
| Enviado em 22/4/2008 às 16:14:56 |
 |
| simplesmente patético. |
 |
|
Marcio Peralta
, Petrópolis-RJ - Médico |
| Enviado em 22/4/2008 às 16:13:40 |
 |
| Kassab, Lu Alkmin e Serra , na falta de agenda , correram ávidos para demonstrar sua inclinação para a religiosidade e se deixaram fotografar ao lado da pobre mãe e do padre global. Ainda bem que o cantor Belo não saiu na foto.
O PAC pelo menos é um projeto positivo. |
 |
|
Giovani de Morais e Silva
, Recife-PE - Engenheiro |
| Enviado em 22/4/2008 às 15:58:20 |
 |
| Por essas e muitas razões que não dá para confiar na mídia. O Sr. Dines ia até bem em sua exposição do fato. Até que encaixou uma agulhada no Lula e na Dilma que não têm nada com o acontecido! Ou será que vão culpá-lo desta outra catástrofe, também?Mídia independente???? In your best dreams!!!!! |
 |
|
Calixto ferreira
, salvador-BA - estudante |
| Enviado em 22/4/2008 às 15:44:21 |
 |
| E este artigo tinha o "suposto" objetivo de criticar a globo & Cia., mas o objetivo mesmo era chutar o figado de Dilma. |
 |
|
Alexandre Carlos Aguiar
, Florianópolis-SC - Biólogo |
| Enviado em 22/4/2008 às 15:40:35 |
 |
| Ótima a análise do sr. Miro Junior, e eu acrescento: se a midia e a oposição chinfrim não gostam, pode votar que é bom. |
 |
|
Otto Lima
, Niterói-RJ - Engenheiro Mecânico |
| Enviado em 22/4/2008 às 15:05:54 |
 |
| Por mais hediondo que tenha sido o crime e por menos convincentes que sejam os álibis e as explicações dos acusados, o Inciso LVII do Art. 5º da Constituição Federal é claro: "ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória". E a Imprensa, até que se prove o contrário, não tem competência legal para substituir a Polícia, o Ministério Público e o Poder Judiciário em suas atribuições de investigar, denunciar, julgar e condenar (ou absolver) suspeitos de crimes.
Se o pai e a madrasta de Isabella mataram mesmo a menina, que paguem por isso, mas que não se queime nenhuma etapa do processo judicial, pois, do contrário, inocentes podem ser injustamente condenados e/ou os culpados podem ficar impunes. |
 |
|
Miro Junior
, Sao Paulo-SP - Analista |
| Enviado em 22/4/2008 às 14:49:26 |
 |
| Tava indo bem. Aí se animou e resolveu rasgar a fantasia a um parágrafo do final. Prá que incluir a Dilma nisto? Sou simpatizante do Ciro Gomes, mas daqui a pouco vou acabar me convencendo a votar nela. |
 |
|
Roberto Ramos
, Mairiporã-SP - Jornalista |
| Enviado em 22/4/2008 às 14:43:46 |
 |
| A mídia é um circo.... |
 |
|
David da Silva
, Taboão da Serra-SP - Jornalista |
| Enviado em 22/4/2008 às 14:37:39 |
 |
| Nossa imprensa (o nossa não é só da brasilidade, mas da Humanidade) continua igual à que Billy Wilder denunciou em Ace in the Hole (A Montanha dos Sete Abutres) em 1951. Mas ainda é possível pescar no lodaçal. A farsa televisada de Nardoni e Jatobá, assim como a da parricida/matricida Suzanne, será uma ótima peça da Promotoria. |
 |
|
David Tavares de Matos
, Belo Horizonte-MG - advogado |
| Enviado em 22/4/2008 às 14:19:07 |
 |
| Prezados Senhores, Em que pesem todos os indícios e demais documentos (laudos periciais, etc.) contra o casal Nardoni, acerca da morte da menina Isabella, vale ressaltar, ainda no sentido das três recentes notas referentes ao caso (os abusos da imprensa), publicadas neste site da OI, que a Constituição Federal da República Federativa do Brasil assevera o seguinte, em seu art. 5º, inc. LVII: "ninguém será considerado culpado até o trâsito em julgado de sentença penal condenatória;". Atenciosamente, David Tavares Advogado ATENÇÃO: publicação autorizada, se assim entender a direção do OI Grato. |
 |
|
Fernando Cavalcante Neto
, Fortaleza-CE - Analista de Sistemas |
| Enviado em 22/4/2008 às 13:45:43 |
 |
| (Dicionário Aurélio) comício [Do lat. comitiu.] Substantivo masculino. - 1.REUNIÃO PÚBLICA DE CIDADÃOS PARA TRATAR DE ASSUNTOS DE INTERESSE GERAL, OU em que um candidato a cargo eletivo divulga seu programa. [Cf. ato público.] 2.Assembléia popular, entre os antigos romanos. |
 |
|
Marco Antônio Leite
, SCS-SP - TST |
| Enviado em 22/4/2008 às 12:44:03 |
 |
| Não é mão, mas sim mãe! |
 |
|
Charles Anderson
, Brasília-DF - Estudante |
| Enviado em 22/4/2008 às 12:29:36 |
 |
| Justiça já ? sim sim ! acredito que é isso que "todo mundo" quer !
Mas justiça não apenas no caso da menina de classe média que e jogada da janela de seu apartamento. Justiça também, para os milhares de jovens e crianças que morrem fruto da violência nas grandes cidades, justiça também para as inúmeras brasileiras que sofrem algum tipo de violência doméstica, justiça para todos , não para alguns. |
 |
|
Marco Antônio Leite
, SCS-SP - TST |
| Enviado em 22/4/2008 às 12:27:14 |
 |
| Esses dois espetáculos apresentados pela alienadora mor servem para manter o povo na calmaria e no conformismo da difícil vida que se leva no cotidiano. O crime bárbaro da garota Isabella esta proporcionando considerável dividendo no aumento no IBOPE da rede maior e na esteira vem as filhotinhas com pouco índice de audiência. Quanto ao Showmissa do padre Marcelo e seus coadjuvantes de sempre, com participação especial da mão da menina assassina tem por objetivo mostrar que não existe somente o lado ruim da vida, mas que unidos o povo pode alcançar a paz tão desejada, bem como alavancar a audiência da rede Globo. |
 |
|
Max Suel
, SP-SP - Engº |
| Enviado em 22/4/2008 às 12:21:30 |
 |
| Tudo bem .... o pai e sua esposa foram indiciados ... ainda não são réus .... convém aguardar todas as tramitações do processo que se adivinha de longa duração; contudo algumas colocações se impõem: A polícia (no sentido mais largo da palavra) fez o seu (ótimo) trabalho. A midia faz o seu papel. Não convém comparações com , por ex, o caso da Escola Base; pois aqui as evidências são todas apresentadas pela polícia (novamente no seu sentido mais largo). Posso estar errado, mas estou absolutamente convencido da culpabilidade do pai e da sua esposa. Queria apenas acrescentar: quando um criminoso na frente de muitas pessoas e da midia, pratica um crime, e é detido no ato, ele ainda não é um réu, (se-lo-á) o que não quer dizer que ele não seja culpado (ele é), mesmo sem ser ainda julgado: apenas não foi cumprido o processo. |
 |
|
Antonio Baptista
, São Paulo-SP - funcionário público |
| Enviado em 22/4/2008 às 12:03:43 |
 |
| JUSTIÇA JÁ. O povo deve-se mobilizar. Devemos ir para o anhangabaú. Para as praças, para as ruas. Exigir do judiciário que TRABALHE com vergonha na cara, de forma imparcial. Lugar de criminoso é na cadeia.
Não quero encontrar o Farah na praça de alimentação do shopping que eu frequento com os meus filhos. Não posso concordar que eu pago todos os meus impostos, sou um cidadão honesto e tenho que compartilhar a calçada com um crimonoso.
Devemos aproveitar o momento. Acabar com o "jeitinho", "panelinha" e etc em todo o âmbito da nação. Pois é o que vai dar este caso da menina.
JUSTIÇA JÁ. |
 |
|
Alexandre Carlos Aguiar
, Florianópolis-SC - Biólogo |
| Enviado em 22/4/2008 às 11:22:25 |
 |
| A Justiça existe exatamente para que as decisões emocionais, do povão, do senso comum, não redundem em erros e a sua devida correção não seja tardia. O grande problema é que a Justiça, especialmente no caso dos brasileiros, há muito é inepta e anacrônica. Por isso, o senso comum e a sua expressão, a imprensa, afloram em casos como esse, onde a emoção está falando mais alto. Exacerbou-se a síndrome de C.S.I. americana, de tal sorte que já se decide sobre evidências e provas como peritos gabaritados. Que o casal Nardoni etá caindo de culpado, isso é inegável, mas tivéssemos uma Justiça mais atuante, algumas coisas não precisariam que o cidadão comum desse o veredicto final. |
 |
|
Antonio Carlos Teixeira
, Brasília-DF - Jornalista |
| Enviado em 22/4/2008 às 11:21:33 |
 |
| A entrevista exclusiva do casal ao Fantástico, a um repórter inerte, quase imperceptível, pode ter saído pela culatra. O esforço que Alexandre Nardoni e Ana Carolina faziam para se emocionar chegou a ser comovente. Eu senti por eles. Acredito que eles não precisavam passar por isso. Senti mais ainda pelo repórter Valmir Salaro. Já no programa do Faustão ele antecipava o que viria pela frente. Só não disse que, ao invés de entrevista, o telespectador veria o depoimento livre do casal por 35 minutos. Péssimo jornalismo. Repito o que escrevi aqui ontem: juro que gostaria de ter visto a entrevista e concluído que o casal é inocente. Mas como, se o repórter não fez qualquer pergunta objetiva? Só fez lamentos. Infelizmente, a entrevista não serviu pra nada. Na pior das hipóteses, piorou a situação dos acusados. E sobre a comparação com o governo Lula, concordo com Dines. Até porque, se a justiça tinha dúvidas sobre o uso eleitoreiro do PAC, agora não deve ter mais. A própria candidata do presidente Lula confirmou: ele participava de um comício. Mais claro do que isso, impossível. |
 |
|
vanda viana
, serra-ES - escriturária |
| Enviado em 22/4/2008 às 10:59:41 |
 |
| Eu diria tudo ao contrário: megashow do Pe. MARCELO e ato de Fé fantástico de dona Globo e a PERSISTÊNCIA do DINES em não conseguir concluir um ARTIGO sem que o Governo LULA esteja incluso. |
 |
|
Christian Silva
, Fpolis-SC - Téc.Informática |
| Enviado em 22/4/2008 às 10:56:00 |
 |
| Ok, você escreve isso na comodidade da sua nenhuma relação direta com o caso. O que a opinião pública prega tem a ver com a incorporação da situação alheia, ou seja, e se fosse com você? Apesar de não ser essa a reação da mãe da menina, é certamente a da sociedade, que quer o culpado na cadeia (e, sejamos sinceros, nada leva a crer que não sejam os "indiciados"). Com o povo não há instâncias jurídicas que determinem comportamento "a" ou "b", ainda mais nesse caso, onde pouco se pode dizer a favor dos "culpados". |
 |
|
Charles Anderson
, Brasília-DF - Estudante |
| Enviado em 22/4/2008 às 10:53:01 |
 |
| Uns tempos atrás assistindo a um grande sucesso de bilheteria nos E.U.A, o musical "Chicago" lembrei de uma fato interessante no filme. Uma mulher ao qual mata um homen é presa, para garantir sua liberdade contrata um dos melhores advogados. Em uma conversa ela o pergunta, como vamos ganhar o caso? Ele a responde , imprensa ! Vamos trazê-la para o nosso lado , se conseguirmos o caso é nosso. Isso acontece e eles ganham o caso. A questão é , tanto em Hollywood , quanto na realidade brasileira , a imprensa e uma arma de muito poder , sua influência chega a ser assustadora , quem conseguir trazê-la para o seu lado terá ,concerteza, um grande aliado. |
 |
|
Claudia Zardo
, Uberlândia-MG - Indefinida |
| Enviado em 22/4/2008 às 10:51:02 |
 |
| Fenômeno de simulacro. Quantos disquinhos Marcelo Rossi vai vender? Que boa-ação para a manutenção da imagem diante dos fiéis da Igreja Católica. Todo mundo fazendo grana e construindo a imagem de " gente boa" com a desgraça alheia. A Som Livre comercializa os produtos de quantos e quais artistas presentes ao evento? E assim vamos, o fim do meio é sempre o lucro. A oportunidade é a ferramenta de trabalho do oportunista. |
 |