|
Ney José Pereira
, São Paulo-SP - Contador |
| Enviado em 28/10/2008 às 15:21:05 |
 |
| A imprensa brasileira tem medo de governos democráticos!. Mas, não tem medo de governos ditatoriais!. Nos governos democráticos a imprensa quase vai à falência (econômica). Nos governos ditatoriais a imprensa recupera-se (economicamente) muito bem. Como se explica isso?. Ruy Mesquita diretor do O Estado de S. Paulo confessou que quando o governo ditatorial de Getúlio Dorneles Vargas "tomou" o O Estado de S. Paulo ele estava "falido". Mas, o entregou à familia Mesquita "com muito dinheiro no caixa". |
 |
|
Marcio Flizikowski
, Curitiba-PR - Professor |
| Enviado em 28/10/2008 às 09:33:12 |
 |
| "O presidente é hábil, gosta de antecipar-se, mas agora foi apressado, apressado e incorreto: quem deveria criticar o governo federal – e mais precisamente a Presidência da República – é a imprensa. "
Quem deveria criticiar o GOVERNO FEDERAL é a imprensa? Fui buscar em todas as obras que conheço sobre jornalismo onde eu poderia encontrar esse axioma, meu caro Dines. Função da imprensa é criticar? E eu que pensei que era noticiar os fatos de forma crítica.
Mais que isso: função da imprensa é criticar o GOVERNO FEDERAL? Os governos estaduais e municipais, não? Aliás, em uma eleição municipal, a análise não deveria ficar mais focada nas realizações dos prefeitos? Ainda mais quando um dos candidatos é o atual prefeito e outro é ex-prefeito como em São Paulo? Caro Dines, só posso te dizer que você foi apressado, muito apressado. |
 |
|
Márcio Antônio Rezende
, são paulo-SP - jornalista |
| Enviado em 28/10/2008 às 08:59:05 |
 |
| O caldeirão de besteiras propoladas pelo Dines só escorre pelo lado do PT. Foi ele mesmo que chamou de "polícia petista" o episódio no qual denunciamos o PIG (Partido da Imprensa Golpeista - by PHA). Parece que o Dines ainda acredita numa verdade única, da qual ele e os seus sejam os portadores. NADA mais tendencioso que a imparcialidade. Nada mais perigoso que subir no muro prá atirar pedras... Pousar no muro é coisa de tucano... |
 |
|
Cassio Muniz
, EUA-IN - Estudante |
| Enviado em 28/10/2008 às 02:55:12 |
 |
| Caro sr. Dines,
Gostaria que o senhor desenvolvesse a tese segundo a qual a imprensa tem medo do Lula. Por favor, não se esqueça de identificar de qual imprensa o senhor trata.
Vai ai um título: "A imprensa que medo do presidente que tem medo da imprensa".
|
 |
|
WERNER PIANA
, BHZ-MG - RAD |
| Enviado em 28/10/2008 às 01:16:36 |
 |
| jornalista(?) Dines. Me desgradou profundamente o TAPA que levei na cara neste fim de noite desferido pelas palavras insensatas neste teu comentário. Rapaz, a idade não tem lhe caído bem. Me lembro que no fim da ditadura vc era alguém de centro-esquerda. Porque o grande presidente LULA tanto lhe incomoda, a ponto do sr. distorcer tanto a realidade? Desejo sincero, melhoras ao sr... |
 |
|
Karla SM Coutinho
, Rio de janeiro-RJ - Administradora/Tradutora |
| Enviado em 28/10/2008 às 00:49:40 |
 |
| É chocante o nível de tendenciosidade passional dos leitores deste site, que interpretam as afirmações dos redatores, normalmente ponderadas e equilibradas, como tendenciosas como as suas próprias. É um tal de defender nomes e partidos, ou ainda, apontar-se defeitos de terceiros como se isso desmerecesse as observações feitas, que chega a ser cansativo de ler. Acho que deveriam mudar de canal para fonte de informações, decididamente, o Dines não merece tratamento tão desrespeitoso. E é verdade, sim, programas onde ocorriam debates e denúncias políticos, com conseqüentes críticas aos protagnistas da cena política, têm simplesmente saído do ar, ou tido seus âncoras dispensados - a imprensa não está, como também não era no governo federal anterior (antes que venha alguém reclamar da crítica ao atual) livre e soberana, além de obviamente não ser, como um todo, imparcial, papel este que o OI representa muito bem. |
 |
|
Karla SM Coutinho
, Rio de Janeiro-RJ - Administradora/Tradutora |
| Enviado em 28/10/2008 às 00:07:10 |
 |
| É de se perguntar igualmente a quem faltou ver o vice-presidente fazendo campanha eleitoral pró-Crivella, do RJ. Se não for crime eleitoral, é no mínimo de uma falta de ética deslavada e cínica. Outro ponto que chama a atenção foi a da manipulação da opinião pública, ao declarar-se que no caso de sucesso de candidato X (para E. Paex, RJ) a cidade do Rio de Janeiro seria privilegiada em termos de verbas públicas federais. A baixeza é tamanha que sobra indignação e faltam palavras para expressar o asco. Eleições 2008: retrocesso nacional! Como já disse o escritor: "Não verás país nenhum..." |
 |
|
Leonardo F de Jesus
, Salvador-BA - Universitário |
| Enviado em 27/10/2008 às 23:31:14 |
 |
| Me sinti tão mal ao ler esta matéria, não q admire o Pt ou Lula, mas fico achando q o Dines está subestimando a nossa inteligência com toda essa PARCIALIDADE. Porém, ñ vou me precipitar, quem sabe ele não está preparando um artigo para criticar os outros também?
|
 |
|
Sandro Sousa Araújo
, Brasilia-DF - Servidor público |
| Enviado em 27/10/2008 às 22:57:37 |
 |
| Dines, realmente é impróprio, é anti-ético que um presidente participe de modo tão ativo de uma campanha. Mas se a imprensa olhou para o outro lado, como o senhor disse, por causa da crise e dos efeitos nos grandes e pequenos "conglomerados" da mídia brasileira então a mídia vendeu-se. Antecipadamente.E como já se vendeu, o melhor mesmo é não pagarmos e também não darmos crédito ao que se publica. Nem para o bem nem para o mal. Duas dicas: 1) escreva sobre o nada. È mais produtivo; 2) Reúna seus colegas e cobrem a fatura ao governo. Ele tem fama de péssimo pagador. |
 |
|
Adriano Finozzi Molero
, São Paulo-SP - Analista de Sistemas |
| Enviado em 27/10/2008 às 22:53:01 |
 |
| Novamente o Alberto Dines nos oferece essa besteira travestida de crítica à imprensa envolta em falsos moralismo e ética profissional.
A imprensa interrompeu momentâneamente o golpe contra a democracia brasileira por ocasião das eleições porque havia ficado provado que atacar com mentiras ao presidente Luis Inácio Lula da Silva e também ao Partido dos Trabalhadores fazia o atacante perder eleitores, tornando assim evidente que oposição política e imprensa são hoje uma entidade única. Se essa "imprensa" a que o Dines se refere continuasse com as mentiras anti-esquerda, faria a oposição perder mais votos porque refrescaria a memória que temos dos golpistas. Onde, durante a eleição, estavam Artur Virgílio, Álvaro Dias e Fernando Henrique Cardoso? Escondidos? |
 |
|
PAULO PEREIRA
, S J CAMPOS-SP - . |
| Enviado em 27/10/2008 às 22:45:40 |
 |
| Tentando compreender o raciocínio do Dines, lembrei-me das "Ligações Perigosas" (Sérgio Augusto e Liberati) na revista Bundas. |
 |
|
Thomaz Magalhães
, São Paulo-SP - jornalista |
| Enviado em 27/10/2008 às 21:14:20 |
 |
| Discordo do que anota Alberto Dines nesta matéria. Tudo que ele cita como não visto, observado, criticado pela imprensa, está publicado. E pode ser comprovado por uma olhada básica nos jornais, revistas, sites e blogs. Aqui com um viés, acolá com outro. Mas está tudo registrado. |
 |
|
Marcelo Ramos
, São Paulo-SP - Publicitario |
| Enviado em 27/10/2008 às 20:46:59 |
 |
| Galera, né brincadeira não, o pessoal daqui de São Paulo foi muito bem descrito pelo Carlos Mendes e pelo Alfredo Sternehein. Por falar em vida pessoal, que Dines mencionou no penúltimo parágrafo, alguém aqui lembra como Collor venceu as eleições no segundo turno contra Lula? Foram atrás da ex-esposa, deram grana para a coitada, e deram um texto pra ela falar. São as mesmas pessoas que se "indignaram" por a Marta ter feito referência à vida pessoal do Kassab. O engraçado é que a oposição está passando por um processo de osmose. Já "chuparam" o programa social das esquerdas, agora o Kassab veio a público dizer que vai "governar para os pobres". Eu queria ver era ele dizer isso antes da votação. Ah, quanto ao Dines, ele não vai falar mal do Serra, nem ele nem a Folha. Os jornais de São Paulo são de direita. A diferença é que, durante o governo Lula, muitos limites foram rompidos e muitas máscaras se quebraram. A Folha tinha máscara de imparcial. Como lembrou o Nelson Lott, porque o Dines só fica indignado com Lula e não se indignou quando FHC fez campanha para Serra? |
 |
|
edson sanches
, são paulo-SP - téc. adm. |
| Enviado em 27/10/2008 às 19:17:09 |
 |
| Nossa! O Sr. Dines cada vez se torna mais pobre. Essa generalidade chamada Imprensa é tão ou mais hipócrita que a generalização que se comete ao chamar de "povo". Segundo, a Imprensa tem medo? De medo o que, cara pintada? Ela, pelo menos a tal golpista, procurou sempre deslegitimar através de preconceitos, no momento de picos expressivos de popularidade do presidente, é como se procurasse dissimular.
O mais estranho é procurar obscurecer a carreira da sra. Marta, que sempre lutou pelos direitos de cidadania e de liberdade. O sr. Kassab parece aquele ser mefistotélico, cuja aparência parecer esconder o seu idealizador. Ele não tem passado, o futuro é incerto... |
 |
|
Washington Ferreira
, Ubá-MG - Jornalista |
| Enviado em 27/10/2008 às 19:11:27 |
 |
| Bela crítica. Espero ansioso por outra, do mesmo nível, acusando a interferência indevida de José Serra nas eleições da capital paulistana e o manto protetor da imprensa blindando Serra contra as cretinices cometidas na greve dos policiais e no assassinato da jovem Eloá.
Se o Dines é realmente um jornalista, que as faça também. |
 |
|
justo justus
, são paulo-SP - analista de sistemas |
| Enviado em 27/10/2008 às 18:28:30 |
 |
| Para que o "grito dos indecentes" possa ser abafado pela verdade, e tão somente em nome da verdade, é necessário que o Sr. Dines conheça por quem a imprensa CALOU-SE...
23 de outubro de 2008
O juiz Marco Antonio Vargas, da 1a Zona Eleitoral, rejeitou nesta quinta-feira o pedido de cassação da candidatura de Gilberto Kassab (DEM), por ter entregue em evento do Metrô um cheque de 198 milhões de reais para obras ao governador José Serra. Mas foi determinada a aplicação de multa ao prefeito, à candidata a vice, Alda Marco Antônio, e à Coligação São Paulo no Rumo Certo. Cada um terá de desembolsar R$ 5.320,50.
Isto não impróprio, nem indevido e muito menos anti-ético, não é verdade Sr. Dines?
Ah...já sei, você não viu... estava ocupado olhando para o outro lado...
Eu sei....bem sei...!
|
 |
|
edisio araújo de oliveira
, planaltina df-DF - comerciário |
| Enviado em 27/10/2008 às 18:26:55 |
 |
| gente largue de se bobo, dines [ ], ele não quer criticar a imprensa ele quer atacar lula, ele ainda não enxugou as lágrimas da derrota, não se conforma com um ex-metarlugico,nordestino,pau de arara,sapo barbudo,comunista,proletariado na presidencia da republica, ele sabe que essas eleições e para prefeituras e não para a presendência da república. |
 |
|
Ivan Moraes
, Newark, NJ-MG - sem profissao |
| Enviado em 27/10/2008 às 17:52:53 |
 |
| "começo a acreditar que não seja vc o autor deste e de certos textos": eh um texto macon desde o segundo ate o ultimo paragrafo. |
 |
|
Ivan Moraes
, Newark, NJ-MG - sem profissao |
| Enviado em 27/10/2008 às 17:46:27 |
 |
| "O presidente da República é eleitor, vota, tem direito a preferências, mas é antes de tudo um magistrado, cabe a ele dar o exemplo de isenção, equilíbrio": o nome dele eh Lula. Nao eh gilmar mentes. |
 |
|
Carlos N Mendes
, Santos-SP - industriário |
| Enviado em 27/10/2008 às 17:15:58 |
 |
| Putz, é mesmo... QUÊ jornal tem medo do Lula ? Where ? When ? Why ? Who ? Quanto ao Kassab, não é um desconhecido : gosta de arrastar manifestantes para fora de postos de saúde, acha que mendigo não tem direito a dormir em banco de praça - devem ser bancos dignos do Hilton, esses bancos kassabistas -, tratou as placas paulistanas como se TODAS fossem poluição visual - esse homem morreria de prazer se dessem Tóquio para ele fazer o mesmo -, e o principal : ele é ANTI-PT ! QUALQUER ANTIPETISTA se dá bem em São Paulo ! É só fazer o teste da fila do pão : chegue num grupo de pelo menos 3 paulistanos e diga "e esse Lula, ehin?". Surpresa vai ser se alguém defender o pernambucano. Ah, sim , o cara é petista e nordestino. A música do Ira! já diz tudo : "Não quero ver mais essa gente feia/Nem quero ver mais uns ignorantes,/Eu quero ver gente da minha terra/Eu quero ver gente do meu sangue." Só não sei se a imprensa reflete a mente das pessoas ou se é vice-versa. Qualquer que seja o caso, a tristeza é a mesma.
|
 |
|
Carlos N Mendes
, Santos-SP - industriário |
| Enviado em 27/10/2008 às 16:53:56 |
 |
| Max Suel, permita-me um pequeno aparte : Santos rejeitou e continuará rejeitando o PT. Por dois motivos : CHUVA de aposentados paulistanos - em 2001 havia 23 % de aposentados nesta cidade, contra 22 % de trabalhadores (quem dirá hoje); em sua maioria paulistanos donos de apartamentos de temporada, que vieram para cá viver o resto de seus dias longe da Máquina-de-fazer-Louco que eles mesmo criaram; vivi em um edifício onde 32 dos 54 apartamentos eram de temporada, conheci todos e sei o que pensam essas pessoas (havia até foto do Medici na parede!). E segundo, o único jornal é absolutamente conservador. Quando faleceu o ex-prefeito pelo PT Capistrano, o editor desse jornal conseguiu ofender a memória do homem, coisa que só a Veja costuma a fazer. A TV Globo regional é associada a esse jornal. Não há o contraditório aqui. É triste ver uma cidade com pessoas de quase 70 países na lista telefônica tendo a mentalidade de uma província. Santos é um grande exemplo de feudalismo ideológico, e só não é pior porque os trabalhadores do Parque industrial de Cubatão moram aqui. |
 |
|
Marco Antônio Leite
, São Caetano do Sul-SP - TST |
| Enviado em 27/10/2008 às 16:48:58 |
 |
| Hoje será amanhã, amanhã será que foi ontem, bem como será futuro e ontem será passado. Entra ano, sai ano e na política nada muda, pois hoje Aécio é PSDB, amanhã poderá ser PPS, ou então estar coligado com o Lula. Serra hoje é PSDB, mas amanhã poderá ser DEM já que seu filhote Kassab pertence a essa agremiação política. Ou então se filhote querido poderá ser PSDB, a fim de acompanhar o pai político, já o sorvete de chuchu amanhã estará no PMDB para entrar em confronto político com o Serra o bom acomia. Portanto, o hoje, o ontem, o amanhã, o passado e o futuro se misturam como farinha e água e, assim caminha os interesses políticos em detrimento do trabalhador comum. Até amanhã que será hoje e, virará amanhã? |
 |
|
alfredo sternheim
, são paulo-SP - jornalista-cineasta |
| Enviado em 27/10/2008 às 16:44:32 |
 |
| Dines, você é de uma parcialidade chocante, menospreza os leitores do Observatório. E ochecão de Serra-Kassab que valeu condenação e multa irrisória do tribunal eleitoral? E as aparições de Serra na campanha Kassab? E a blindagem da imprensa paulista diante de dois episódios envolvendo a segurança pública, ambas subordinadas ao governo do estado (tucano-Dem): o sequestro de Santo André com aquele despreparo que ficou patético nas cenas da escada por onde o bravo e mal pago PM subiu e na da confusão que impedia o médico de chegar mais depressa as vitimas; e a greve da polícia civil que evidenciou o despreparo do governador para essa questão que se arrasta há mais de um mês com prejuizos para a população. O Caos aéreo rendeu em você, Dines, muito mais indignação. Por que será? Por que tudo que respinga no governo do estado de SP não encontra eco nos articulistas freqüentes do Observatório? Por que o Observatório não cobra maior cobertura da imprensa paulistana sobre a questão dos defensores públicos, cada vez mais grave? Porque é uma questão do governo estadual. Por que não cobra ética de um jornal que tem comentarista política anti-petista casada com marqueteiro de Kassab? Ah, quanta ambiguidade. Que indignação seletiva a tua. Mas você é democrático, publica os protestos, coisa que algumas colunase blogs de outros jornais não fazem. |
 |
|
Sérgio Pestana
, Rio de Janeiro-RJ - economista |
| Enviado em 27/10/2008 às 16:31:24 |
 |
| Todo meu apoio à Suely Gomes. Você, minha cara, resumiu bem o que a opinião do colonista Dines. Um abraço. |
 |
|
Zé da Silva Brasileiro
, Belo Horizonte - MG-MG - Bancário |
| Enviado em 27/10/2008 às 16:04:14 |
 |
| Concordo plenamente com o ilustre, conceituado e imparcial jornalista. Enquanto governadores como José Serra, Aécio Neves, Jacques Wagner, Sergio Cabral e outros tiveram um comportamento de magistrados, pairando acima das paixões políticas com grande indiferença, o presidente Lula destoou completamente. A mídia, que tanto fiscalizou os governadores, denunciando os mais insignificantes deslizes de forma implacável, omitiu-se completamente em relação ao comportamento destoante do presidente da república... |
 |
|
Rogério Ferraz Alencar
, Fortaleza-CE - ATRFB |
| Enviado em 27/10/2008 às 15:14:21 |
 |
| Quanta raiva, hein? Imaginem se Marta tivesse ganho a eleição...///Justo Justus, gostei da expressão: O silêncio dos indecentes.///Hélcio Lunes diz que quem conhece o PT, não vota no PT. Imagine se votassem...O PT foi o partido que mais cresceu e, como bem lembrou Mairo Zancanaro, ganhou em 20 das 79 maiores cidades do Brasil. |
 |
|
nelson lott
, Rio Grande-RS - metalúrgico |
| Enviado em 27/10/2008 às 15:08:46 |
 |
| Em que artigo da constituição consta que o presidente da república deve atuar como magistrado nas eleições? Governadores e demais autoridades não deveriam comporta-se de idêntica forma? imprensa? Só é cobrado distanciamento olimpico do presidente Lula e nunca dos seus antecessores. JK fez campanha para Lott, FHC fez campanha para Serra , Itamar Franco fez campanha para FHC e por áí afora. Havia até uma expressão para o falso apoio presidencial "cristianizar" o candidato. Nada ligado às pias batismais, consultem os livros didaticos.
Todos os jornais informam do fundamental apoio de Serra para eleger Kassab, do Aécio para eleger Lacerda, do Sérgio Cabral para eleger o Paes. Só o Lula estaria ética e magestraturaticamente proibido de fazer campanha, como se juiz e não político fosse.
Aliás, pela leitura dos jornais ninguém se elegeu pelos seus próprios méritos ou perdeu a eleiçao por seus próprios defeitos. ACM Neto posa sorridente-vitorioso com os dedos em "v" como se fosse ele o responsável pela vitória do candidato que o derrotou no primeiro turno e a quem teve de apoiar no segundo - junto com Lula - para não se ver excluído da politica regional.
Política não é campeonato de futebol. Enquanto houver eleições só haverá um vencedor: o povo. Vencidos, só o autoritarismo, o pensamento único, o arbítrio,
Kassab eleito por Serra e Gabeira derrotado! Menos, menos. |
 |
|
Marco Antônio Leite
, São Caetano do Sul-SP - TST |
| Enviado em 27/10/2008 às 14:57:10 |
 |
| Gostaria de saber por que este site não fala mal do Serra. O medo do Alberto Dines impede que ele se manifeste sobre as lambanças do governador do Estado, ou o Serra é sócio deste veículo de comunicação de massa da pequena burguesia. Aguardo uma resposta plausível? |
 |
|
Ney José Pereira
, São Paulo-SP - Contador |
| Enviado em 27/10/2008 às 14:53:19 |
 |
| Ué, se essa tal imprensa livre e democrática não tinha medo dos presidentes militares, por que tem medo desse presidente civil?. Os valores da democracia não são universais?. Ou teremos uma democracia imprensática-lulática?. Ao gosto da imprensa e do presidente?. Por respeito à democracia: Não tentem, pois, não conseguirão implantar neste país uma "democracia relativa imprensática-lulática". O povo não concordará!. Nem com a imprensática nem com a lulática. A imprensa deverá voltar a ser livre e o Lula deverá aceitar as decisões do povo nas urnas. Se o governo continuar lulático após as eleições presidenciais em 2010, tudo bem. Foi a vontade do povo. Pois, se o tal Lula conseguir a não-alternância do poder, o mérito é dele e ainda com o aval do povo. Mas, se o tal Lula não conseguir o terceiro mandato (via sucessor ou sucessora) é necessário (e democrático) que ele deixe quem for eleito presidenciar este país. Mesmo porque se não deixar será proscrito!. Chega de lulacionismo!. Os tempos das bravatas já pereceram. O povo quer e merece ser governado de verdade. Sem sofistarias. A democracia não é nem petática nem lulática. A democracia é povática. Brasileirática. Jamais deve ser errática!. |
 |
|
Ney José Pereira
, São Paulo-SP - Contador |
| Enviado em 27/10/2008 às 14:33:20 |
 |
| Esta eleição me lembrou a eleição de 1982 a qual foi com voto "vinculado". Votava-se (obrigatoriamente) nos candidatos somente de um partido (todos os votos num só partido entre os candidatos). A semelhança está em votar nos candidatos a prefeito das capitais ("obrigatoriamente") nos candidatos do governador. Agora só falta -para "oficializar"- que no futuro os votos para governador e prefeitos de capitais sejam "vinculados". Por que os governadores têm tanta vontade de que os prefeitos de suas capitais sejam os seus preferidos?. E nas outras cidades, pode ser qualquer um?. Por que os governadores não deixam a cargo do povo a eleição dos prefeitos das capitais?. Como pode um lulático presidente desta República gastar uma fortuna para eleger o prefeito de sua cidade residencial?. E como será em 2010?. O peto-presidente desta República quebrará o Banco Federal, mas, fará o seu sucessor?. Aliás, a sua sucessora?. Pô, daqui a pouco daremos crédito à tal "democracia relativa". Se continuar assim o povo acabará delegando (compulsoriamente) o direito de eleger os seus representantes aos "ditadores civis" desta República (ou Republiqueta?). Esse tal Lula e seus admiráveis governadores ressuscitarão o "colégio eleitoral"?. Nomearão prefeitos das capitais?. Prorrogarão "mandatos eletivos"?. O Lula não suportará ficar ausente por quatro anos do Palácio da Alvorada?. Haverá crepúsculo?. |
 |
|
Eduardo Castro
, Inhambupe-BA - Professor |
| Enviado em 27/10/2008 às 14:26:03 |
 |
| O povo brasileiro é muitas vezes levados pela as promessas de cada político, não vejo nada de mais que um presidente faça a campanha para os seus candidatos a prefeitos ou qualquer outro cargo publico, o que não pode é que um prefeito use a máquina administrativa para se beneficiar ou beneficiar o seu candidato.
Acabou política e a partir de agora o povo mais humildes perde o seu valor, é preciso mudanças em todo o Brasil.
http://eduhistoriador.blogspot.com/ |
 |
|
Eduardo Goulart
, Niteroi-RJ - Estudante |
| Enviado em 27/10/2008 às 14:20:21 |
 |
| É Dines, na era FH você era elogiado aqui neste observatorio pelas críticas que fazia ao governo. Agora, na era Lula, a maioria petista de leitores desse site acusa você de passar para o outro lado, de não ser mais "imparcial". Quer dizer, quando você criticava FH você estava fazendo seu trabalho de jornalista, agora quando você critica o governo Lula, é porque você se vendeu a grande mídia.
É por esse motivo que eu afirmo que existe pouca gente interessada numa imprensa realmente imparcial nesse país.
Se existe um interesse mercantil dos meios de comunicação, da outra parte existe um interesse visivelmente partidário e ideológico de aliciamento da imprensa, onde o interesse realmente público se confunde com o interesse dessa militância.
Imparcialidade de fato é letra morta neste debate. |
 |
|
Angelo Cuissi
, Rio de Janeiro-RJ - fotógrafo |
| Enviado em 27/10/2008 às 14:12:41 |
 |
| Dines, você tem toda a razão. A vitória de Paes no Rio, além de ser um exemplo do uso mais baixo da máquina estatal e econômica para fins eleitoreiros, foi baseada no apoio dos governos federal e estadual ao PMDB. Lula apareceu em propagandas ao lado de Sérgio Cabral e Paes, defendendo a unidade entre as três esferas (uinião, estado e município). Então, é assim que funciona? O Presidente da República só será parceiro das prefeituras que o interessarem? E eu pergunto: que direito ele tem de dizer isso? Não governa para todos, afinal?
Enquanto criticam o PSDB, não vêem no que a esquerda está se tornando. |
 |
|
ricardo valim
, são paulo-SP - advogado |
| Enviado em 27/10/2008 às 14:09:56 |
 |
| Dines, se você conseguiu identificar a imprensa que tem medo de Lula, avise-me, pois preciso lê-la urgentemente. Aqui em São Paulo, só consigo acesso à imprensa que tem medo do Serra. |
 |
|
Rogério Oliveira
, Salvador-BA - micro-empresário |
| Enviado em 27/10/2008 às 13:29:49 |
 |
| É impressionante, Lula conseguiu uma façanha incrível, o Efeito Teflon que faz com que nada nele grude, agora também serve para o povo brasileiro, ou seja, nado do que ele fala é levado em consideração... não gruda! Ele fala mais que radialista, todo dia tem uma palavrinha dele na mídia, como nunca antes nesse país um presidente falou tanto. Pode falar coisa o que quiser que o efeito de suas palavras é zero. Houve épocas em que cada palavra de um presidente tinha potencial bombástico. |
 |
|
Hélcio Lunes
, São Paulo-SP - Administrador |
| Enviado em 27/10/2008 às 13:28:06 |
 |
| Pois é Dines, onde Lulla foi, seus candidatos foram mal! Em Natal, a candidata petista tomou um vareio da Micarla-PV. No Rio Grande do Sul, a candidata apoiada por ele, Maria do Rosário-PT também tomou uma tunda do Fogaça-PMDB. Em Salvador, onde o PT traiu seu antigo aliado, Walter Pinheiro-PT, conseguiu tomar uma lavada de João Henrique-PMDB apoiado pelo DEM.
Last but not least, Marta Suplicy Favre foi desterrada de São Paulo pelo desconhecido Gilberto Kassab do DEM, e está, juntamente com o Sr. seu marido, Luis Belizário Wermus, desempregada!
Ou seja, quem conhece o PT, não vota no PT! |
 |
|
Marco Tognollo
, São Bernardo do Campo-SP - sem profissão |
| Enviado em 27/10/2008 às 12:55:04 |
 |
| Fazia tempo que não acessava o OI. Dines continua com observação seletiva. Esqueceu de falar sobre o Afif na campanha do Kassab....
|
 |
|
Mairo xZancanaro
, florianopolis-SC - aposentado |
| Enviado em 27/10/2008 às 12:52:10 |
 |
| Caro max, para sua informação, sobbre grandes cidades olhe estes dados,,, vencedores nas cidades com mais de 200 mil eleitores.....
PTB...3= PSB...4 = DEM... 5 = PSDB... 13 PMDB... 17 E PARA SEU DESGOSTO, DE O ALBERTO... PT.....20..... se olhar os partidos que o apoiam..... nem da pra comparar, por isso não foram so nas pequenas,,, a queres ver quais as cidades????? http://eleicoes.uol.com.br/2008/ultnot/infografico/2008/10/26/ult6164u18.jhtm.... a e quanto a vitoria em são paulo,,, na presidencial tambem o LULA perdeu,,, mas no total como foi???? |
 |
|
Claudio R. Nascimento
, São José dos Campos-SP - Coord. Projetos |
| Enviado em 27/10/2008 às 12:51:04 |
 |
| Dines,
Não sei se vc já percebeu, mas esta tua mania de perseguição ao Presidente Lula e ao PT, ou melhor de favorecimento ao PSDB e ao DEMOS está dando muito na cara... ainda que isto seja autêntico de tua parte, não condiz com alguém que deveria analisar os acontecimentos e fatos de forma imparcial, se bem que imparcialidade não é algo que se encontra em nossa mídia nativa, da qual tua ilustríssima pessoa faz parte... |
 |
|
ubirajara sousa
, slz-MA - psicólogo |
| Enviado em 27/10/2008 às 12:44:18 |
 |
| Professor Max Suel, esta sua frase ( No Rio de Janeiro o PT é minúsculo e sem votos) destoa totalmente do que afirmou o Eduardo Paes, prefeito eleito do RJ: "O governador articulou a minha campanha, mas devo esta vitória ao Presidente Lula". E aí, em quem acreditar, em você ou no prefeito eleito? |
 |
|
Antonio Carlos sILVA
, Rio de Janeiro-RJ - Funcionário Público |
| Enviado em 27/10/2008 às 11:49:14 |
 |
| Ô Dinis, deixe de tucanagem e fale a respeito do partidarismo escancarado (e até criminoso) da porca mídia/imprensa nas eleições em SP e RJ .
Saudações Nacionalista !
|
 |
|
ricardo zanoni
, São Vicente-SP - Aposentado |
| Enviado em 27/10/2008 às 11:47:32 |
 |
| Deixa eu ratificar o Ubirajara Sousa e o Gersier Lima. E acrescentar : Que comentário mais tendencioso ! Cara, tu já foi melhor, ô xente ! |
 |
|
Ricardo Pereira
, Campinas-SP - quimico |
| Enviado em 27/10/2008 às 11:45:15 |
 |
| Só uma duvida: nao sabia que um presidente era tambem magistrado. Pensei que isto fosse sinonimo de juiz. Agora, qto ao texto, eu acho que o melhor que se faria pelo pais é eleger um presidente surdo-mudo. Ahi fica de bom tamanho pra vc, Dines? Como se diz em Limeira: ME ECONOMIZA! |
 |
|
Max Suel
, SP-SP - Engº |
| Enviado em 27/10/2008 às 11:42:35 |
 |
| A rejeição ao PT em SP é enorme. Observe-se também que em outras grandes cidades onde o PT já governou, a turma não quis saber do PT: Porto Alegre, Campinas, Santos, Santo André, Ribeirão Preto. No Rio de Janeiro o PT é minúsculo e sem votos; em Belo Horizonte uma esdrúxula "aliança" PTxPSDB deu uma vitória meia-bomba (a campanha foi uma baixaria só...). Em São Bernardo a campanha do PT foi milionária (quem financiou?). O fato é que o pres Lula não transferiu sua popularidade aos candidatos petistas (exceção de Guarulhos e São Bernardo em SP). Muitos políticos saíram menores do que entraram na campanha: ex: Alckmin, Marta; já outros mesmo peprdendo ganharam: caso de Gabeira (é um sortudo este Gabeira, saiu-se muito bem e não terá o "abacaxi" nas mãos). |
 |
|
Suely Gomes
, São Paulo-SP - professora |
| Enviado em 27/10/2008 às 11:25:07 |
 |
| A imprensa e voce incluido não questiona é o PSDB! Veja o que aconteceu em São Paulo. Um prefeito totalmente inespressivo, com uma história no mínimo suspeita, fazendo um governo medíocre, foi reeleito graças à imnesa ajuda da imprensa falada e escrita! É lamentável! A cidade de São Paulo merecia melhor sorte! |
 |
|
Odonir Oliveira
, São Paulo-SP - aposentada |
| Enviado em 27/10/2008 às 11:18:47 |
 |
| Sou carioca, voto em SP. Vergonha por vergonha, meia dúzia é igual a seis. A política é tão ridícula... agora, que fiquem claras as nossas posições: eleitores, eleitores-colunistas, eleitores-blogueiros. Chega de cabotinismos... vamos melhorar o país. A mídia tem enorme responsabilidade nisso, principalmente aqueles que são considerados formadores de opinião e desfrutam de certa credibilidade.Reflexões, reflexões.
|
 |
|
sergio ulpiano
, sao paulo-SP - comerciario |
| Enviado em 27/10/2008 às 11:18:30 |
 |
| Não jogue fora o que resta de credibilidade da imprensa com hipocrisias. Todos tentam interferir, e só somos leitores do site, por que, aonde mais falta etica é na imprensa. |
 |
|
Victor Barone
, Campo Grande-MS - Jornalista |
| Enviado em 27/10/2008 às 11:11:46 |
 |
| Ao que parece viveremos (nós, jornalistas) eternamente equilibrados sobre a fina lâmina que separa ética de sobrevivência. Que tal um “financiamento público de mídia” para que a imprensa possa, de fato, cumprir seu papel social? A luz no fim do túnel parece tão longínqua...
http://escrevinhamentos.blogspot.com/ |
 |
|
justo justus
, são paulo-SP - analista de sistemas |
| Enviado em 27/10/2008 às 11:04:56 |
 |
| PS: Sobre a multa do "checão" do Kassab recebido pelo governador (já eleito para presidente em 2010) o senhor tem algo a falar?
Nada?
Silêncio?
Certamente não é os silêncio dos inocentes...
Deveríamos talvez lançar um novo filme.."O silêncio dos indecentes"? |
 |
|
justo justus
, são paulo-SP - analista de sistemas |
| Enviado em 27/10/2008 às 11:02:15 |
 |
| Decepcionante seu comentário.
"foram atípicas porque ninguém falou mal do governo federal"
Em momento algum o seu comentário, à parte de ser incorreto, por ser tendencioso, conseguiu desmentir o enunciado.
O respeito que tenho pelo jornalista me impede de tecer outros comentários do porquê pensa assim, porém "Nossa mídia" , virgula, cara pálida.... |
 |
|
João Silva
, Lorena-SP - Universitário |
| Enviado em 27/10/2008 às 10:34:36 |
 |
| A muito tempo o Dines parou de pensar... esta na hora de se retirar do palco... ele tem duas missões que ele se dedica: 1) ser totalmente parcial e tendencioso e 2) ele adquiriu a "cristofobia".
|
 |
|
José Tadeu Genaro
, Curitiba-PR - engenheiro |
| Enviado em 27/10/2008 às 10:31:27 |
 |
| Alberto; Você entende que a mídia deveria criticar ainda mais o Lula? Cada vez eu desconfio mais de seu "poder"de análise da mídia, teu cavalo de batalha. O fato é que nenhum candidato da oposição não criticou o Lula em nenhum momento, você concorda?? Em relação ao teu julgamento se a Marta lutou ou não contra a ditadura tua análise é triste, na tua concepção a luta começã com a data de filiação ao PT? Agora em relação a você durante a ditadura não temos dúvida, você era da folha , aquela dos cães de guarda, e se limitava a criticar a imprensa, por que você não era tão incisivo com os generais ou seus aceclas? [ ] |
 |
|
Natan Cunha
, Belo Horizonte-MG - Estudante de Ciências Sociais |
| Enviado em 27/10/2008 às 10:05:10 |
 |
| E a nossa imprensa não abriu o bico simplesmente porque tem medo do presidente. Medo este agravado pela catástrofe financeira mundial que logo deverá envolver os grandes e médios grupos de comunicação.
Vê-se por essa citação como você desconhece a mídia nacional e os grandes oligopólios midiáticos. Nem Collor, o primeiro presidente a sofrer impeachment, foi tão rechaçado pela imprensa como acontece com Lula. Conquanto a análise dependa de pontos de vista diversos, dizer que o presidente, bem como o Governo Federal em sua totalidade, é fechar os olhos para o que de fato acontece com as grandes empresas midiáticas.
Então Serra pode auxiliar Kassab em São Paulo, fazendo uso até mesmo da máquina pública (como aconteceu e NÃO FOI noticiado por nenhum veículo além da internet)? Aécio pode aparecer em todos os programas eleitorais de Lacerda, controlando diretamente toda a campanha e diretrizes?
Não vou direcionar meu comentário a ataques infantis. Prefiro algo embasado na realidade. Vamos, Dines, use um pouco da sua inteligência! Não limite-se aos grandes centros de comunicação nem acredite em tudo o que lhe é passado de forma fácil e pronta. |
 |
|
ubirajara sousa
, slz-MA - psicólogo |
| Enviado em 27/10/2008 às 10:01:38 |
 |
| "Em 2004, também em São Paulo e também em favor de Marta Suplicy, o presidente chegou a ser multado pela Justiça Eleitoral, fato inédito." Inédito mesmo e foi inédito por ter sido o Lula. Os outros que interferiram, antes e depois, nunca foram multados. Já lhe perguntaram e eu reforço a pergunta: E o Aécio? E o Serra? Ultimamente os seus textos são dignos de pena. Estão eivados de ódio e despeito.
|
 |
|
Gersier Lima
, Montes Claros-MG - Radialista |
| Enviado em 27/10/2008 às 09:42:21 |
 |
| Quer dizer Dines que só o Serra e o Aécio é que podem?Porque vc não escreve algo sobre as participações deles nas campanhas em favor dos candidatos dos mesmos? Quer dizer que por ser próximo a Lula,no caso do Gilberto Carvalho,não pode participar de campanhas.Sinceramente começo a acreditar que não seja vc o autor deste e de certos textos.Estão usando o seu nome porque não acredito que vc seja hipócrita e demagogo. |
 |
|
Silvio Couto
, Rio de Janeiro-RJ - Policial |
| Enviado em 27/10/2008 às 09:18:46 |
 |
| Isso mostra que na nossa democracia embrionária ainda temos muito a aprender... |
 |