terça, 18 de fevereiro de 2020 ISSN 1519-7670 - Ano 20 - nº 1074

NBC tira Jay Leno do horário nobre

Depois de muita especulação, a rede de TV americana NBC confirmou o fim do talk show do apresentador Jay Leno no horário nobre, após apenas quatro meses de experiência. Leno era o apresentador da faixa das 23h35 até o início do ano, quando competia diretamente com o programa de David Letterman, na CBS. Seu novo programa às 22h, entretanto, não emplacou. Agora, a emissora decidiu tirá-lo do horário, mas ainda, pelo menos oficialmente, não sabe o que fazer com a grade de programação.

O fim do programa de Leno no horário nobre, marcado para fevereiro, cria um problema com o também apresentador Conan O’Brian, que o substituiu no horário das 23h35. Discute-se a ideia de voltar Leno para às 23h35 e passar O’Brian para 00h05, o que resultaria numa versão truncada do programa do primeiro. Quando as mudanças ainda eram apenas especulações, Leno fez piada. ‘Há rumores de que iremos ser cancelados. Se forem verdadeiros, teremos tempo livre, para viajar. Ouvi falar que a Fox é muito bonita neste período do ano’, disse.

Jeff Gaspin, presidente da NBC Universal Television Entertainment, afirmou que o grupo tenta negociar com Leno, O’Brian e Jimmy Fallon, que apresenta o terceiro talk show da noite, para que todas as partes fiquem satisfeitas – e, é claro, para que nenhum dos três resolva sair da emissora.

Sem horário

Segundo a NBC, o fim do programa de Leno não foi motivado pelos baixos índices de audiência. ‘Como já havíamos dito, o programa de Jay teve o desempenho que havíamos previsto. No entanto, houve alguns problemas com nossas emissoras afiliadas. Tanto Jay e o programa estão comprometidos a trabalhar de modo a melhorar a performance’, explicou um porta-voz. Emissoras afiliadas teriam reclamado que os noticiários depois das 22h começavam com baixo índice de audiência, por conta do programa de Leno.

Como resultado da troca de horários, quem parece ter se dado mal de verdade foi o apresentador Carson Daly, que apresenta o último talk show da noite, à 1h35. Como o controle da emissora sobre a programação termina às 2hs, não há como passar o programa de Daly para mais tarde, e, ao que parece, ele ficaria sem horário disponível. Gaspin diz, entretanto, que a companhia irá apoiá-lo, independente do que venha a acontecer – seja lá o que isso signifique. Com informações de Mercedez Bunz [The Guardian, 8/1/10] e Brian Stelter [The New York Times, 10/1/10].