segunda, 17 de fevereiro de 2020 ISSN 1519-7670 - Ano 20 - nº 1074

Edição: 1027

Em Minha Defesa, Eu Não sou Jornalista

Publicado originalmente no Medium. O radiojornalismo encontrou nas redes sociais e no YouTube seu espaço para a tão famosa “reinvenção”. E viu no jornalismo de opinião, cada vez mais presente nos dias de hoje, a sua força para alavancar as audiências. Com a programação transmitida ao vivo, rapidamente o que se fala viraliza e serve […]

Sérgio Cabral: o homem que amava o dinheiro alheio

Publicado originalmente pelo blog Histórias Mal Contadas. Qual é a vantagem que espera ganhar o ex-governador carioca Sérgio Cabral, 56 anos, ao confessar que realmente cometeu os crimes pelos quais foi condenado a 198 anos de cadeia em oito processos? Ele fez a confissão em uma audiência pedida pelos seus advogados no último dia 26, […]

Globo e Venezuela: a saga da desconstrução do jornalismo

Publicado originalmente pelo objETHOS. A revelação causaria espanto e enérgica reação, ato contínuo, em qualquer país democrático do planeta: o presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, declara de viva-voz a um ministro seu, que a maior empresa de comunicação do país (a TV Globo – veja a imagem) é sua “inimiga” – e que, por […]

O analfabeto geopolítico

O analfabeto geopolítico assiste diariamente aos poucos minutos dos noticiários internacionais da grande mídia brasileira e já se considera extremamente capaz de se posicionar sobre o complexo cenário da geopolítica contemporânea. Ele não recorre a obras de autores como Eric Hobsbawm, Noam Chomsky, Milton Santos ou Domenico Losurdo em suas análises sobre a geopolítica global, […]

O mindset do jornalista

Já é clichê dizer que o jornalismo vive em crise. Redações cada vez mais enxutas, acúmulo de funções, e vagas que, não raras vezes, pagam pouco, mas exigem muito. As descrições são quase as mesmas: vaga para quem gosta de desafios e busca aprendizado, ou habilidade para trabalhar em ambientes desafiadores sob a pressão de […]

Diversidade, consumo e subjetividade no mercado-mídia brasileiro

As tecnologias emergentes instiga reflexão e ação, uma vez que a produção de informação evidencia o encontro de diversidade, consumo e subjetividade. Para articular o inseparável binômio mercado-mídia, os diferentes meios de comunicação, inclusive com a cultura digital, precisam estar atentos às tendências (atualizações e/ou inovações) que circulam na internet. Com as mudanças constantes no […]

Tragédias: por que muitos preferem filmar em vez de ajudar?

Milhares de pessoas no mundo costumam expor diversas situações do dia a dia nas redes sociais, como compartilhar fotos de viagem, de recordações, etc. Mas a publicação de imagens de tragédias, como acidentes de trânsito, vítimas fatais ou até atos de violência, tem se tornado cada vez mais comum nesses meios. As pessoas estão vivendo […]

Cheguei a pensar que fossem “fakes”

“Não se espantar com nada talvez seja o único meio…” (Horácio, 65-8 a.C) Tempos danados de confusos. Tempos sujeitos a inimagináveis chuvas e trovoadas, a súbitos dilúvios lamacentos. A berros esganiçados de sirenes anunciando o apocalipse, concitando pacatos cidadãos a deixarem suas casas em desabalada carreira sem saber ao certo quando ou se a elas […]