DENÚNCIAS Chico Bruno (*) São tantas as denúncias de malversação do dinheiro público que a imprensa, principalmente as revistas e os grandes jornais, estão perdendo o fôlego no combate à corrupção. Os escândalos da Sudene sumiram do noticiário faz tempo, que apenas continua na lembrança de Boris Casoy: ele reclama do desaparecimento, mas não o […]
Edição: 136
MERCADO DE REVISTAS A avaliação semestral de circulação de revistas americanas, realizada pela Audit Bureau of Circulations, indicou que a indústria segue as tendências dos últimos anos: estáaacute; em franca queda de circulação e atingiu sua demanda mais fraca de venda em bancas. Das 200 revistas incluídas na pesquisa, 76 apresentaram queda na média da […]
FLÁVIO CAVALCANTI REVISITADO Gabriela Goulart e Fernando Pereira "O homem-extremo", copyright Jornal do Brasil, 22/08/01 "O apresentador Flávio Cavalcanti, que teve seu programa analisado em tese de mestrado sobre a relação entre a TV e o regime militar, representava um terço do faturamento da Tupi no início dos anos 70 e registrava 70% de audiência […]
PRÊMIO IBERO-AMERICANO O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Agência de Notícias EFE abriram, em 27 de julho de 2001, as inscrições para a segunda edição dos Prêmios Ibero-americanos de Comunicação pelos Direitos da Infância e Adolescência. Os escritórios da Agência EFE e do Unicef receberão os trabalhos dos jornalistas e/ou […]
LEITORES Vera Silva (*) Casos de amor são bons quando correspondidos. O amor aumenta e leva à paz. Melhor ainda quando se pode compartilhar sonhos nessa relação. Parece ser isto o que está acontecendo entre o Correio Braziliense e nós, seus leitores. Fui reconduzida para mais oito meses de mandato na Editoria de Saúde, Educação […]
PROFISSÃO EM CRISE No ano passado, metade dos formandos em Jornalismo da Universidade de Columbia tinha emprego ao se formar, e um total de 90% foi contratado em agosto. Mas, até julho, apenas 25% dos estudantes ocupavam postos de tempo integral, informou Melanie Huff, coordenadora de empregos do curso. A mídia americana, que cresceu com […]
TELENOVELAS "Quantos buracos pode ter uma história", copyright O Estado de S. Paulo, 25/08/01 "O que se pode esperar de telenovelas, best-sellers e filmes comerciais? Prensada pela baixa audiência, a Globo mudou tudo na novela A Padroeira. Matou personagens, inventou outros, afastou casais antes inafastáveis, deu uma reviravolta total na trama. A coisa ficou irreconhecível. […]
LEI DE RADIODIFUSÃO Paulo José Cunha (*) Enquanto não for definitivamente equacionado o problema da democratização dos veículos eletrônicos de comunicação a reforma agrária no Brasil não sai do papel. A frase acima bem que poderia ter sido dita por um teórico de comunicação ou algum analista de mídia, entre os quais o locutor que […]