Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Edição: 570

Rita Celia Faheina

‘Na última coluna de 2009, quero agradecer aos leitores que me ajudaram a redigi-la. Aos que enviaram e-mails, telefonaram, vieram à sala da ombudsman para apontar os erros, fazer suas reclamações, analisar, concordar ou discordar, fazer elogios. Dessa forma contribuíram para melhorar o jornal. E não só os que recebem, diariamente, em suas casas como […]

O enquadramento na cobertura política

‘Nos debates contemporâneos sobre a comunicação social e a liberdade de expressão, parece que todos gostariam de concordar sobre o papel fundamental dos meios de comunicação de massa na promoção e sustentação do espaço democrático, na medida em que suas principais funções seriam tanto a de permitir a regulação do poder público pela sociedade civil, […]

A mídia na montanha russa

O ano que está com suas horas contadas será conhecido como aquele em que a mídia brasileira embarcou na montanha russa no exato momento em que esta começava a descida vertiginosa. E tantos foram os altos e baixos verificados nos doze meses que havermos sobrevivido já parece algo digno de comemoração. Fazer crítica dos meios […]

Feliz ano novo polarizado

Meus caros leitores do Observatório da Imprensa. Cada um de vocês sabe muito bem que o espírito desarmado é típico desta época do ano. É cíclico. Sazonal. Um cacoete ritual. Uma afetação inofensiva. O que vem provar que até mesmo a nossa ideologia pode ser regida pelas estações do ano. Pensando melhor, espírito desarmado não […]

A azia do presidente

A nem sempre amistosa relação de um presidente da República que não gosta de ler jornais com a imprensa que cobre o dia-a-dia do seu governo. ** Presidente com azia da imprensa – Mario Sergio Conti ** A dura relação do presidente com a imprensa – Ricardo Kotscho ** Bem-vindo ao Observatório, presidente! – Alberto […]

Regulação para a mídia

O debate sobre regras socialmente legitimadas para balizar o funcionamento da mídia, e os excessos encontrados pelo caminho. ** O princípio da complementaridade – Venício A. de Lima ** Projeto descriminaliza radiodifusão sem licença – Jonas Valente ** Quem vai animar o moribundo? – Alberto Dines ** Por que o CCS não será reinstalado – […]

Publicidade

A criatividade a serviço do consumo. Quem se destacou – para o bem ou para o mal – em 2009. ** A esperteza publicitária – Laurindo Lalo Leal Filho ** Publicidade online se torna mais pessoal – Stephanie Clifford ** Entre a razão e a sedução – Cristiano Aguiar Lopes ** Propaganda infantil sustentável – […]

Reforma eleitoral

O debate sobre o uso da internet durante o período eleitoral acabou ofuscando a aprovação, pelo Congresso Nacional, do afrouxamento das regras de campanha. ** O que a imprensa não vê – Luciano Martins Costa ** A internet nas eleições de 2010 – Lilia Diniz ** A internet e a campanha eleitoral – Marcelo Pereira […]

Paulo Machado

‘Nunca ouvimos falar tanto sobre a emissão do carbono e outros gases e seus efeitos sobre a atmosfera terrestre. A imprensa de um modo geral corre atrás para tentar explicar como e por quem são gerados os gases que provocam o efeito estufa e suas consequencias para o aquecimento global. Mas sequer entre os estudiosos […]

A sacralidade dos novos ícones

Os aparelhos digitais ganharam novos formatos e muitos se transformaram em verdadeiros amuletos. A tecnologia digital não está mais só no espaço imóvel. Está no bolso dos casacos, presa à cintura e como adorno pendurado nos pescoços, constituindo-se em pequenos eletro-eletrônicos portáteis. São os ícones do presente?Nos transportes coletivos urbanos – ônibus, metrô, trem ou […]

A notícia fragmentada

Vinicius Romanini é jornalista com mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação pela USP. Foi repórter, editor ou colaborador nas revistas Veja, Terra, Viagem e Turismo, Superinteressante e Exame PME, nas quais cobriu principalmente assuntos de meio ambiente e sustentabilidade. É professor de Filosofia e Teoria da Comunicação na Escola de Comunicações e Artes da […]

Reflexões sobre 2010

O último programa televisivo do Observatório da Imprensa em 2009, exibido na terça-feira (22/12) pela TV Brasil, repetiu a fórmula e os convidados da última edição apresentada em 2008. O programa fez um balanço do ano que passou e traçou perspectivas para o próximo. Alberto Dines dividiu a bancada do Rio de Janeiro com Renato […]

Mídia & Política

Como a imprensa cobriu a política e os políticos em 2009 – ano de uma grave crise no Senado e do início das articulações eleitorais para 2010. ** As virtudes e os pecados da imprensa – Luiz Antonio Magalhães ** The Economist contra Sarney – Said Barbosa Dib ** Um serviço que não tem preço […]

1ª Confecom

A primeira Conferência Nacional de Comunicação, realizada em dezembro, reuniu integrantes do governo, parlamentares, representantes de empresas de mídia e dos movimentos sociais para discutir o futuro do setor no país. Qual o balanço do encontro? ** Governo Lula impõe ditadurada mídia na Confecom – Heitor Reis ** Entidades questionam comissão organizadora – Mariana Martins […]

Tropeços & Acertos

Os deslizes, as controvérsias e os acertos da imprensa. Quem fechou o ano com mérito e quem ainda precisa melhorar. ** Site da Globo ‘mata’ jogador errado – Eduardo Leonardi ** A pior forma da notícia – Muniz Sodré ** Isto também faz parte da notícia – Carlos Brickmann ** A charge da discórdia – […]

Rio 2016

O Rio de Janeiro venceu a disputa para sediar os Jogos Olímpicos de 2016. Depois da euforia inicial, começam as preocupações. A cidade estará pronta até lá? ** Sobre otimismo e o ceticismo jornalístico – Rogério Christofoletti ** Festa no país do futuro – Alberto Dines ** A realidade olímpica – Luciano Martins Costa ** […]

O espetáculo na mídia americana

A volta de Sean Goldman para os Estados Unidos teve um certo ar de anticlímax para as emissoras de TV norte-americanas, que passaram a semana falando do assunto. O caso do menino americano, que vivia há cinco anos com a família brasileira, recebeu nas emissoras de TV o mesmo tempo destinado ao grande assunto da […]

Jornalismo em crise

Redações menores, jornais fechados e muitos problemas a serem resolvidos. O jornalismo busca seu modelo ideal na era da internet. ** NYT estréia anúnciona primeira página ** Diários procuram parceriaspara compensar cortes ** Por que os diários franceses perdem leitores? – Leneide Duarte-Plon, de Paris ** Como salvar os jornais (e o jornalismo) – Walter […]