Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Edição: 571

As agulhas

Reproduzido do Jornal Pessoal nº 456, 1ª quinzena/janeiro 2010O ritual de inserir agulhas no corpo de uma pessoa, que agora choca a opinião pública, é antigo. Certa vez, em 1970, fui a Lorena, no interior de São Paulo, como repórter do Diário de S. Paulo, atraído por história semelhante. Uma mulher dizia que as agulhas […]

Avanços na organização da comunicação

A1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) terminou no dia 17/12 em Brasília com resultados que servirão para nortear, organizar e disciplinar a comunicação no Brasil nos próximos anos. Entre as propostas aprovadas, por unanimidade ou por mais de 80% dos participantes, estão a criação do Conselho Federal de Jornalismo, de Conselhos de Comunicação nas esferas […]

Revista americana dedicada ao setor fecha as portas

A Editor & Publisher, uma das mais antigas revistas dos EUA, encerrou suas operações no último dia do ano. Em artigo de despedida, o editor Greg Mitchell afirmou que a equipe estava deixando a redação em Nova York, mas que ainda tem ‘esperança de voltar’. A edição de janeiro seria entregue aos assinantes esta semana, […]

Joaquim Vieira

‘Sei o que sentiram. Não é agradável para um jornalista escrever com alguém a vigiar por sobre o seu ombro. E certamente perguntaram: ‘Porquê ele?’ Que autoridade tinha eu, jornalista como vocês, para mais sem a cultura do PÚBLICO, para me pôr a criticar o vosso trabalho? Será que não pratiquei também erros idênticos enquanto […]

Paulo Machado

‘Ao encerrarmos mais um ano de trabalho faremos aqui um balanço de nossas atividades. Mas não um balanço com números que constam de nossos relatórios bimestrais postados ao lado das colunas do Ouvidor na página eletrônica da Ouvidoria na ABr, a partir dos quais os leitores podem tirar suas próprias conclusões sobre a evolução das […]

Decreto indica Telebrás como gerente de redes

Reproduzido do Teletime News, 4/1/2010; título original ‘Decreto de criação do plano de banda larga revitaliza Telebrás como gerente de redes’ Nem bem 2010 começou e o trabalho do governo para criar um Plano Nacional de Banda Larga já resultou em uma minuta de decreto para o pontapé inicial do projeto. O documento preliminar vem […]

A hipnose como persuasão publicitária

O objetivo da hipnose na mídia é pouco claro para os consumidores, mas sua intenção é determinada, resoluta e muito eficaz: trata-se de bloquear a capacidade de decisão das pessoas! Do ponto de vista político-comercial, é um propósito muito conveniente. Se você consegue anular o discernimento de alguém, basta ordenar para ele: ‘vote’, ‘compre’, ‘pague’ […]

Lucros irão crescer em todo o mundo, prevê estudo

Boas notícias para a mídia em 2010. Os Jogos de Inverno, a Copa do Mundo e as eleições para o Congresso nos EUA irão contribuir com o aumento dos lucros publicitários, prevê estudo da ZenithOptimedia. Depois da queda de 8,5% em 2009, os gastos com anúncios em todo o mundo devem crescer 1,6% em 2010 […]

Milagros Pérez Oliva

‘Emilio Silva, presidente de la Asociación para la Recuperación de la Memoria Histórica y nieto de Emilio Silva Faba, asesinado el 16 de octubre de 1936, se ha sentido molesto por una carta titulada ‘Restos insignes’, que se publicó el pasado 16 de noviembre en El País Semanal.Emilio Silva, presidente de la Asociación para la […]

Joaquim Vieira

‘Sei o que sentiram. Não é agradável para um jornalista escrever com alguém a vigiar por sobre o seu ombro. E certamente perguntaram: ‘Porquê ele?’ Que autoridade tinha eu, jornalista como vocês, para mais sem a cultura do PÚBLICO, para me pôr a criticar o vosso trabalho? Será que não pratiquei também erros idênticos enquanto […]