Wednesday, 24 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Edição: 819

O peso das pesquisas na imprensa

Em 5 de outubro, o dia “D” das eleições, a notícia que estampou capas dos principais jornais do país foi a que pesquisas de intenção de voto indicavam a superação de Aécio Neves (PSDB) sobre Marina Silva (PSB) na corrida presidencial. Pela primeira vez o candidato tucano estava à frente de Marina, com uma vantagem […]

Guia de Segurança para Jornalistas do CPJ

O CPJ – Comitê para a proteção do Jornalista – disponibiliza um guia de segurança para jornalistas que abrange eventos de risco, tais como desastres naturais, tumultos e manifestações políticas, conflitos armados, apurações em meio ao crime organizado, entre outros. Mesmo para quem não realiza coberturas de alto risco, o material funciona como um retrato […]

O colapso da criatividade

Observando o cenário nacional e focando nos jovens escritores, o que vemos é um painel que nos remete ao século 19, quando os importados da língua francesa e inglesa trouxeram as primeiras sementes de fertilidade para os autores brasileiros. O que testemunhamos hoje são aqueles mesmos romances adocicados, moralizantes (alguns, com viés evangélico), a exacerbação […]

A publicidade hoje

No campo contemporâneo da comunicação, observam-se cuidados especiais no preparo de divulgação de produtos, marcas e/ou serviços. Estratégias discursivas equacionam as peças publicitárias com artimanhas elaboradas para impulsionar circulação da informação que, assim, gera a venda. O que aproxima publicidade, propaganda e marketing. Segundo Canclini (2008, p. 14), a publicidade tem “a tarefa de provocar […]

Yahoo e eBay voltam às origens

Um banqueiro de investimentos ousado pode apresentar uma justificativa estratégica para combinar duas empresas de praticamente quaisquer áreas sob um único teto corporativo. Mas no mundo da tecnologia, transformar companhias em crescimento em organizações maduras é sempre algo propenso à instabilidade. As necessidades da empresa emergente frequentemente estão em segundo plano diante das necessidades da […]

Os jornais locais sempre ajudaram suas comunidades

Em meus tempos de repórter iniciante, logo aprendi que o jornalismo local é muito mais que a simples veiculação de uma notícia. O mais importante é oferecer informação, seguramente a chave mestra deste trabalho. Mas o jornal realmente se fortalece quando age em nome dos leitores. É forçar as coisas se rotularmos essa ação de […]

Segundo turno para a imprensa

É a quarta eleição presidencial consecutiva com petistas e tucanos se enfrentando no segundo turno. Antes dessa série, Fernando Henrique (PSDB) venceu duas disputas no primeiro turno tendo Lula (PT) como o principal adversário. Consolidou-se nos últimos 20 anos uma espécie de bipartidarismo –com o PMDB e as outras legendas fisiológicas pendendo para quem vencer– […]

Análise tática de futebol no jornalismo esportivo

O livro “Análise tática de futebol no jornalismo esportivo”, de Eduardo Cecconi – analista de Desempenho do Grêmio – foi criado visando suprir a ausência de material relacionado ao assunto. O autor aborda desde conceitos básicos do futebol, passando por sistemas táticos, até um método de análise dos jogos. Fundamental para quem precisa escrever sobre […]