Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Fox e Time Warner chegam a acordo nos EUA

A News Corporation, dona do canal Fox, e a Time Warner Cable, que ameaçavam encerrar parceria, fecharam um acordo a tempo do campeonato de futebol americano universitário Sugar Bowl. As duas empresas concordaram com novos termos para um contrato cobrindo as estações da Fox em Nova York, Los Angeles, Orlando e outros mercados, evitando um blecaute dos jogos em milhões de lares. Os detalhes das negociações não foram revelados.

O acordo encerra semanas de discussões sobre o preço que a empresa de TV a cabo – e, consequentemente, seus clientes – deveriam pagar para assistir à Fox, antes de o contrato expirar. Analistas esperavam que a iniciativa estabelecesse um novo marco para emissoras de TV locais.

Em negociações tensas com a Time Warner Cable, a Fox havia pedido um dólar por assinante por mês, muito mais do que recebem as outras emissoras. A Time Warner Cable, por sua vez, considerava justo o valor de US$ 0,30. O valor final não foi divulgado. ‘Estamos satisfeitos que, depois de meses de negociação, conseguimos chegar a um acordo com a Time Warner Cable que reconheça o valor da nossa programação’, afirmou Chase Carey, presidente da News Corporation. Para o presidente da Time Warner Cable, Glenn Britt, foi um acordo ‘razoável’.

Outra operadora de TV a cabo, a Cablevision, teve problemas com direitos de retransmissão. Dois canais – o Food Network e o HGTV – foram inesperadamente removidos da grade de programação em Nova York, New Jersey e Connecticut, irritando assinantes. Empresas de TV a cabo e via satélite pagam pelo direito de exibir canais e estas taxas refletem nas contas dos clientes. Historicamente, as operadoras eram resistentes a pagar diretamente pelo direito de retransmitir canais, mas nos últimos anos isto vem mudando e algumas recebem de US$ 0,10 a US$ 0,40 por assinante ao mês. Informações de Brian Stelter [New York Times, 2/1/10].