quarta, 19 de fevereiro de 2020 ISSN 1519-7670 - Ano 20 - nº 1075

Preso homem suspeito de agredir jornalistas

Autoridades da Venezuela prenderam no fim de semana um homem suspeito de participar de um ataque a jornalistas, noticia a Associated Press [18/8/09]. Segundo a polícia, Gabriel Uzcategui Beaumont seria um dos responsáveis pela agressão a um grupo de jornalistas que entregava panfletos em protesto às novas regulações da mídia do país, na semana passada.


Autoridades ainda buscam outros nove suspeitos, com base nos depoimentos das vítimas e em fotos e vídeos registrados durante o ataque. A rede de jornais Cadena Capriles informou que 12 de seus jornalistas foram agredidos por partidários do presidente Hugo Chávez. O governo condenou o ataque.


A mais nova legislação de mídia da Venezuela provou-se bastante controversa. Depois de a Assembléia Nacional ter rejeitado um projeto que determinava a punição de crimes de mídia com até quatro anos de prisão, aprovou, dias depois, uma lei de educação que incluiu algumas das provisões do projeto original. Com informações da organização Repórteres Sem Fronteiras [17/8/09].