Thursday, 25 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Site de diário consegue 35 assinantes em três meses

O jornal americano Newsday passou a cobrar pelo acesso a seu conteúdo online. Em três meses, conseguiu apenas 35 assinantes – não, o número não está errado: 35 assinantes. Para piorar a situação, o tráfego do site caiu pela metade no período. Mas a Cablevision Systems, que comprou o diário de Long Island da Tribune por 650 milhões de dólares em 2008, alega que o cenário não é tão ruim quanto parece.


A Cablevision vê o site do Newsday como um veículo para competir com o serviço de internet e TV FiOS, da Verizon, na região. Quem tem assinatura do jornal continuou a acessar o conteúdo do site de graça, assim como quem é cliente de Cablevision ou possui o provedor de banda larga Optimum Online, que pertence à companhia. ‘Nossa estratégia está seguindo de acordo com o planejado’, diz uma porta-voz da Cablevision.


Por esta lógica, 75% dos lares de Long Island têm apenas que se registrar para obter acesso ao site do jornal. O restante têm que pagar cinco dólares por semana para ler o diário online. Ainda assim, o número ínfimo de assinantes assusta. Editores e repórteres estão insatisfeitos com o sistema de pagamento do site, já que agora leitores de outras regiões não tem acesso a suas matérias online – e certamente não irão pagar por conteúdo local. Se a cobrança não está dando dinheiro, por que continuamos cobrando?’, questiona um membro da equipe. Informações de Matthew Flamm [Crain’s New York.com, 26/1/10].