Tuesday, 23 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

‘A Tarde’, 100 anos

[do release da editora]

Estudantes, jornalistas, comunicólogos, historiadores e o público em geral, já podem adquirir o livro Um século de jornalismo na Bahia, que apresenta um panorama dos acontecimentos registrados nas páginas do jornal A Tarde entre 15 de outubro de 1912 a 15 de outubro de 2012.

A obra é resultado de uma parceria entre a Rede Educare, a Solisluna Editora e o jornal A Tarde, que em 2012 comemorou seu centenário. Sob a coordenação do produtor executivo André Brasileiro e do jornalista Ranulfo Bocayúva, o livro reúne textos e imagens sobre a trajetória do jornal que faz parte da história da Bahia, sempre noticiando os principais acontecimentos locais e internacionais, baseados na ética e profissionalismo. “Esse livro narra a história da Bahia, do Brasil e do mundo com base no olhar jornalístico e também revela traços marcantes da personalidade inquieta e perspicaz do fundador do jornal, o jornalista, político e empresário Ernesto Simões Filho”, afirma Bocayuva.

Os textos são de autoria dos escritores Carlos Ribeiro e Edivaldo Boaventura. Já a pesquisa foi coordenada por Mauricio Villela e Talyta Almeida, em conjunto com a equipe do Centro de Documentação (Cedoc/ A Tarde). ”Não se trata de um trabalho de historiador. É uma obra jornalística. A proposta é mostrar os fatos no momento em que eles aconteceram e o jornal A Tarde se posicionando diante deles. Assim, é possível perceber que o jornal sempre foi engajado”, explica Ribeiro. Já Valéria Pergentino e Enéas Guerra, ambos da Solisluna Editora, foram responsáveis, respectivamente, pela edição de conteúdo e de arte da obra.

Ilustrado com mais de 600 imagens, intercaladas com textos nas 200 páginas, a edição de arte da obra reflete os avanços da tecnologia gráfica durante o período de cem anos do jornal, a evolução da composição tipográfica e o uso da fotografia e das ilustrações. O design do livro também apresenta as matérias, recortes, títulos e leads nos tipos originais utilizados em cada etapa da história do veículo.

O livro conta ainda com informações sobre a exposição multimídia ”Um século de inovações”, visitada por cerca de 10 mil pessoas, entre setembro e novembro, no Salvador Shopping. A exposição estimulou a reflexão e discussão sobre a importância dos meios de comunicação e suas funções culturais e sociais.

A obra já está disponível na Rede Educare, e também na Livraria Cultura do Salvador Shopping, que obteve a venda do primeiro lote em apenas três semanas. Quem preferir adquirir pela internet, pode acessar a página www.umseculodejornalismo.com.br ou acessar a página da Solisluna Editora (wwww.solislunaeditora.com.br) . O livro também será lançado em outras cidades, como é o caso do Rio de Janeiro, que ainda este semestre terá vendas iniciadas na Livraria Travessa.