Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1280

Inscrições para pós no Labjor, da Unicamp

Estão abertas até o dia 31 de maio as inscrições para o curso de pós-graduação lato sensu em Jornalismo Científico do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O curso é gratuito, tem duração de três semestres, com aulas às segundas-feiras em período integral. O processo seletivo é composto por duas fases: a primeira, com análise de texto e de currículo, e a segunda, com uma prova escrita, prova de proficiência de inglês e entrevista.

O objetivo do curso é capacitar jornalistas profissionais e cientistas para a divulgação científica e reduzir a distância entre o conhecimento científico e o cotidiano das pessoas. Para o cientista, essa é uma oportunidade de obter uma formação voltada à divulgação de pesquisas, qualificação não contemplada pelos cursos de graduação. Para o jornalista, o curso pode contribuir para a melhor compreensão do processo de produção da ciência, assim como da política científica nacional.

Oferecido pelo Labjor desde 1999, o curso é organizado em parceria com o Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT), do Instituto de Geociências, e com o Departamento de Multimeios (DMM), do Instituto de Artes, ambos da Unicamp.

Os alunos são incentivados a escrever reportagens e artigos, que são publicados em veículos impressos e eletrônicos, e têm a oportunidade de desenvolver projetos de divulgação científica com a bolsa do programa Mídia Ciência, da FAPESP.

O professor e linguista Carlos Vogt, coordenador do Labjor e da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), e o engenheiro Sérgio Robles Reis de Queiroz, membro da Coordenação Adjunta de Pesquisa para Inovação da FAPESP, estão entre os docentes.

As inscrições são feitas apenas por meio eletrônico, pelo formulário disponível em http://www.labjor.unicamp.br/cursos/pos2013. Mais informações: http://www.labjor.unicamp.br/cursos/informacoes_pos.htm