Thursday, 25 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

ProPublica lança revista digital de olho em plataformas móveis

A ProPublica, organização de notícias investigativas sem fins lucrativos, lançou uma revista digital mensal para aparelhos com sistema operacional iOs, como iPhone e iPad, que reunirá suas melhores reportagens. A primeira edição da ProPublica The Magazine, com o título “In the Crosshairs” (Na mira, tradução livre), conta com matérias sobre a guerra civil na Guatemala e ataques de drones. A revista, gratuita e disponível na banca da Apple, é como se fosse uma versão mensal dos e-books da organização, mas com foco em temas específicos e atuais.

Mais do que desenvolver uma nova fonte de receita, a ProPublica está encontrando uma nova maneira de conquistar novos leitores – e, segundo o presidente da organização, Dick Tofel, especificamente os leitores em plataformas móveis. Como uma organização de notícias, a ProPublica sempre articulou parcerias com grandes veículos de comunicação para disseminar seu trabalho. Mas, com o amadurecimento do site, a equipe passou a investir mais tempo em construir sua própria audiência. Para criar a revista, a ProPublica fez uma parceria com a 29th Street Publishing, que usa um sistema de gerenciamento de conteúdo relativamente leve que facilita a formatação das matérias para a leitura em celulares.

A ProPublica não é a única a desenvolver um produto dedicado aos aparelhos móveis. No começo de junho, a revista The Atlantic lançou o aplicativo The Atlantic Weekly, que reúne o trabalho da Atlantic, Atlantic Wire e Atlantic Cities, por US$ 2,99 (em torno de R$ 6,65) por mês.

Como a ProPublica não contratou equipe adicional para produzir a revista mensal, precisava de algo que fosse simples de usar, diz Krista Kjellman Schmidt, subeditora de aplicativos de notícias. Ela será responsável por preparar a revista, trabalhando com outros editores para identificar um tema e vasculhar o arquivo da ProPublica para selecionar as melhores matérias. Krista já organiza a segunda edição, sobre raça e habitação nos EUA. “Estamos tentando reunir as matérias de um novo modo para que os leitores possam ver o longo espectro de uma investigação”, explica, ressaltando que os resultados do projeto serão analisados ao longo do próximo ano.

Leia também

O modelo de sucesso da ProPublica