Thursday, 25 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

O dia em que Mark Zuckerberg suou a camisa

Não há informação sobre esse programa da TV canadense, exibido há cerca de três anos. Mas é ver (abaixo) para crer. O todo poderoso executivo norte-americano, de 29 anos – que fundou o Facebook aos 20, hoje tem uma fortuna calculada em US$ 13,3 bilhões e, nas mãos, informações de 800 milhões de pessoas no mundo –, não conseguiu responder às perguntas sobre privacidade. Aliás, a nenhuma pergunta.

E transpira abundantemente. Fica pálido, parece sofrer um ataque de síndrome do pânico. Tirando o agasalho, diz: “É nossa blusa oficial, nossa missão está dentro”. No avesso, um logotipo misterioso que tem no centro a palavra Iluminati. “É um culto secreto”, diz a jornalista, e o público gargalha.

Nos fins do século 18 existiu na Baviera uma sociedade secreta de cunho político-maçônico chamada “Iluminados da Baviera”. O movimento foi rapidamente descoberto e desbaratado pela polícia local. Mas surgiram muitas fantasias e mitos a respeito – até hoje, com o mito ressuscitado pelo escritor Dan (O código Da Vinci) Brown. Estudiosos de iconografia esotérica afirmam que essa figura não significa nada. Mas teóricos da conspiração acreditam que os Illuminati são os cérebros por trás dos acontecimentos que levarão ao estabelecimento de uma Nova Ordem Mundial, com os objetivos primários de unir o mundo sob uma espécie de tirania global.

Quem sabe?

******

Elizabeth Lorenzotti é jornalista, escritora, pesquisadora de mídias digitais, ex-professora de graduação e pós-graduação em Jornalismo da PUC-SP e Universidade Metodista