Friday, 29 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

‘LATimes’ não publicará cartas que negam mudanças climáticas

O jornal americano Los Angeles Times reforçou sua posição de não publicar cartas de leitores que neguem o aquecimento global, o que agradou ambientalistas nos EUA. “Eu faço o meu melhor para manter erros factuais fora da seção de cartas; quando isso acontece, uma correção é publicada”, explicou o editor de cartas do jornal, Paul Thornton. “Dizer que ‘não há nenhum sinal de que humanos causaram mudança climática’ não é expressar uma opinião, é a afirmação de uma imprecisão factual.”

O tema foi originalmente abordado por Thornton por conta das controvérsias sobre a reforma de saúde do governo de Barack Obama. Na ocasião, ao justificar a não publicação de algumas cartas culpando os Democratas pelo fechamento do governo, ele escreveu: “Cartas com uma base falsa (por exemplo, as que dizem que não há sinais de que os humanos causaram mudanças climáticas) não são impressas”. Depois de receber diversas críticas por conta da breve frase sobre o aquecimento global, o editor respondeu com outra nota.

Suposta farsa liberal

Segundo ele, oLos Angeles Times recebe muitas cartas de pessoas que negam o aquecimento global e muitas delas alegam que ele não existe; seria, na verdade, “um esquema dos liberais para reduzir as liberdades pessoais”. Thornton acrescenta que confia em cientistas que “fazem uma tediosa e rigorosa análise do trabalho de seus colegas” e que eles dão “ampla evidência” sobre a influência dos seres humanos nas mudanças climáticas – como um recente relatório de um painel de ciência da ONU, que concluiu com 95% de certeza que a queima de combustíveis fósseis e outras ações humanas têm sido o maior impulsionador do aquecimento global a partir de meados do século 20.