Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

100 documentários para inspirar o jornalismo

Antes de mais nada, uma justificativa: essa ideia de ficar fazendo lista não surgiu da falta do que fazer. Pelo contrário, dá trabalho. Até porque este que vos escreve não seria capaz sozinho de tais empreitadas, dependendo de amigas e amigos jornalistas para alcançar essa graça.

Respondendo a uma leitora receosa em cursar jornalismo, escrevi que poderia recomendar uma lista de livros de reportagens, literatura e reflexões sobre o mundo e a profissão para acompanhá-la na caminhada – seja ela qual fosse. Como já expliquei aqui, confesso, o comentário foi puramente retórico. Mas isso não impediu mais de uma centenas de mensagens exigindo a tal lista. Para evitar refilmagens de Fahrenheit 451, com a turba enfurecida na minha humilde choupana, atendi aos pedidos.

O post que reuniu 100 livros para inspirar o Jornalismo foi um sucesso de público. Daí, por sugestão do documentarista Caio Cavechini, este blog traz uma relação com 100 documentários para inspirar o Jornalismo. Eu sei, listar é hierarquizar, o que pode soar arrogante (mas vocês querem o quê vindo de um jornalista?)

Muita coisa vai faltar em qualquer seleção feita, portanto considere-a como uma provocação. E levando em conta que boa parte desses docs estão na rede a um Google de distância, sugiro que escolham, pelo menos, um dia por semana para pular a novela e se afundar num bom doc. O mundo não acabará e Félix e César vão continuar brigando. Depois você lê o resuminho.

Obrigado a Caio Cavechini, Carlos Juliano Barros, Cristina Charão, Fernanda Sucupira, José Chrispiniano, Julián Fuks, Igor Ojeda, Ivan Paganotti, Lúcia Ramos Monteiro, Maurício Monteiro Filho, Paula Chrispiniano, Ricardo Mendonça, Rodrigo Ratier e Spensy Pimentel pelas contribuições.

E vale lembrar de novo: isso é para ajudar a inspirar. Da mesma forma que Jornalismo não se aprende nos livros, ele é muito grande para passar apenas pelo vídeo. Deve incluir necessariamente a vivência diária, conhecendo o outro, o diferente. É legal ter conteúdo na bagagem, mas eles não substituem bagagem de vida. Que, por mais crucial que seja para um bom jornalismo, é o que mais falta na profissão. Seja por falta de oportunidade ou de vontade.

Boa pipoca com muita manteiga e pouco sal.

1. 24 City, de Jia Zhang-ke

2. 500 Almas, de Joel Pizzini

3. A Caverna dos Sonhos Esquecidos, de Werner Herzog

4. A Cidade, de Liliana Sulzbach

5. A Opinião Pública, de Arnaldo Jabor

6. A Personal Journey with Martin Scorsese Through American Movies, de Martin Scorsese e Michael Henry Wilson

7. A Pessoa é para o que Nasce, de Roberto Berliner

8. A queda da Dinastia Romanov, de Esfir Shub

9. A revolução não será televisionada, de Kim Bartley e Donnacha O’Briain

10. ABC da Greve, de Leon Hirszman

11. All Watched Over By Machines Of Loving Grace, de Adam Curtis

12. American Pimp, de Albert Hughes e Allen Hughes

13. Arquitetura da Destruição, de Peter Cohen

14. Balseros, de Carles Bosch e Josep Maria Domènech

15. Bicicletas de Nhanderu, de Ariel Ortega e Patricia Ferreira

16. Borom Sarret, de Ousmane Semène

17. Buena Vista Social Club, de Win Wenders

18. Burma VJ, de Anders Østergaard

19. Cabra Marcado para Morrer, de Eduardo Coutinho

20. Camp 14, Total Control Zone, de Marc Wiese

21. Caramujo Flor, de Joel Pizzini

22. Carne, Osso, de Caio Cavechini e Carlos Juliano Barros

23. Ciclón, de Santiago Alvarez

24. Cidadão Boilensen, de Chaim Litewski

25. Cinco Câmeras Quebradas, de Emad Burnat e Guy Davidi

26. Corações e Mentes, de Peter Davis

27. Corumbiara, de Vincent Carelli

28. Criança – a Alma do Negócio, de Estela Renner

29. Crônica de um verão, de Jean Rouch e Edgard Morin

30. Dark Side of the Moon, de William Karel

31. Diário de uma Busca, de Flavia Castro

32. Dirty Wars, Rick Rowly

33. Doméstica, de Gabriel Mascaro

34. Elena, de Petra Costa

35. Entreatos, de João Moreira Salles

36. Equilibrista, James Marsh

37. Estamira, de Marcos Prado

38. Harlan County USA, de Barbara Kopple

39. Hearts of Darkness – O Apocalypse de um Cineasta, de Fax Bahr e George Hickenlooper

40. História(s) do cinema, de Jean-Luc Godard

41. Homem-Urso, de Werner Herzog

42. Hospital, de Frederick Wiseman

43. Ilha das Flores, de Jorge Furtado

44. Imagens do mundo e inscrições da guerra, de Harun Farocki

45. Inside Job, de Charles Ferguson

46. Into the Abyss, de Werner Herzog

47. Janela da Alma, de João Jardim e Walter Carvalho

48. Jesus no Mundo Maravilha, do Newton Cannito

49. Jogo de Cena, de Eduardo Coutinho

50. Justiça, de Maria Augusta Ramos

51. La Vida Loca, Christian Poveda

52. Loki – Arnaldo Baptista, de Paulo Henrique Fontenelle

53. Man with a Movie Camera, de Dziga Vertov

54. Maranhão 66, Glauber Rocha

55. Memória do Saque, de Fernando Solanas

56. Moi, un noir, de Jean Rouch

57. Muito Além do Cidadão Kane, de Simon Hartog

58. Na Captura dos Friedmans, de Andrew Jarecki

59. Nós que aqui estamos, por vós esperamos, de Marcelo Masagão

60. Nostalgia da luz, de Patricio Guzmán

61. Notícias de uma Guerra Particular, de João Moreira Salles

62. Once Brothers, de Michael Tolajian

63. Ônibus 174, de José Padrilha e Felipe Lacerda

64. Os catadores e eu, de Àgnes Varda

65. Os dias com ele, de Maria Clara Escobar

66. Posição entre as Estrelas, de Leonard Retel Helmrich

67. Powaqqatsi, de Godfrey Reggio

68. Prisioneiro da grade de ferro, de Paulo Sacramento

69. Procedimento Operacional Padrão, de Errol Morris

70. Quadra Fechada, de José Roberto Novaes

71. Que viva Mexico!, de Sergei Eisenstein

72. Quebrando o Tabu, de Fernando Grostein Andrade

73. Recife Frio, de Kleber Mendonça Filho

74. Retrato de Classe, de Gregório Bacic

75. Roger e Eu, de Michael Moore

76. Salesmen, de Albert Maysles, David Maysles e Charlotte Zwerin

77. Santiago, de João Moreira Salles

78. Searching for Sugarman, de Malik Bendjelloul

79. Sem sol, de Chris Marker

80. Serras da Desordem, de Andrea Tonacci

81. Super Size Me, de Morgan Spurlock

82. Surplus – Terrorized Into Being Consumers, de Erick Gandini

83. Tarnation, de Jonathan Caouette

84. Terra para Rose, de Tetê Morais

85. The Act of Killing, Joshua Oppenheimer

86. The Century of the Self, do Adam Curtis

87. The Corporation, Jennifer Abbott e Mark Achbar

88. The Cove, de Louie Psihoyos

89. The King of Kong – a Fistful of Quarters, de Seth Gordon

90. The thin blue line, de Errol Morris

91. The two Escobars, Jeff Zimbalist e Michael Zimbalist

92. Tiros em Columbine, de Michael Moore

93. Titicut Follies, de Frederick Wiseman

94. Triunfo da Vontade, de Leni Riefenstahl

95. Uma história severina, de Debora Diniz e Eliane Brum

96. Valsa para Bashir, Ari Folman

97. Ventre Livre, de Ana Luiza Azevedo

98. Videogramas de uma revolução, de Harun Farocki e Andrei Ujica

99. Welfare, de Frederick Wiseman

100. Workingman’s Death, de Michael Glawogger

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Leonardo Sakamoto é jornalista e doutor em Ciência Política. Cobriu conflitos armados e o desrespeito aos direitos humanos em Timor Leste, Angola e no Paquistão. Professor de Jornalismo na PUC-SP, é coordenador da ONG Repórter Brasil e seu representante na Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo.