Friday, 29 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

O sucesso da Cidade

O segundo lustro da década de 1980 foi marcante para as comunicações da capital da Paraíba. As duas primeiras emissoras de televisão entraram no ar e uma nova emissora de rádio revolucionou o dial FM de João Pessoa.

Em setembro de 1988, entrava no ar, em caráter experimental, a Rede Litorânea de Rádio (101,7 MHz), tocando MPB. Na época, os ouvintes tinham apenas quatro emissoras em FM: Antena 4 (93,7 MHz), Arapuan FM (95,3 MHz), Correio FM (98,5 MHz) e Universitária (107,7 MHz). A Antena 4 e a Arapuan FM disputavam a audiência, com uma programação recheada de hits, enquanto a Correio, com uma programação adulto contemporâneo, e a Universitária, com horários segmentados que iam do forró ao rock progressivo, procuravam atender outras faixas de público.

No dia 1º de dezembro de 1988, às 05:55h, ao som de “Corra e Olhe o Céu” de Cartola e Dalmo Castello, entrava no ar, em 101,7 MHz, “a melhor rádio da Cidade”. A música marcaria o início das transmissões diárias da emissora durante vários anos. O primeiro bom-dia da Cidade foi dado por Marília Moreno e o programa pioneiro foi o “Saudade Cidade”.

O time de locutores era primoroso: Marília Moreno (06:00h às 10:00h), Fernando Gabeira (10:00h às 14:00h), Cláudio Oliveira (14:00h às 18:00h), Rosângela Cardoso (18:00h às 22:00h), Hamilton Pires (22:00h às 02:00h) e Euler Duarte (folguista), o único novato. Os locutores eram oriundos da Antena 4 e Arapuan FM e foram orientados a se apresentar como Marília, Serginho (Gabeira), Claudinho, Rosângela, Hamilton e Euler. A rádio foi a primeira da Paraíba a adotar a figura do locoperador (locutor-operador). Os programadores musicais eram Augusto Vasconcellos e Ingrid Bakke. Na redação de jornalismo, Jô Vital e Luiz Antonio Mousinho. Na “batuta”, César Lira Quintiere.

Programas inesquecíveis

César Lira adotou e zelou por um padrão de qualidade elevado. Conta a lenda que ouvia a emissora das 06:00h às 02:00h e interrompia o que estivesse fazendo para ligar para o estúdio e reclamar sempre que algo fugia do padrão. Ele conta que desembarcou em João Pessoa e foi direto para o prédio da rádio, ainda em obras, depois de passar por estágio no Sistema Jornal do Brasil, no Rio de Janeiro, detentor da marca Rádio Cidade. Com apoio do diretor executivo Marcelo Jácome, da publicitária Telma Taveira e do lendário operador de áudio Pires de Camargo, formatou a programação e montou a equipe.

A Rádio Cidade foi a primeira rádio Pop/Rock da Paraíba e, em pouco tempo, se transformou n’ “O Sucesso da Cidade”. O padrão de locução, a programação musical, as vinhetas, os comerciais. Tudo era moderno e bem elaborado e se tornou referência. Até as marcas que anunciavam viraram grifes de sucesso entre a juventude pessoense. Uma geração de radialistas se formou sob influência da emissora. O curioso é que os sócios da rádio na época eram de tradicionais famílias de políticos e usineiros do estado.

Também passaram pelos microfones da Cidade os locutores Nildo Gomes, Bertrand Freire, Danúbio Melo, Jomar Brandão, Márcia Cabral, Rivaldo Luna, Gio Medeiros, Carlos Vilarim. Além do próprio César Lira, que, vez por outra, podia ser ouvido nos 101,7 MHz. Na programação musical, Glauco Dias e Aníbal Jr substituíram os pioneiros. Na coordenação artística, César Lira passou a batuta para Germano Barbosa. Edilane Araújo assumiu a função quando a Rede Paraíba de Comunicação adquiriu a emissora, em 1994.

Alguns programas inesquecíveis: No Pique da Cidade, Curto-circuito, Vitamina C, Cidade Love Songs, Festa da Cidade, Amnésia. A Rádio Cidade ficou no ar até setembro de 1994, quando a frequência deu lugar à Rede Jovem Pan FM, que encantou uma nova geração. Mas essa é outra história.

******

Alysson André é professor, João Pessoa, PB