Saturday, 20 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Rupert Murdoch anuncia cargos de chefia para os filhos

Pouco mais de dois anos atrás, Rupert Murdoch estava em um momento ruim. Seu império de mídia era alvo de um escândalo sobre escutas telefônicas na Inglaterra que o obrigou a dar fim a um tabloide centenário e manchava a reputação de seu filho e aparente herdeiro, James. Em meio a especulações e críticas, logo surgiam rumores de que o empresário estava distanciado dos outros dois filhos, Lachlan e Elisabeth, e que seu casamento dava sinais de desgaste.

Murdoch refugiou-se em um retiro de silêncio. Em 2012, ele anunciou que o grupo seria repartido, mas manteve a discrição quanto a sua sucessão. Na semana passada, no entanto, o magnata parece ter voltado à ativa com direito a decisões fortes. Na quarta-feira [26/3], anunciou a nomeação de James e Lachlan para altos cargos nos negócios da família.

Lachlan agora é copresidente não-executivo da 21st Century Fox e da News Corporation, voltando a trabalhar ao lado do pai após uma separação de nove anos. James foi nomeado codiretor operacional da 21st Century Fox.

James sempre foi visto como o possível sucessor de seu pai no comando da News Corp, mas o escândalo das escutas telefônicas do News of the World, enquanto o jornal estava sob seu comando, parecia ter afetado suas chances, de acordo com fontes dentro da companhia.

Desde então ele foi afastado dos holofotes, mas participou de algumas decisões do grupo do pai, como a compra de uma porcentagem da Vice Media, por exemplo. A nomeação para o novo cargo, no entanto, sugere que Murdoch acredita que James está pronto para retomar sua trajetória ascendente na empresa.