Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1280

Rouanet, 80 anos

Temos o privilégio de anunciar a realização, na cidade do Rio de Janeiro, de um encontro acadêmico internacional para a discussão de temas de interesse da agenda cosmopolita mundial, em comemoração aos 80 anos do intelectual brasileiro Sergio Paulo Rouanet.

O encontro, que assumirá a forma de um simpósio a realizar-se nos dias 9 e 10 de abril de 2014, conta com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e o apoio institucional da Academia Brasileira de Letras e da Universidade Candido Mendes.

O evento terá como eixos orientadores os temas que representam as principais preocupações teóricas de Sergio Paulo Rouanet. Mais do que fazer referência à sua obra, pretende-se, com isso, estimular o debate plural de ideias, enfeixadas nas grandes questões que dela se originam

Nós selecionamos quatro desses blocos temáticos: modernidade; democracia e direitos humanos; psicanálise; e literatura. Cada um desses tópicos é exemplificado por uma alternativa, formulada por meio de uma interrogação. No primeiro bloco, a pergunta será: a modernidade é um projeto fracassado, ou um projeto incompleto? No segundo, a pergunta será: podem as democracias nacionais sobreviver, e os direitos humanos ser salvaguardados, sem uma democracia mundial? No terceiro, fazemos a pergunta: permanece a psicanálise um instrumento válido para compreender o homem e a sociedade, em nossa época pós-freudiana e pós-marxista? Enfim, a pergunta, no quarto bloco, será: podemos falar ainda em literaturas nacionais, ou devemos mover-nos para outro paradigma, aprofundando o conceito goetheano de Weltliteratur ?

O evento será gratuito e aberto ao público, sendo necessário apenas inscrição pelo site http://www.simposiosergiorouanet.com/.

Venham prestigiar o evento!

******

Adriana Rouanet e Wilson Levy são curadores do Simpósio Internacional Rouanet 80 Anos