Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

EUA tentam impedir que ‘bitcoin’ seja usado para lavar dinheiro

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos terá de ser criativo para garantir que criminosos não usem moedas virtuais como o bitcoin para desviar recursos, disse o procurador-geral [cargo equivalente a ministro da Justiça] Eric Holder nesta terça-feira.

O escrutínio sobre o bitcoin pelo alto escalão de Washington ocorre quando investidores afluem em peso para moedas virtuais, que circulam em sistema criptografados e, em tese, não permitem o rastreamento pelas autoridades. Ao mesmo tempo, incidentes recentes – como brusca variação no câmbio e o escândalo do desaparecimento de US$ 650 milhões de clientes da gigante do bitcoin Mt. Gox – colocam em dúvida a viabilidade de longo prazo dessas alternativas. “O departamento está comprometido em inovar junto com essa tecnologia, de forma a garantir que nossas investigações não sejam impedidas por nenhum avanço da capacidade dos criminosos de transferir recursos de forma anônima”, disse Holder.

O uso de moedas eletrônicas capturou a atenção de reguladores, que ainda não sabem como reagir ao crescimento de seu uso em detrimento de dinheiro emitido pelo governo.

Procuradores federais alertaram para a vulnerabilidade das moedas à prática de lavagem de dinheiro e já acusaram operadores de câmbio de bitcoin de facilitarem a transferência de fortunas por traficantes de drogas e outros criminosos.

Agências diversas, do regulador bancário de Nova York à Comissão de Futuros de Commodity, têm estudado as moedas eletrônicas para determinar de que forma elas podem ser reguladas. Holder disse que o Departamento de Justiça está trabalhando com os reguladores nessa questão. “As moedas virtuais podem representar desafios para a lei dado o apelo que têm entre aqueles que pretendem realizar atividades ilegais”, disse Holder. “Esse potencial precisa ser considerado de perto.”