Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Grandes empresas de internet ‘vão longe demais’

A capacidade de Google, Facebook e outras empresas de tecnologia de reunir dados pessoais dos usuários tem criado crescente desconforto entre americanos. A maioria está preocupada com o fato de as empresas de internet estarem invadindo demais suas vidas, mostrou uma nova pesquisa.

Google e Facebook lideram as listas de preocupações dos americanos sobre a capacidade de obter localização física e monitorar hábitos de consumo e comunicações pessoais, de acordo com um estudo conduzido por Reuters/Ipsos de 11 a 26 de março com cerca de 5 mil pessoas.

A pesquisa mostra uma crescente ambivalência em relação às empresas de internet, cujos populares serviços online, como redes sociais, e-commerce e ferramentas de pesquisa, se tornaram nos últimos anos gigantescos negócios.

Agora, quando as fronteiras entre os produtos da web e serviços do mundo real começam a se confundir, muitas das principais companhias de internet correm para colocar sua marca em serviços que vão desde utensílios de casa até drones e automóveis.

Com bilhões de dólares em dinheiro, ações em alta e um apetite por mais dados de usuários, Google, Facebook, Amazon e outras estão adquirindo uma série de companhias e lançando projetos ambiciosos de tecnologia. Mas suas ambições estão colocando os usuários em estado de alerta, de acordo com a pesquisa. Cerca de 51% dos entrevistados responderam “sim” quando indagados se essas três companhias, além de Apple, Microsoft e Twitter, estavam indo longe demais e se expandindo por muitas áreas da vida das pessoas.

A pesquisa tem margem de erro de 1,6 ponto percentual para mais ou para menos.