Wednesday, 24 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Estudo avalia uso do Twitter por jornalistas políticos

Um estudo publicado no International Journal of Press/Politics analisou como os jornalistas políticos usaram o Twitter durante a cobertura dos debates da campanha presidencial dos EUA de 2012. O resultado não foi lá muito bom: a maioria dos profissionais apenas repetiu no microblog as afirmações dos candidatos, sem verificar sua veracidade.

A pesquisa, intitulada “Fact Checking the Campaign: How Political Reporters Use Twitter to Set the Record Straight (or Not)” (Verificando os dados da campanha: como repórteres políticos usam o Twitter para esclarecer as coisas – ou não), analisou tuítes de 430 jornalistas políticos durante os debates para saber quantas vezes eles checaram se as afirmações dos candidatos correspondiam à verdade.

Os autores do estudo descobriram que, em cerca de 60% dos tuítes, os jornalistas apenas reproduziram as afirmações dos candidatos, sem antes verificar ou questionar os dados. Em apenas 15% das mensagens os jornalistas apuraram as afirmações dos candidatos e as relacionaram a evidências contrárias ou favoráveis.

Segundo os autores, uma das razões para a realização do estudo foi a curiosidade em saber como a apuração jornalística era realizada em um ambiente com fluxo contínuo de informações. Para o coautor Mark Coddington, que faz doutorado em jornalismo digital e sociologia da mídia na Universidade do Texas em Austin, os jornalistas estão perdendo uma boa oportunidade ao não verificar as afirmações dos candidatos. “Os debates são uma ótima oportunidade para se questionar ou confirmar as afirmações em tempo real no Twitter para um público que está prestando atenção”, afirmou.