Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Benefício para anunciantes é critério de demissão de jornalistas

A editora americana Time Inc. criou uma planilha interna para avaliar e classificar seus funcionários editoriais. A tabela foi usada como referência para realizar demissões, principalmente na revista Sports Illustrated, com pontuações dos funcionários variando de 2 a 10.

Um modelo da tabela foi fornecido pela própria editora ao Newspaper Guild, sindicato que representa parte de seus funcionários, e repassado ao site Gawker. A planilha contém critérios de avaliação como “qualidade do texto”, “impacto das reportagens”, “produtividade”, “audiência nos sites”, “mídias sociais”, “entusiasmo” e, talvez o mais controverso deles, “capacidade de produção de conteúdo benéfico para o relacionamento com anunciantes”.

Em 2013, a Time Warner anunciou que iria desmembrar a Time Inc. e, no início de 2014, a empresa demitiu cerca de 500 funcionários. Agora, o CEO Joe Ripp exige que editores de suas revistas reportem diretamente aos responsáveis pelos negócios da empresa, acabando de vez com a divisão entre os departamentos editorial e publicitário.

“Mesmo com tudo isso, ainda é possível imaginar”, diz o Gawker, “que as mais de 90 publicações da Time Inc, entre elas algumas das mais célebres revistas da história americana, continuariam a seguir as tradicionais regras éticas do jornalismo, pelo menos por dignidade. Não é o caso!”.

O representante sindical Anthony Napoli, do Newspaper Guild, confirmou que as demissões na Sports Illustrated foram baseadas nos critérios da tabela e que a relação conteúdo/anunciante pesou mais do que a qualidade editorial de seus funcionários. Ele condenou a postura da Time Inc.

Já Scott Novak, porta-voz da Sports Illustrated, emitiu um comunicado alegando que a interpretação da planilha foi errônea e que as demissões levaram em conta unicamente a experiência dos profissionais. “Esta, como tal, abrange também todas as considerações naturais para a mídia digital. Começa e termina com experiência jornalística, mas ao mesmo tempo inclui a capacidade de alcance do profissional a todas as plataformas e seu apelo para o mercado”, dizia a mensagem.