Friday, 29 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

‘Boston Globe’ lança site jornalístico com temática católica       

O jornal americano The Boston Globe lançou, na terça-feira (2/9), um site chamado Crux, dedicado à cobertura de fatos ligados à Igreja Católica. A página aborda temas como o próprio Vaticano, bem como discussões sobre questões polêmicas como aborto e casamento gay, além de assuntos mais leves, como viagens e receitas. O Crux também conta com uma coluna intitulada OMG (sigla para “Oh, my God” – “Ai, meu Deus”, em tradução literal), que pretende discutir “ética e dilemas morais”.

A iniciativa não é inédita. Já existem sites de notícias com viés religioso de destaque nos EUA, como o National Catholic Register, o National Catholic Reporter, além do Baptist Press e do Deseret News. O Washington Post também já teve um projeto de cobertura religiosa batizado de “On Faith” (Sobre Fé).

Mesmo assim, o prognóstico é positivo, considerando- se o tamanho do público que pode ser atingido. Em 2012, a Arquidiocese de Boston estimou que a área metropolitana da capital do estado de Massachusetts possuía 1,9 milhão de católicos, o equivalente a quase metade da população local. Além disso, há 1,2 bilhão de católicos do mundo.

O carisma do Papa

Diane Winston, professora de religião e jornalismo na Universidade do Sul da Califórnia, diz que o momento é positivo para a Igreja Católica, pois a notoriedade do Papa Francisco é um chamariz natural. “João Paulo II foi igualmente carismático, mas não tenho certeza se Bento XVI geraria muitos cliques”, avalia ela.

Diane está certa. Após o primeiro ano de papado de Francisco, o instituto de pesquisas Pew Research Center fez uma análise da cobertura da imprensa nos EUA sobre o assunto e concluiu que o ex-arcebispo jesuíta – que também foi nomeado Personalidade do Ano pela revista Time em 2013 – ficou classificado entre os maiores “geradores de notícias globais” nas grandes empresas jornalísticas americanas.

Nicho editorial

O Boston Globe diz enxergar o catolicismo como um nicho, apostando que existe um público que deseja ler as notícias sob este prisma. Para Diane, a imprensa costuma ter dificuldades para admitir que a religião é um fator motivacional para as pessoas. “Ainda há milhões de pessoas que vão à igreja, que acreditam em Deus… Para elas, a religião é uma das lentes principais de sua visão de mundo”, acrescenta. “Elas não necessariamente enxergam o mundo em termos de classe social ou filiação política”.

No entanto, a questão benevolente da religião não está sendo levada em conta pela imprensa americana. O Crux tem sido avaliado pelos veículos de comunicação como o movimento de um órgão de imprensa para melhorar sua marca e, claro, garantir seu futuro financeiro.