Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Politico anuncia lançamento de versão europeia

O site americano Politico, especializado em notícias sobre política, anunciou o lançamento de uma edição europeia em parceria com o conglomerado de mídia alemão Axel Springer, que publica os jornais Bild e Die Welt. A nova operação terá como sede a cidade de Bruxelas, na Bélgica, sede do Conselho Europeu e do Parlamento Europeu.

Numa mensagem publicada em seu site, os fundadores do Politico, John Harris e Jim VandeHei, disseram que o novo projeto cobrirá temas políticos europeus. “Nós podemos dizer que essa é uma operação 50-50 com o Axel Springer e que irá cobrir não apenas a cidade de Bruxelas, mas políticos europeus e políticas em geral”.

Desde seu lançamento, em 2007, o Politico alcançou sucesso reportando sobre os bastidores da política americana em Washington. Já o conglomerado de mídia Axel Springer, parceiro do site na nova empreitada, vendeu em 2013 dois jornais regionais e várias revistas para ampliar seus investimentos em mídias digitais.

Segundo John Harris e Jim VandeHei, a equipe do novo site ficará baseada na Europa. Ainda não foi anunciado o nome do editor-chefe. De acordo com o Huffington Post, Peter Spiegel, editor-chefe da sucursal do Financial Times em Bruxelas, foi sondado para o cargo, mas recusou a proposta.