Wednesday, 17 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1283

SIP pressão contra mídia

Um dia após mais um jornal venezuelano anunciar que está ameaçado por causa da dificuldade em importar papel, a Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) voltou a criticar nesta quinta (9) o governo da Venezuela pela pressão contra a imprensa opositora.

“A iminência do fechamento do Tal Cual’ está cercando quase por completo a imprensa crítica e independente na Venezuela”, disse em comunicado Claudio Paolillo, presidente da Comissão de Liberdade de Imprensa e Informação da SIP.

Paolillo cobrou dos membros da Organização dos Estados Americanos (OEA) que ajam diante do que chamou de “atentado gravíssimo por parte do regime autoritário chavista”.

Segundo Paolillo, a Venezuela corre risco de se tornar uma “segunda Cuba” em matéria de repressão à imprensa na América Latina.

Na última quarta-feira (8/10), o “Tal Cual” anunciou que só possuía papel suficiente para garantir a publicação de sua versão impressa por mais 15 dias.

O jornal acusa o governo de bloquear seu acesso aos dólares necessários para adquirir bobinas de papel e outros equipamentos importados usado na impressão.

Trata-se de uma pressão já exercida pelo Estado contra outras publicações mais críticas.

******

Samy Adghirni, da Folha de S.Paulo, em Caracas