Thursday, 18 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1283

Empreendedor cria ponte entre jornalismo e projetos sociais

Olivier Kamanda foi ativista estudantil na Universidade de Princeton, é jornalista de política externa, advogado e foi redator dos discursos da ex-secretária de Estado dos EUA Hillary Clinton. Embora tal currículo pudesse lhe garantir bons empregos, ele optou por se engajar em um projeto que tem como objetivo usar o jornalismo em favor do bem social.

Kamanda criou a Ideal Impact, uma empresa que busca aproveitar a dinâmica pessoal inspirada pelo bom jornalismo social, ligando leitores a instituições que necessitam de ajuda por meio do rastreio das reportagens que estas mesmas pessoas acompanham online. Por exemplo: se alguém comenta em uma reportagem de um site sobre a situação dos sem-teto, esta pessoa receberá a indicação de projetos que auxiliam os sem-teto, tendo acesso a listas ativas de oportunidades de voluntariado, petições, campanhas de angariação de fundos e oportunidades de emprego na área em questão.

“Muito frequentemente, a pergunta ‘O que eu posso fazer para ajudar?’ fica sem resposta quando muitos de nós lemos ou assistimos ao noticiário”, diz a apresentação no site da empresa. “Nosso objetivo é fazer a ponte entre aqueles que querem servir e as organizações de serviços que precisam de seu apoio.”

Kamanda diz que a ideia surgiu porque, até hoje, ele não conseguiu encontrar uma organização sem fins lucrativos capaz de alcançar seus objetivos sem o apoio da comunidade. Desta forma, criou o projeto para preencher uma lacuna e certificar-se de que todos os interessados em ajudar estariam diretamente conectados a quem estivesse abordando o problema diretamente.

Auxílio para executar as ideias

A Halcyon Incubator, uma espécie de “anjo” para empreendedores sociais, selecionou Kamanda para sua aula inaugural juntamente a outros projetos. O grupo foi convidado a se instalar numa pequena mansão do século XVIII (Kamanda mora nas proximidades com sua família) para assim ter acesso a uma equipe de orientadores e consultores que fornecem conselhos sobre tudo, desde o marketing, passando por questões financeiras, até questões legais.

O tempo total de desenvolvimento junto à Halcyon será de um ano e dois meses.

Ponto de encontro

Kamanda já está trabalhando num encurtador de URL próprio para divulgar as páginas envolvidas no projeto nas redes sociais, e futuramente pretende mirar em aplicativos para celular, integrações para o Facebook, além de outras plataformas, como TV digital.

No entanto, a visão do empreendedor não está cerceada pelos limites tecnológicos; ele enxerga a Ideal Impact como um ponto de encontro, um receptáculo, um local de reflexão de valores individuais das pessoas.

“Queremos criar as ferramentas para mostrar quem você é, o que importa para você, e qual o valor que você traz para a sociedade”, diz ele. “Queremos ser tão onipresentes na rede quanto um currículo profissional”.