Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Daniela Nogueira

Comentei nesta coluna, na edição de 10/8, a falta que fazia um caderno sobre empregos, que fosse mais do que a listagem de vagas disponíveis no mercado. A partir da provocação de alguns leitores, ressaltei a importância de um suplemento que servisse de pesquisa para o leitor com conteúdo editorial informativo.

O antigo caderno “Empregos”, que circulava aos domingos, foi publicado pela última vez no dia 29 de junho. Desde então, o jornal impresso não tinha um espaço maior com informações mais detalhadas sobre o mundo dos empregos e concursos. A página “Vida & Trabalho”, uma página só, tentava abarcar todo esse conteúdo uma vez por semana.

Era realmente estranho que O POVO não percebesse o ponto de leitura que gera um conteúdo desse tipo. No domingo 12/10, o jornal lançou o caderno “Empregos & Carreiras”. Em formato tabloide, tem a proposta de abordar questões relacionadas a profissões, concursos, capacitações, mercado corporativo e vagas de emprego. A página “Vida & Trabalho”, que fazia parte da Economia aos domingos, deixa de existir.

O que diz a Redação

Jocélio Leal, editor-executivo do Núcleo de Negócios, responsável pelo caderno, esclarece sobre a criação do suplemento: “A decisão de lançar um suplemento veio da percepção de que precisávamos ampliar a cobertura na área. Até então, O POVO vinha oferecendo conteúdos sobre o tema na seção ‘Vida &Trabalho’, também aos domingos. O retorno por parte dos leitores tem sido muito positivo, assim como, segundo relato da Direção comercial, por parte dos anunciantes. O mercado sentia falta de uma plataforma no segmento.

Os procedimentos de pauta, apuração, redação e edição seguem o padrão do Núcleo ao qual o caderno é ligado, o Núcleo de Negócios. É um caderno editorial.”

Cuidado com os erros

A importância do caderno ‘Empregos & Carreiras’ é destacada pelos leitores, que agora novamente têm no O POVO um espaço de fonte de informação sobre emprego e mercado de trabalho – temas que, geralmente, elevam a audiência de qualquer veículo. Por isso, é preciso cuidado. Ao tratarmos de preparação para concursos e empregos em geral, precisamos redobrar a atenção com os erros de português, por exemplo. Sabe-se o quão concorrido é cada concurso que surge, e o jornal neste contexto é considerada uma fonte de informação e um modelo.

Como os erros de português são um problema grave no jornal todo, o caderno que trata da preparação e da capacitação deve ser um exemplo neste contexto. Assim, precisa redobrar a atenção e minimizar a quantidade e o tipo do erro.

No portal

No portal O POVO online, a editoria mantém o canal ‘Concursos e Empregos’. Uma página simples, sem um cuidado estético apurado, e que sofre constantemente com a falta de atualização. Na semana, é comum vermos destacadas no portal vagas do dia anterior. Além disso, há muito mais divulgação de vagas abertas do que um conteúdo editorial aprofundado, como dicas para concurso, opinião de especialistas de determinadas áreas ou entrevistas com profissionais.

Sobre o canal, o jornalista Jocélio Leal responde: “Seguimos com o nosso canal ‘Concursos e Empregos’ no portal, mas, em breve, iremos unificar as marcas como ‘Empregos & Carreiras’. Atualizamos ao longo do dia as informações do canal na web e levamos parte destes conteúdos para a edição impressa. Ao mesmo tempo, o suplemento é disponibilizado no canal logo após a sua publicação. As falhas de atualização ocorridas na semana passada foram isoladas e já foram contornadas.”

Convergência

É interessante que os dois meios tenham a mesma marca. Mas, como tal, mais do que um cuidado no rigor estético, devem receber a mesma atenção na parte editorial. O canal está disponível durante a semana inteira, online, a qualquer hora. E uma atualização constante é o que se espera minimamente de um espaço virtual que se propõe a informar.

******

Daniela Nogueira é ombudsman do jornalO Povo