Friday, 29 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Governo bloqueia sites ocidentais que postam conteúdo do ISIS

A Rússia bloqueou o acesso a sites e blogs do Ocidente que cobrem grupos radicais islâmicos, como o Estado Islâmico (ISIS). De acordo com o analista belga Pieter Van Ostaeyen, que administra um site sobre grupos radicais, usuários na Rússia que tentavam acessar a página em 1/12 viam apenas uma mensagem avisando do bloqueio “por ordem do governo russo”.

O bloqueio ocorre após uma ação das autoridades russas contra sites que postam material do grupo radical Estado Islâmico. No dia 1/12, o governo também bloqueou temporariamente a plataforma de vídeos Vimeo depois que um usuário postou um vídeo de um grupo radical chamado “Flames of War”. Após a remoção do vídeo, o site foi liberado.

Em outubro, o procurador-geral russo ordenou que um número de contas na rede social russa VKontakte, similar ao Twitter, fossem removidas justificando que as páginas continham “chamados para atividades terroristas.”

Liberdade em queda

No último ano, a liberdade na internet caiu drasticamente na Rússia, de acordo com o 5º relatórioanual divulgado pela Freedom House. A Rússia recebeu 60 pontos de uma pontuação entre zero (que classifica a internet no país como “livre”) e 100 (“o pior cenário possível”), um aumento de 11 pontos desde 2009.

Sites críticos ao governo de Vladimir Putin têm sido bloqueados desde que o presidente foi reeleito, em 2012. Em 2013, a corte russa sentenciou Sergei Reznik, blogueiro que reportou denúncias de corrupção envolvendo autoridades locais, a passar 18 meses em um campo de trabalhos forçados.

De acordo com Damir Gainutdinov, cofundador da Associação dos Usuários de Internet da Rússia e analista legal do grupo de direitos humanos Agora, “nos últimos anos houve uma mudança drástica” em relação à liberdade online na Rússia, com agências de segurança aumentando o controle sobre a internet.