Friday, 29 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Prefeita de Paris ameaça processar Fox News por calúnia

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, declarou durante uma entrevista à CNN que pretende processar o canal de notícias americano Fox News devido à cobertura dos atentados ao semanário satírico Charlie Hebdo. Segundo Anne, a imagem da cidade de Paris foi insultada.

A cobertura da Fox contou com conselhos de especialistas sobre “lugares que não deveriam ser visitados em Paris”; muitos deles foram descritos como “zonas com alta densidade populacional de muçulmanos, onde a polícia não entra”.

Processo absurdo

Na opinião de Anthony L. Fargo – especialista em liberdade de imprensa internacional e diretor do Center for International Media Law and Policy Studies –, é improvável que o governo parisiense vença a ação. Para começar, não está claro se os tribunais franceses têm qualquer jurisdição sobre a Fox News, que é uma rede de notícias americana. Além disso, pela legislação dos Estados Unidos, órgãos governamentais (como cidades) não podem abrir processos por difamação. Fargo enxergou a manifestação da prefeita como algo puramente simbólico.

Gregg Leslie, diretor de defesa legal no Comitê de Jornalistas pela Liberdade de Imprensa, concorda com Fargo e diz que a emissora americana pode recorrer à proteção da Primeira Emenda (artigo da constituição dos Estados Unidos que diz respeito à liberdade de expressão).

Michael Clemente, vice-presidente executivo da Fox News, desculpou-se em nome da empresa, disse que a emissora tem empatia pelos cidadãos da França neste momento difícil, mas observou que considera os comentários da prefeita equivocados.

Leia também

Fox News se desculpa por comentários sobre muçulmanos