Tuesday, 16 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1283

‘NYT’ muda foco de reunião para priorizar plataformas digitais

O New York Times anunciou que sua tradicional reunião diária em que são decididas as notícias da primeira página da versão impressa passará por uma reformulação para se adequar aos novos tempos. Agora, ela será voltada à versão digital do diário. A reunião de pauta, que ficou conhecida como “Page One meeting” (reunião da primeira página), decidia quais matérias teriam posição de destaque no jornal impresso, mas o Times concluiu que chegou o momento de priorizar sua edição digital.

O Times é um dos jornais que mais investem no processo de transição do impresso para o digital, pensando em novos produtos e realizando análises críticas de como esse processo é conduzido. Ainda assim, o diário resistia a reconhecer a importância de um planejamento voltado primordialmente para sua versão digital, como alguns grandes jornais, como o britânico The Guardian, vêm fazendo há alguns anos.

Segundo o editor-executivo do Times, Dean Baquet, a mudança “é um pequeno mas significativo passo na transformação digital do jornal e uma tentativa de elevar a primazia das plataformas digitais na rotina diária da redação”.

Prazos do impresso

Agora, de acordo com Baquet, as tradicionais reuniões matinais serão dedicadas a que os editores decidam quais matérias devem ter mais destaque no site do Times. O jornal terá uma reunião diária, que acontecerá à tarde, quando os destaques da primeira página serão discutidos, porém esse processo terá um papel menos proeminente.

“Essas mudanças têm como objetivo assegurar que as nossas plataformas digitais fiquem menos atreladas aos prazos do impresso. Nós temos que postar as nossas melhores matérias não no final da tarde, mas quando a maioria dos leitores digitais do Times está online: entre sete da manhã e sete da noite. Esse novo sistema irá nos dar mais flexibilidade para alcançar os nossos leitores nos aparelhos móveis e também em plataformas como o Facebook”, declarou o editor-executivo.