THE WASHINGTON POST

Bob Woodward lança mais um livro

27/04/2004 na edição 274

O subeditor-administrativo e eventual repórter do Washington Post, Bob Woodward, acaba de lançar seu 12o livro, Plan of Attack, com o qual chegou ao topo das listas de livros de não-ficção mais vendidos. A obra trata da invasão americana do Iraque e contém material exclusivo que o jornalista não publicou no jornal.

O ombudsman do Washington Post, Michael Getler, escreve, em sua coluna de 25/4/04, que recebeu mensagens de vários leitores questionando se Woodward havia guardado conteúdo que seria de interesse do público para colocá-lo apenas em seu livro. Também foi colocada em dúvida a relação de negócios entre o autor e o jornal, já que trechos de seu livro foram publicados na capa do diário. O Post estaria recebendo parte dos dividendos das vendas de Plan of Attack?

Para estas perguntas a resposta do editor-executivo Leornard Downie Jr. é não. O diário não recebe dinheiro para divulgar o livro de Woodward, que seria digno de notícia por ter sido lançado em época de eleição presidencial. Tampouco o interesse público teria sido deixado em segundo plano em favor de alguma estratégia para valorizar o produto. As longas entrevistas com o secretário de Defesa Donald Rumsfeld e o presidente George W. Bush só aparecem no livro porque foram feitas sob a condição de não serem publicadas no jornal. Do contrário, o repórter nem as teria conseguido fazê-las. "Nunca senti que perdemos uma história grande, que poderíamos cobrir contemporaneamente, que estivesse num livro dele", aponta Downie.

O diferencial de Plan of Attack seria o de fazer uma "história de momento". Woodward vai reunindo evidências que lhe permitem construir um quadro mais amplo quando compõe um texto mais extenso. Mas aqueles elementos não necessariamente seriam utilizáveis separadamente, para se escrever uma matéria de jornal.

ATENÇÃO: Será necessário validar a publicação do seu comentário clicando no link enviado em seguida ao endereço de e-mail que você informou. Só as mensagens autorizadas serão publicadas. Este procedimento será feito apenas uma vez para cada endereço de e-mail utilizado.

Nome   Sobrenome
 
     
E-mail   Profissão
 
     
Cidade   Estado
 
     
Comentário    

1400
   
Preencha o campo abaixo com os caracteres da imagem para confirmar seu comentário, depois clique em enviar.
Recarregar imagem
   
   



Este é um espaço de diálogo e troca de conhecimentos que estimula a diversidade e a pluralidade de ideias e de pontos de vista. Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser pertinentes ao tema da matéria e aos debates que naturalmente surgirem. Mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas - e os comentaristas que habitualmente as transgredirem poderão ter interrompido seu acesso a este fórum.

 

Nenhum comentário.