ELEIÇÕES NOS EUA

Colunista critica parcialidade da imprensa

19/10/2004 na edição 299

O colunista do Wall Street Journal James Taranto questiona a imparcialidade da imprensa americana a poucas semanas das eleições presidenciais. Em seu artigo de 11/10, ele dá dois exemplos recentes. O primeiro é do jornalista Matt Drudge, editor do sítio Drudge Report – que ficou famoso pelas reportagens sobre o escândalo Monica Lewinsky / Bill Clinton. Drudge divulgou na internet um memorando interno enviado à equipe da ABC News pelo diretor político da emissora, Mark Halperin.

Na controversa mensagem obtida pelo jornalista, Halperin aconselha sua equipe a não dar um tratamento artificialmente idêntico aos dois lados (republicano e democrata). Ele afirma que Bush espera "ganhar a eleição destruindo a imagem de Kerry por meio de distorções". O diretor político concorda que, por outro lado, Kerry também "distorce, tira informações de contexto e comete erros o tempo todo", mas completa que estas ações "não fazem parte de seu esforço central para vencer as eleições".

O segundo exemplo dado por Taranto é o de uma notícia publicada pelo New York Times na semana passada. O jornal questionava "o que era a protuberância nas costas do paletó do presidente Bush durante o debate presidencial em Miami". De acordo com boatos na internet, o volume retangular flagrado nas costas de Bush seria um rádio receptor, que estaria ligado a um ponto eletrônico no ouvido do presidente. Ele estaria recebendo as respostas para o debate de algum assessor escondido.

Mas antes deste boato, outro tomou conta da Rede. O alvo, desta vez, era o senador Kerry, que teria levado folhas de cola no primeiro debate. O Times não noticiou a suspeita sobre o democrata, que teoricamente teria como fonte a mesma base do boato sobre Bush: a internet. "Parece que ‘rumores rondando a internet’ são bases suficientes para uma ‘notícia’ ser publicada no Times – desde que o rumor seja anti-Bush", conclui Taranto.

ATENÇÃO: Será necessário validar a publicação do seu comentário clicando no link enviado em seguida ao endereço de e-mail que você informou. Só as mensagens autorizadas serão publicadas. Este procedimento será feito apenas uma vez para cada endereço de e-mail utilizado.

Nome   Sobrenome
 
     
E-mail   Profissão
 
     
Cidade   Estado
 
     
Comentário    

1400
   
Preencha o campo abaixo com os caracteres da imagem para confirmar seu comentário, depois clique em enviar.
Recarregar imagem
   
   



Este é um espaço de diálogo e troca de conhecimentos que estimula a diversidade e a pluralidade de ideias e de pontos de vista. Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser pertinentes ao tema da matéria e aos debates que naturalmente surgirem. Mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas - e os comentaristas que habitualmente as transgredirem poderão ter interrompido seu acesso a este fórum.

 

Nenhum comentário.