Thursday, 25 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Correspondente da RSF em Honduras sofre ameaças

Em uma carta endereçada ao Ministro do Interior de Honduras, Arturo Corrales, o secretário-geral da organização Repórteres Sem Fronteiras, Christophe Deloire, denunciou os repetidos atos de intimidação sofridos pela correspondente da ONG no país, Dina Meza, e solicitou que o governo tome alguma ação contra as ameaças sofridas por ela e sua família. No passado, Dina investigou conflitos de terra na região de Bajo Aguán e casos de corrupção em companhias do setor privado.

A jornalista, que já foi forçada a deixar o país em 2013 devido às ameaças, tem constantemente solicitado para que as autoridades tomem medidas para prover segurança para ela e sua família. Ela afirma ter encontrado dificuldades para entrar em contato com a polícia.

Segundo o secretário-geral da RSF, Dina Meza escreveu recentemente para o promotor especial do Ministério do Interior requerendo assistência, mas não recebeu retorno. A carta para o ministro do Interior afirma que as ameaças sofridas pela jornalista aumentaram desde o início de julho, com intimidações sendo feitas por telefone, email e até mesmo nas ruas.

Deloire termina a carta pedindo que as autoridades levem as ameaças a sério.