Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Encontro debate liberdade de imprensa

São Luís, capital maranhense, foi a cidade escolhida para sediar o 4º Encontro Nacional de História da Mídia, de 30 de maio a 2 de junho. O evento faz parte de um movimento nacional que tem como objetivo incentivar a produção de trabalhos que resgatem a memória da mídia e de seus personagens.

Professores, pesquisadores, instituições e profissionais dos meios de comunicação fundaram em 2001 a Rede Alfredo de Carvalho para o resgate da memória e a construção da história da imprensa no Brasil, a Rede Alcar. A rede foi batizada com esse nome em homenagem ao historiador pernambucano Alfredo de Carvalho, que no início do século 20 fez a primeira pesquisa integrada sobre a imprensa brasileira.

A Rede Alcar é coordenada pelo professor-doutor José Marques de Melo, titular da Cátedra da Unesco de Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo. A finalidade do movimento é a atualizar o inventário da imprensa brasileira, mobilizar a sociedade para a celebração do Bicentenário da Imprensa Brasileira (1808-2008) e contribuir para a democratização do sistema midiático nacional.

Promoção conjunta da Rede Alcar, da Associação Maranhense de Imprensa (AMI), da Faculdade São Luís, da UniCeuma e da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o 4º Encontro de História da Mídia no Brasil terá como tema ‘A luta pela liberdade de imprensa no Brasil: A revisão crítica dos 300 anos de censura’.

Os trabalhos inscritos serão apresentados em grupos temáticos, coordenados por professores com larga produção científica na área. Os produtos midiáticos, como reportagens, anúncios, fotografias, revistas, boletins radiofônicos, charges, entre outros, farão parte da Mostra de História Documental da Mídia.

O prazo final para envio do resumo dos trabalhos é 17 de março.

Mais informações

Site da Rede Alcar: www.redealcar.net