Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Governo da Bolívia denuncia publicação de notícias falsas

ANSA Latina, 06/05

Governo da Bolívia denuncia publicação de notícias falsas

O ministro de Comunicação da Bolívia, Iván Canelas, denunciou que ‘mãos anônimas’ fizeram circular ‘notícias inventadas’, com o objetivo de ‘afetar’ a imagem do governo boliviano.

Canelas referiu-se a uma notícia divulgada na última quarta-feira sobre uma suposta aterrissagem de emergência do avião presidencial, que foi reproduzida por veículos do Peru e do Chile.

Segundo o ministro, essa informação correspondia a um evento ocorrido em dezembro de 2009, que uma agência internacional espanhola voltou a publicar. Seus representantes, no entanto, ‘não conseguiram explicar como é possível que tenha voltado a ser publicada’, informou Canelas.

Ele disse ainda, em uma coletiva de imprensa, que estão ‘tentando surpreender os meios de comunicação com notícias inventadas’.

Canelas mencionou uma outra notícia publicada recentemente por um jornal local, que afirmava que o avião presidencial estaria retido no Estados Unidos há cerca de três meses.

O próprio periódico desmentiu a matéria no dia seguinte, mas, para o ministro, ‘o estrago está feito’, pois a nota dizia que dentro do avião haviam sido encontrados ‘resíduos de cocaína’.

‘Essa é uma acusação muito, mas muito grave, que não pode ser admitida, que afeta não somente a imagem do governo, mas também a do país’, criticou.