Thursday, 25 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Jornalirismo lança coleção de livros

[do material de divulgação]

O portal Jornalirismo, em parceria com a editora In House, lança em 20 de dezembro (sábado) o livro São Miguel (em) uns 20 contos contados, da jornalista Keli Vasconcelos (In House, 2014, 140 pp.). O lançamento acontece a partir das 19h, no bar Canto Madalena, Vila Madalena, Zona Oeste de São Paulo.

A obra inaugura a “Coleção Jornalirismo”, dedicada a livros de comunicação (jornalismo, publicidade, propaganda) e literatura (contos, crônicas, romances, poemas).

Em São Miguel (em) uns 20 contos contados, Keli Vasconcelos transforma em narrativa suas vivências pela cidade de São Paulo, nas ruas, no metrô, no trem, no ônibus, no lotação, sempre com o bairro de São Miguel Paulista, no extremo leste, como cenário, ponto de origem ou de chegada.

Keli conhece muito bem o que escreve: o dia a dia da gente que vive na periferia, isto é, a maioria da população, no deslocamento casa, escola, trabalho, lazer. Um percurso diário, difícil e exaustivo, que pode consumir horas.

Natural da Zona Leste, região carente de infraestrutura adequada embora seja a mais populosa de São Paulo, a jornalista é, de verdade, um desses personagens.

As 25 crônicas reunidas no livro, escritas entre janeiro de 2008 e junho de 2014, são, portanto, um testemunho imediato e vívido, nascido da relação direta com sua gente se deslocando pela cidade.

Narrativas de encontros efêmeros, passageiros literalmente, mas intensos e cheios de significado.

“Fazer a seleção das crônicas, realmente, foi algo orgânico, sem muitos critérios. Fiz uma cronologia dos textos, começando pelo primeiro deles, 'Abílio Conselheiro’, passando pelos que mais me intrigaram, como ‘Fui de táxi’, em que relato a vida de um jovem taxista; ‘Nus, porém vestidos’, em que eu e uma amiga enveredamos por uma feira de produtos eróticos e reencontrei uma colega dos tempos de curso de Locução/Rádio”, conta a autora.

Sobre a autora (texto da orelha do livro)

Eu, Keli Vasconcelos, nasci em 1982 no bairro da Penha, na Zona Leste da cidade de São Paulo. Era para ser Keli tradicional, com “dois éles e um ípsilon”, mas não podia, então o cartório registrou com “um éle e um i”. Que bom, gostei.

Ainda criança fui para São Miguel Paulista, onde moro com meus pais, João e Julinda, e meu irmão, Fernando. Sou formada em Comunicação Social – Jornalismo e, posteriormente, fiz curso técnico em Rádio – Locução. Já atuei em rádio, assessoria de imprensa, edições e hoje faço freelances para revistas, eventos, o que aparece, faço! Escrevo crônicas e resenhas em sites como voluntária também.

Sobre a “Coleção Jornalirismo”.

Uma série de livros de comunicação e literatura editados pelo portal Jornalirismo e pela editora In House, com curadoria e organização do jornalista e escritor Guilherme Azevedo, editor do Jornalirismo. O primeiro volume da coleção é São Miguel em (uns) 20 contos contados, da jornalista Keli Vasconcelos, lançado em dezembro de 2014. O segundo é uma coletânea de 7 anos de melhores textos do Jornalirismo, com lançamento marcado para janeiro de 2015. Depois virão muitos outros livros, das áreas de jornalismo, publicidade e propaganda, literatura, nos gêneros reportagem, artigo, conto, crônica, poema, romance. O objetivo é apresentar obras de autores novos e experientes, que ajudem na formação de público e na discussão de temas importantes de nossa atualidade.

Sobre o Jornalirismo

O Jornalirismo é um portal de comunicação e arte que nasceu em janeiro de 2007 pela união de profissionais idealistas. Desde então, vem publicando textos jornalísticos (reportagens, entrevistas, artigos) e literários (contos, crônicas, novelas, poemas). Tornou-se referência na área de jornalismo literário, ao incentivar a busca de uma linguagem jornalística renovada e livre. O portal também se especializou na organização de eventos de conteúdo, discutindo grandes temas da atualidade com grandes nomes, como Eliane Brum, Pedro Bial, Sérgio Valente, Ricardo Kotscho, Celso Loducca e Washington Olivetto, e de cursos nas áreas de comunicação e criatividade.

Sobre a Editora In House

Dirigida pelo escritor e publicitário Márcio Martelli e com sede em Jundiaí (SP), a In House vem cumprindo um importante papel há 17 anos: dar vazão à produção de uma série de novos e experientes autores sobretudo das áreas de comunicação e literatura, mas também do direito, da psicologia, administração. Já são 150 títulos com o selo de qualidade In House.

Atendimento à imprensa e mais informações:

Guilherme Azevedo, (11) 98162 4750 e guilherme.azevedo@jornalirismo.com.br

Keli Vasconcelos, (11) 99211 5338 e vasconceloskeli@gmail.com