TELETIPO

Jornalista grego atacado a facadas

26/10/2004 na edição 300

O jornalista Filippos Sirigos, uma das principais testemunhas no suposto caso de doping dos velocistas gregos Costas Kenteris e Katerina Thanou, foi atacado na segunda-feira, 18/10, ao deixar o prédio de uma estação de rádio. Sirigos, que trabalha para o jornal Eleftherotypia, foi cercado por homens com capacetes de motociclistas e atingido por golpes e facadas. Levado ao hospital, o jornalista sofreu uma cirurgia para evitar uma hemorragia interna; ele continua internado. O editor do Eleftherotypia, Serafim Fintanidis, afirmou que o ataque foi uma tentativa de assassinato, e não de intimidação. O primeiro-ministro grego, Costas Karamanlis, classificou o episódio como uma ataque "à liberdade de expressão e às investigações jornalísticas". Sirigos testemunhou que Kenteris e Katerina – esperanças de medalhas de ouro do país nas Olimpíadas de Atenas – teriam forjado um acidente de moto para não se submeterem a um exame anti-doping antes do início dos jogos. O caso dos dois atletas continua sendo investigado. Informações de Owen Bowcott [The Guardian, 20/10/04].



Chinês a serviço do NY Times é preso

A China prendeu formalmente um funcionário do New York Times sob acusação de passar informações de estado para estrangeiros, informa a Reuters [21/10/04]. Zhao Yan já havia sido detido em setembro por supostamente ter ajudado a conseguir o furo de que o líder Jiang Zemin pretende deixar a política. O Times nega que ele tenha participado da apuração e pressiona o governo dos EUA para que ajude a conseguir sua libertação. Antes de trabalhar para o diário nova-iorquino, o chinês escrevia na revista China Reform. Ele já denunciou casos de corrupção e fez matéria sobre os limites da liberdade de expressão em seu país.

ATENÇÃO: Será necessário validar a publicação do seu comentário clicando no link enviado em seguida ao endereço de e-mail que você informou. Só as mensagens autorizadas serão publicadas. Este procedimento será feito apenas uma vez para cada endereço de e-mail utilizado.

Nome   Sobrenome
 
     
E-mail   Profissão
 
     
Cidade   Estado
 
     
Comentário    

1400
   
Preencha o campo abaixo com os caracteres da imagem para confirmar seu comentário, depois clique em enviar.
Recarregar imagem
   
   



Este é um espaço de diálogo e troca de conhecimentos que estimula a diversidade e a pluralidade de ideias e de pontos de vista. Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser pertinentes ao tema da matéria e aos debates que naturalmente surgirem. Mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas - e os comentaristas que habitualmente as transgredirem poderão ter interrompido seu acesso a este fórum.

 

Nenhum comentário.