Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Namíbia protege Angelina Jolie da imprensa

As autoridades da Namíbia estão apertando o cerco a jornalistas que seguem os atores Brad Pitt e Angelina Jolie, e os filhos adotivos dela, Maddox e Zahara. Grávida, Angelina escolheu o país africano para dar à luz. De acordo com o diário sul-africano Sunday Times, o governo ordenou a um fotógrafo do jornal e a outros três franceses que deixassem o país, ou seriam presos. Jornalistas necessitam de credenciamento para trabalhar na Namíbia. O primeiro-ministro namibiano, Nahas Angula, defende a medida, afirmando que o casal famoso deve ser deixado em paz. ‘Pedimos gentilmente à imprensa privacidade, para que possamos aproveitar este bonito país com nossas crianças’, dizia uma declaração dos atores entregue aos fotógrafos pelo chefe de seguranças do Angelina e Pitt. Informações da AP [23/4/06].



Sem provas, Cheong completa um ano de prisão

Completou um ano de prisão em Hong Kong, em 22/4, Ching Cheong, correspondente do jornal The Straits Times, de Cingapura. Segundo a organização Repórteres Sem Fronteiras, não há provas concretas contra o jornalista, acusado de espionagem a serviço da inteligência de Taiwan. Cheong foi detido quando buscava documentos sobre o ex-líder do Partido Comunista da China Zhao Ziyang. Sua mulher, Mary Lau, acredita que o encontro tenha sido uma armadilha para prendê-lo. O correspondente aguarda julgamento, e, se considerado culpado, pode ser condenado à morte. A RSF fez um novo apelo em seu sítio [24/4/06] para a libertação de Cheong.



Colombiano morre quando cobria avalanche

O jornalista colombiano Jairo Muñoz, do Canal Telepacífico, de Cali, morreu em 13/4 quando cobria os esforços de resgate após uma avalanche na região de Santa Barbara, que deixou 30 mortos. Muñoz reportava do local junto com o cinegrafista Rodrigo Trejos quando um novo deslizamento atingiu os dois profissionais. O cinegrafista foi resgatado minutos depois, mas o jornalista não foi encontrado a tempo pelas equipes de segurança. Informações do Comitê para a Proteção de Jornalistas [17/4/06].