Tuesday, 19 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1279

Nascimento de herdeiro impulsiona vendas de jornais e audiência em sites

O acesso a sites de jornais britânicos no dia do nascimento do bebê real, filho do príncipe William e de Kate Middleton, a duquesa de Cambridge, registrou quase 50% de aumento, atingindo 94 milhões de usuários únicos, mais do que na cobertura da maratona de Boston (85 milhões) e do jubileu de diamante da Rainha Elizabeth II (57 milhões). A média é de 64 milhões de usuários únicos, que são usuários não duplicados de um site.

O site do The Daily Mail – o Mail Online registrou recorde de usuários únicos na segunda (22/7), segundo dados internos não oficiais: 10,57 milhões, um milhão a mais do que seu recorde anterior na cobertura do atentado na maratona de Boston, em abril. Além disso, obteve a maior hora de tráfego, das 20h às 21h, quando o nascimento foi oficialmente anunciado, com 1,09 milhão de usuários únicos. Depois dele, vieram sites como o do jornal Sun, que começará a cobrar pelo conteúdo na semana que vem, e Guardian, Daily Telegraph e Daily Mirror. O Independent foi o único jornal britânico a ver um declínio semana a semana na porcentagem de visitas, segundo dados do EMS. O mesmo ocorreu com a CNN (-3%) e o site do New York Times (-7%). Segundo a Experian Hitwise, o site da Sky News foi o que obteve o maior crescimento de audiência na segunda, 93% a mais do que o mesmo dia na semana anterior. O segundo maior aumento foi o da ITV News (50%) e então a BBC, com 40%.

Vendas impulsionadas no impresso

Na mídia impressa, os jornais britânicos registraram um aumento de quase 15% nas vendas. O The Times registrou um acréscimo de 50 mil cópias na terça (23/7), de acordo com números não oficiais. A edição comemorativa do nascimento do bebê real incluía uma capa especial e a árvore genealógica. “As pessoas que geralmente não compram o jornal parecem ver no Times um souvenir”, contou um executivo do jornal. O The Sun, que na terça recebeu o nome de “The Son” (filho, em inglês), para marcar o nascimento real, apresentou apenas um aumento de 1% nas vendas comparado à semana anterior, o que representa 20 mil cópias. Na semana anterior, entretanto, o Sun havia feito uma promoção que pode ter afetado a comparação. Se for comparado a um dia típico, o aumento seria de 5%, ou 100 mil cópias. O The Guardian registou um aumento de 5%, em torno de sete mil cópias – o mesmo que o Daily Telegraph, com 25 mil a 30 mil cópias a mais. Já o Daily Mail obteve um acréscimo de 2,5%, cerca de 50 mil a 60 mil cópias.

Na TV, a cobertura da ITV foi a que obteve a maior audiência, com mais de sete milhões de telespectadores, bem mais do que os 3,3 milhões da BBC.