Saturday, 20 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

News International pode enfrentar mais de 500 ações

 

A News International, unidade britânica de jornais do grupo de mídia News Corporation, pode vir a enfrentar mais de 500 ações de supostas vítimas de grampos telefônicos. O número foi informado pela empresa em uma conferência em um tribunal de Londres, na sexta-feira [1/6], realizada para discutir o orçamento para a segunda parte de processos contra a News International.

Hoje, 49 pessoas processam o grupo, entre elas Cherie Blair, mulher do ex-premiê Tony Blair; o pai do jogador de futebol David Beckham, Ted; e o jogador de futebol Wayne Rooney. Desde a última conferência deste tipo, no fim de abril, mais três nomes foram adicionados à lista de processos. O professor John Tulloch, que estava perto de um dos terroristas que detonaram bombas no sistema de metrô londrino em julho de 2005, submeteu sua queixa duas semanas atrás. Também o fizeram Hannah Pawlby, assistente do ex-secretário do Interior Charles Clarke, e Lewis Sproston, namorado da modelo Sally Anne Bowman, brutalmente assassinada em 2005.

Na reunião, o juiz Geoffrey Vos fez um apelo para que supostas vítimas de grampos procurem uma das cerca de 15 firmas jurídicas que têm experiência com o caso. O objetivo é manter os custos baixos para todas as partes. Ele ressaltou que as vítimas têm o direito de representação legal, mas não devem procurar advogados sem experiência no tema e cobrar à News International pelo tempo gasto revisando o caso. Com informações de Lisa O’Carroll [Guardian.co.uk, 1/6/12].