Friday, 29 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Primeira Playboy vira item de colecionador

Depois dos violentos protestos na Indonésia pelo lançamento da Playboy no país, no início do mês, a revista virou peça de colecionador à venda no leilão virtual eBay. A primeira edição da Playboy indonésia pode ser considerada bem menos ousada que a versão original americana ou a encontrada em bancas brasileiras. A revista apresentou menos pele visível ‘do que é encontrado nas praias’ do país, ‘incluindo aquelas em Bali, ou nas outras muitas revistas já existentes’ na Indonésia, afirma nota da Reuters [21/4/06].

Ainda assim, o poder da Playboy como símbolo de comportamento sexual permissivo fez com que a revista fosse criticada por autoridades e grupos conservadores. A Indonésia é a maior nação muçulmana do mundo – 85% da população de 220 milhões.

Há duas semanas, uma manifestação organizada em frente ao prédio onde funcionam os escritórios da revista acabou em violência. Protestantes atiraram pedras e quebraram janelas, e tiveram de ser contidos pela polícia.

Operações suspensas

Ainda não se sabe se haverá um segundo número da Playboy local, já que entraram em jogo preocupações com a segurança dos funcionários da revista. ‘A Playboy está considerando a segurança de sua equipe. A conseqüência é que não há operação editorial no momento’, afirmou um porta-voz após a manifestação.

Além disso, autoridades policiais pediram que a revista suspendesse suas atividades até que possam ser concluídas investigações de acusações de que ela teria violado leis anti-pornografia e indecência.

Enquanto isso, um internauta oferece exemplares da primeira edição da Playboy indonésia no eBay por lance inicial de US$ 65. O preço original nas bancas do país equivalia a US$ 4. O vendedor online alega que, ‘como muitos exemplares foram queimados nos protestos, esta cópia é certamente um item de colecionador’.