Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Suspeita de conflito de interesses na PCC

Christopher Meyer, presidente da Press Complaints Comission, órgão que fiscaliza a imprensa no Reino Unido, é acusado por Denis MacShane, ex-ministro de Relações Exteriores, de conflito de interesses, informa Ben Hall [Financial Times, 9/11/05]. MacShane questiona se é apropriado que Meyer tenha acordos potencialmente lucrativos com os diários Daily Mail e Guardian, que irão publicar em capítulos um livro de memórias escrito por ele quando foi embaixador do Reino Unido em Washington, de 1997 a 2003.


‘Seria interessante saber quanto dinheiro o Mail e o Guardian pagaram ao presidente da Press Complaints Comission’, afirmou o ex-ministro. Especula-se que Meyer receberá mais de US$ 400 mil pela publicação de resumos do livro DC Confidential nos dois jornais, mas ele teria concordado em doar o dinheiro para instituições de caridade. No entanto, Meyer lucrará com o aumento das vendas do livro gerado pela atenção da mídia à publicação de suas memórias.


O ex-embaixador esteve profundamente envolvido nos assuntos relativos ao planejamento da guerra ao Iraque e enfureceu o governo com seu livro, no qual questiona se Tony Blair não teria usado sua influência com a administração Bush para atrasar a guerra e se preparar para suas conseqüências. Os relatos de Meyer levantaram um debate sobre o respeito às normas de divulgação de ex-funcionários do governo.