segunda, 17 de fevereiro de 2020 ISSN 1519-7670 - Ano 20 - nº 1074

Retrospectiva 2019: ano marcou a estreia da série de podcasts “Cartas na Mesa”

(Foto: Divulgação – Cartas na Mesa)


Em 2019, o Observatório da Imprensa e o curso de Jornalismo da ESPM, em São Paulo, produziram e levaram ao ar uma série de cinco podcasts para discutir assuntos relacionados à profissão. Seja pelos abalos na relação entre liberdade de expressão e democracia em várias partes do mundo, seja porque a sociedade parece reaprender o valor da informação verificada e responsável, os temas extrapolaram o campo profissional e alcançaram um interesse mais amplo.
Confira os links para os cinco episódios da série:
Episódio 1 – “Desafios e oportunidades para maior governança ética do jornalismo brasileiro”, com Flavia Lima, ombudsman da Folha de S.Paulo, e Jorge Tarquini, professor de gestão de empresas de mídia no curso de jornalismo da ESPM e sócio-proprietário da Scribas.
Episódio 2 – “Como a lógica do clique favorece a desinformação”, com Aline Sordili, diretora de desenvolvimento e planejamento em jornalismo na Record TV e professora de gestão de produtos digitais e inovação e marketing na ESPM, e Ricardo Fotios, jornalista e gerente-geral de conteúdo no UOL.
Episódio 3 – “O legado e o futuro do projeto Comprova”, com Daniel Bramatti, editor do Estadão Dados e ex-diretor da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), e Sérgio Ludtke, editor do projeto Comprova e editor-chefe do First Draft News.
Episódio 4 – “Feedback acionável: como as redações podem e devem conversar com a audiência”, com Antônio Rocha Filho, supervisor do Centro Experimental de Jornalismo da ESPM, e Gabriela Terenzi, editora de redes sociais.
Episódio 5 – “Desafios e oportunidades para maior diversidade no jornalismo brasileiro”, com Nina Weingrill, jornalista e cofundadora da Enóis e da Escola Jovem, e Paulo Talarico, editor-chefe e cofundador da Agência Mural de jornalismo das periferias.