OI na TV

BIOGRAFIA

Entrevista com o historiador Daniel Aarão Reis

Alberto Dines | Programa nº 762 | 24/02/2015 | 0 comentários

O Observatório da Imprensa apresenta uma entrevista com Daniel Aarão Reis, autor da biografia “Luis Carlos Prestes – um revolucionário entre dois mundos “. O historiador,  autor mais de 30 livros, se debruçou na trajetória do 'Cavaleiro da Esperança' que foi líder militar, estrategista político, patriarca do Comunismo e da esquerda no Brasil. No programa, ele revela detalhes da vida de Prestes e como o líder  ajudou a construir a história do país. Aarão Reis fala do movimento tenentista de 22, do qual Prestes participou, da decepção e saída do Exército, de sua adesão ao Comunismo no final dos anos 20, da Intentona de 1935 e da liderança do PCB que acabou assumindo. O historiador pesquisou nos arquivos da Internacional Comunista mas esclarece que não conseguiu acessar arquivos do Estado Soviético, que permanecem como importante fontes para futuras biografias sobre o exílio de Prestes. Aarão destaca que, pela experiência negativa de 35, Prestes sentiu que não haveria condições para a luta armada nos anos 60.

ATENÇÃO: Será necessário validar a publicação do seu comentário clicando no link enviado em seguida ao endereço de e-mail que você informou. Só as mensagens autorizadas serão publicadas. Este procedimento será feito apenas uma vez para cada endereço de e-mail utilizado.

Nome   Sobrenome
 
     
E-mail   Profissão
 
     
Cidade   Estado
 
     
Comentário    

1400
   
Preencha o campo abaixo com os caracteres da imagem para confirmar seu comentário, depois clique em enviar.
Recarregar imagem
   
   



Este é um espaço de diálogo e troca de conhecimentos que estimula a diversidade e a pluralidade de ideias e de pontos de vista. Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser pertinentes ao tema da matéria e aos debates que naturalmente surgirem. Mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas - e os comentaristas que habitualmente as transgredirem poderão ter interrompido seu acesso a este fórum.

 

Nenhum comentário.