OI na TV

BALANÇO

A mídia na Copa de 2014

Alberto Dines | Programa nº 733 | 15/07/2014 | 0 comentários

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.

O torneio acabou, jogos espetaculares agora só nas reprises ou talvez quando o Brasileirão esquentar. Será que esquentará com os jogos noturnos às nove da noite e aos domingos no fim da tarde????

Mas a Copa continua a empolgar, ficará ainda muito tempo em cartaz, mesmo que a mídia de entretenimento queira virar a página e inventar outra empolgação.

Igual à Copa, impossível. Como todos os momentos estelares da história, a Copa de 2014 oferece inúmeras leituras, a maioria conflitante e por isso mesmo fascinantes.

Os campeões fizeram um carnaval em Berlim diante das portas de Brandemburgo. Os formidáveis vice-campeões, hermanos, ainda estão emburrados, fazendo beicinho. Não deviam, mostraram um futebol e uma disposição melhor do que a nossa.

Ficamos em quarto lugar, reconheçamos, foi injusto, injustíssimo: mereceríamos a sétima ou oitava colocação: França, Colômbia, Bélgica e a zebra costarriquenha foram melhores.

Oferecemos o maior vexame da história do nosso futebol e ao mesmo tempo fomos campeões – em hospitalidade, carinho, gentileza. Poucas semanas depois dos violentos quebra-quebras contra a Copa, oferecemos ao mundo um show de tolerância, bonomia, respeito humano.

Aquele sete a um resultou de um apagão de seis minutos no Mineirão e produziu uma ressaca de 24 horas. Em seguida, acordamos, caiu a ficha, deixamos de ser crianças: descobrimos que os outros também existem e, se são melhores, merecem nossa admiração: muitos brasileiros torceram pela vitória alemã cinco dias depois do fiasco, não porque viraram a casaca ou foram tomados pelo complexo de vira-lata mas porque deixaram de ser crianças. Aprenderam até a rir de si mesmos.

Esta Copa precisa render muita conversa e muito debate. Começamos agora.

ATENÇÃO: Será necessário validar a publicação do seu comentário clicando no link enviado em seguida ao endereço de e-mail que você informou. Só as mensagens autorizadas serão publicadas. Este procedimento será feito apenas uma vez para cada endereço de e-mail utilizado.

Nome   Sobrenome
 
     
E-mail   Profissão
 
     
Cidade   Estado
 
     
Comentário    

1400
   
Preencha o campo abaixo com os caracteres da imagem para confirmar seu comentário, depois clique em enviar.
Recarregar imagem
   
   



Este é um espaço de diálogo e troca de conhecimentos que estimula a diversidade e a pluralidade de ideias e de pontos de vista. Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser pertinentes ao tema da matéria e aos debates que naturalmente surgirem. Mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas - e os comentaristas que habitualmente as transgredirem poderão ter interrompido seu acesso a este fórum.

 

Nenhum comentário.