OI na TV

CENSURA

Veto da Igreja ao filme de José Padilha

Alberto Dines | Programa nº 734 | 22/07/2014 | 0 comentários

A imagem do Cristo Redentor pertence à cidade do Rio de Janeiro ou à Igreja Católica? O Cristo pode ou não ser utilizado livremente como cenário em coberturas jornalísticas ou obras de ficção?

Arquidiocese do Rio de Janeiro, detentora dos direitos sobre a estátua encravada no topo do Corcovado, vetou o filme “Inútil Paisagem”, de José Padilha, alegando que “cenas no filme em questão foram consideradas ofensivas à imagem do Cristo e, consequentemente, à casa dos católicos”.

A polêmica traz à tona a questão: trata-se de censura eclesiástica à liberdade de expressão num país em que há plena separação entre Igreja e Estado? Até que ponto a Arquidiocese pode ter mais poder do que o Estado laico brasileiro?

ATENÇÃO: Será necessário validar a publicação do seu comentário clicando no link enviado em seguida ao endereço de e-mail que você informou. Só as mensagens autorizadas serão publicadas. Este procedimento será feito apenas uma vez para cada endereço de e-mail utilizado.

Nome   Sobrenome
 
     
E-mail   Profissão
 
     
Cidade   Estado
 
     
Comentário    

1400
   
Preencha o campo abaixo com os caracteres da imagem para confirmar seu comentário, depois clique em enviar.
Recarregar imagem
   
   



Este é um espaço de diálogo e troca de conhecimentos que estimula a diversidade e a pluralidade de ideias e de pontos de vista. Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser pertinentes ao tema da matéria e aos debates que naturalmente surgirem. Mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas - e os comentaristas que habitualmente as transgredirem poderão ter interrompido seu acesso a este fórum.

 

Nenhum comentário.