Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Apresentadora critica, ao vivo, telespectador que reclamou do seu peso

 

Jennifer Livingston, âncora de um noticiário local matutino da WKBT-TV, afiliada da CBS, na cidade americana de Lacrosse, em Wisconsin, recebeu um email agressivo de um telespectador, o advogado Kenneth W. Krause:

“Oi, Jennifer, não costumo assistir seu programa matutino, mas o fiz por um período curto hoje. Fiquei na verdade surpreso por testemunhar que sua condição física não melhora há anos. Certamente, você não se considera um exemplo apropriado para os jovens desta comunidade, especialmente as meninas. Obesidade é uma das piores escolhas que uma pessoa pode fazer e é um dos hábitos mais perigosos a ser mantido. Deixo este recado esperando que você reconsidere sua responsabilidade como uma personalidade pública local para apresentar e promover um estilo de vida saudável”.

Em vez de respondê-lo por email também, ela optou por fazê-lo ao vivo, durante o programa do dia 2/10. A resposta de mais de quatro minutos tornou-se rapidamente viral na web, com mais de nove milhões de views apenas no YouTube (até dia 8/10).  A princípio, ela inicialmente rejeitou a crítica, mas então decidiu alertar sobre a questão do bullying. “A verdade é que realmente estou acima do peso”, disse ela. “Você pode me chamar de gorda e até de obesa, segundo os padrões médicos. Mas, para a pessoa que me escreveu a carta, você não acha que eu sei disso? Você acha que suas palavras cruéis estão apontando para algo que eu não vejo? Você não me conhece. Não é meu amigo. Não faz parte da minha família e admitiu, inclusive, que não vê este programa, então você não sabe nada além do meu exterior – e eu sou muito mais do que um número em uma balança”, disparou ela.

Jennifer usou sua experiência como mãe de três filhos para lembrar os telespectadores que outubro é o “Mês Nacional Antibullying” e que a prática está cada vez mais frequente na internet e nas escolas. Ela disse que tentou dar pouca importância às críticas, mas seus colegas – em especial, seu marido, Mike Thompson, âncora de um programa noturno na mesma emissora – não conseguiram. Thompson postou o conteúdo do email recebido em sua conta no Facebook, acrescentando estar furioso com o ataque à sua mulher. O post gerou centenas de comentários de todo o mundo, muitos de apoio e outros compartilhando a dor de sofrer bullying por estar acima do peso.

Segundo a apresentadora, a repercussão a motivou a falar publicamente sobre o caso, reforçando a campanha contra o bullying. Como adulta, ela disse ser capaz de desconsiderar o comentário do advogado, mas que crianças vítimas de mensagens semelhantes não conseguiriam fazer o mesmo. “Para todas as crianças que se sentem perdidas, que estão lutando contra o peso, cor da pele, escolha sexual, deficiência, até mesmo as acnes do rosto, ouçam-me: não deixe sua autoestima ser definida por pessoas que te atacam. Aprendam com minha experiência – as palavras cruéis não são nada se comparadas aos gritos de muitos”.

Krause foi convidado a ser entrevistado na WKBT-TV, mas preferiu emitir uma declaração: “Considerando a posição de Jennifer Livingston na comunidade, espero que ela finalmente tire vantagem de uma rara oportunidade de ouro para influenciar a saúde e o bem-estar das crianças da região, ao se transformar para que todos os telespectadores a vejam ao longo do próximo ano”. Informações de Jennifer Preston [The New York Times, 3/10/12].