A expressão jornalística ‘em off’ parece ter perdido o significado na semana passada em um evento com o juiz da Suprema Corte Antonin Scalia, noticia Katharine Q. Seelye [The New York Times, 28/11/05]. Ele foi o último convidado de uma série de entrevistas da Time Warner conduzidas por Norman Pearlstine, editor-chefe da Time Inc. Minutos antes da sessão começar, na segunda-feira (28/11), Richard D. Parsons, presidente da Time Warner, alertou o público de mais de 100 jornalistas e empresários que a entrevista seria ‘em off’ – ou seja, seu conteúdo não poderia ser publicado posteriormente pelos presentes.
No entanto, o New York Daily News e o New York Post publicaram artigos sobre o evento, citando Scalia e seus pontos de vista em diversos assuntos. O colunista Lloyd Grove, do Daily News, escreveu artigo baseado em hipóteses, citando o que Scalia ‘poderia ter dito’ se fosse perguntado sobre determinada questão. O colunista não se sentiu obrigado a respeitar o anúncio do presidente da Time Warner porque, segundo ele, não foi informado das regras quando foi convidado para o evento. ‘Eu acho estas regras absurdas e foi algo que Parsons anunciou de última hora’, disse mais tarde em uma entrevista. ‘Além do mais, o lugar estava lotado de jornalistas’.
Edward I. Adler, porta-voz da Time Warner, disse que Grove ‘foi longe demais, dadas as regras’, indicando que sua reclamação não se referia ao colunista ter escrito algo sobre o evento, mas por ele ter escrito muito. ‘Não somos ingênuos. Esperávamos que um item ou dois fossem publicados, mas não um relatório completo’, afirmou Adler. O New York Post escreveu um artigo de 405 palavras e não citou Scalia, sendo poupado das repreensões de Adler.
Segundo artigo de Jack Shafer [Slate, 28/11/05], paira no ar a dúvida sobre os motivos que teriam levado Parsons a convocar um número significativo de jornalistas para uma entrevista ‘em off’. Especula-se que o pedido tenha partido de Scalia, que tem uma relação não muito cordial com a imprensa. Mas, aparentemente, o juiz não protestou sobre a coluna de Grove.