Thursday, 25 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

CPJ: lista anual de jornalistas presos

Todos os anos, o Comitê para a Proteção do Jornalista (CPJ) publica uma listagem de jornalistas presos ao redor do mundo durante o exercício da profissão. (Neste ano foram excluídos os profissionais apoiados por organizações não-estatais, como o grupo ISIS).

A lista é um panorama claro sobre os conflitos mundiais e sobre os locais onde há maior repressão à liberdade de imprensa. Desta vez, por exemplo, a China foi a detentora do recorde de prisões de jornalistas, contabilizando 44 profissionais de imprensa encarcerados (32 a mais em relação ao mesmo período em 2013). E o Egito dobrou a prisão de jornalistas em relação a 2013 (dentre os detidos no Cairo, estão três repórteres da Al-Jazeera).

Globalmente, 132 jornalistas enfrentam acusações políticas, como conspiração contra o Estado, além de subversão ou terrorismo. Mas 45 deles (20% do total) foram para a detenção sem uma acusação clara. A maioria (119 profissionais), trabalhava para sites. Dentre os restantes, 83 eram funcionários de impressos, 15 do rádio e 14 da televisão..

Leia mais:

CPJ: lista anual de jornalistas presos